Linnpy

G
G1
12h

Ipaam apreende 10 kg de carne de capivara em mercado no interior do AM

Ipaam apreende 10 kg de carne de capivara em mercado no interior do AM
Cerca de 10 kg de carne de capivara é apreendida sendo comercializada ilegalmente em feira de Itacoatiara.
Divulgação/Ipaam
Cerca de 10 kg de carne de capivara, vendidos de forma irregular em uma banca no Mercado Municipal de Itacoatiara, no interior do Amazonas, foram apreendidos nesta terça-feira (15) durante fiscalização do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e do Batalhão Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar.
Durante a ação, os agentes constataram que o comerciante não possuía autorização para comercializar a carne, o que caracteriza crime ambiental.
​​? Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Ele foi autuado em R$ 500, conforme prevê o artigo 29 da Lei nº 9.605/98 e o artigo 24 do Decreto Federal nº 6.514/2008, que estabelece multa de R$ 500 por unidade ou quilo de animal silvestre, dependendo do caso. No auto de infração, foi considerada a venda de carne de um único animal.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, afirmou que fiscalizações como essa são fundamentais para preservar o equilíbrio ambiental e proteger as espécies silvestres.
“Atuar contra esse tipo de crime é essencial para manter o equilíbrio dos ecossistemas, proteger a fauna e assegurar a qualidade de vida da população. O trabalho do Instituto é permanente e sempre baseado na legislação ambiental vigente”, destacou.
Os fiscais acompanharam o comerciante até a residência dele, onde finalizaram os procedimentos administrativos. No local, foram lavrados auto de infração, termo de apreensão e notificação determinando a paralisação imediata da venda de produtos de caça.
O Ipaam ressaltou que a fauna silvestre é um bem comum, protegido pela Constituição Federal, e que sua exploração sem autorização compromete o equilíbrio dos ecossistemas e a qualidade de vida da população.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar