Linnpy

G
G1
3h

Papa Leão XIV: autoridades do Amazonas repercutem escolha do novo pontífice

Papa Leão XIV: autoridades do Amazonas repercutem escolha do novo pontífice
O governador do estado, o prefeito de Manaus e senadores saudaram o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica. Papa Leão XIV faz primeira aparição pública no Vaticano
Yara Nardi/Reuters
Autoridades do Amazonas repercutiram a escolha do cardeal dos Estados Unidos, Robert Francis Prevost, como novo papa, com o nome de Leão XIV, nesta quinta-feira (8). O governador do estado, Wilson Lima (União Brasil), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e senadores, saudaram o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica. Veja abaixo as publicações.
? Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Por meio das redes sociais, Wilson Lima fez uma publicação onde desejou sabedoria e saúde ao novo papa.
"O Papa é uma figura importantíssima para o mundo Cristão. A escolha do novo Pontífice é o momento de se apegar cada vez mais aos ensinamentos de Jesus Cristo. Desejo sabedoria e muita saúde ao Papa Leão XIV", disse Wilson Lima.
Governador do Amazonas, Wilson Lima, repercutiu escolha do novo papa.
Reprodução/Redes Sociais
David Almeida, também usou as redes sociais para saudar o novo papa. Ele espera que o pontificado "seja guiado por sabedoria, justiça e compromisso com a paz, o amor ao próximo e o cuidado com os mais vulneráveis".
"Saúdo com respeito a eleição do Papa Leão XIV, Robert Francis Prevost, como novo líder da Igreja Católica. Que seu pontificado seja guiado por sabedoria, justiça e compromisso com a paz, o amor ao próximo e o cuidado com os mais vulneráveis. Em tempos tão desafiadores, que todas as expressões de fé possam se unir em torno do amor, da justiça e da solidariedade", disse o prefeito de Manaus.
Prefeito de Manaus, David Almeida, usou as redes sociais para saudar o novo papa.
Reprodução/Redes Sociais
O senador Eduardo Braga (MDB), além de saudar a escolha de Prevost, também falou sobre sua missão como "farol espiritual" no momento em que o mundo vive atualmente.
"Com alegria e esperança, recebo a escolha do novo Papa, Sua Santidade Leão XIV, o norte-americano Robert Prevost. Ele assume o pontificado em um momento delicado e decisivo da política mundial, onde a voz do Papa continua sendo farol espiritual, mas também referência moral e política para bilhões. Em tempos de conflitos e divisões, é essencial que o mundo conte com uma liderança que promova o diálogo, a justiça e a paz. Meus votos de um papado longo e próspero, a serviço de Deus e de um mundo mais tolerante, baseado na compaixão e no respeito ao próximo", afirmou Braga.
Senador Eduardo Braga repercute escolha do novo papa.
Reprodução/Redes Sociais
O também senador Plínio Valério (PSDB), também publicou seus desejos ao pontificado de Leão XIV.
"Que o pontificado de Leão XIV seja guiado pela sabedoria, pelo amor ao próximo e pelo compromisso com aqueles que mais precisam. Em tempos de tantos desafios, a voz do Papa é luz que nos inspira ao diálogo, à paz e à construção de pontes entre os povos. Vamos rezar para o novo Papa e que a Paz de Cristo esteja presente em nossos corações", publicou.
Senador Plínio Valério, também publicou seus desejos ao pontificado de Leão XIV.
Reprodução/Redes Sociais
LEIA TAMBÉM:
PROGRESSISTA, DISCRETO, CONCILIATÓRIO: quem é o novo papa
ÍNTEGRA: veja o discurso inaugural do papa Leão XIV
MODERADÍSSIMO, DISCRETÍSSIMO: vaticanista apontou favoritismo de Prevost
Papa Leão XIV
A escolha de Prevost, de 69 anos, foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano, após a fumaça branca ser expelida da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais isolados no conclave elegeram o novo pontífice.
De perfil progressista e próximo a Francisco, o novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro depois de ser anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti. Ele abriu seu primeiro discurso falando de paz:
"A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês", disse o novo pontífice em seu primeiro discurso.
Primeiro papa norte-americano da história, Prevost, que havia se tornado cardeal há apenas dois anos, liderará a Igreja Católica em um momento de perda gradual de fiéis e terá de fazer frente à alta popularidade do papa Francisco, além de responder se seguirá a agenda reformista de seu antecessor.
"Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem"
Nascido em Chicago, Prevost construiu sua carreria eclesiástica no Peru — em seu discurso, inclusive fez uma mensagem em espanhol agradecendo à Diocese do país latino-americano. Foi a primeira vez que um papa falou em outro idioma além do italiano no discurso inaugural.
Ele também e é considerado próximo a Francisco, que o promoveu a cardeal em 2023, indicando que o conclave seguiu a tendência de que deveriam escolher um nome de continuidade e perfil pragmático. Prevost é também considerado discreto e conciliatório.
Saiba quem é Robert Francis Prevost, o novo Papa Leão XIV

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar