Linnpy

G
G1
3h

Bebê de 5 meses fica com dedo preso em 'hand spinner' e bombeiros levam 1h30 para remover brinquedo em MG

Bebê de 5 meses fica com dedo preso em 'hand spinner' e bombeiros levam 1h30 para remover brinquedo em MG
Família procurou o batalhão de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, após tentativas frustradas de remover o brinquedo em casa. Procedimento delicado contou com auxílio de seis militares. Bombeiros removem brinquedo preso em dedo de bebê
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Uma bebê de 5 meses ficou com o dedo preso em um “hand spinner” na noite de domingo (6), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A mãe e a avó levaram a criança até o 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros por volta das 20h, após tentarem, sem sucesso, remover o brinquedo com água e sabão.
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram
? O hand spinner é um brinquedo giratório composto por um rolamento central e três extremidades, geralmente feitas de aço inoxidável, titânio, cobre ou plástico. Popular entre crianças, o objeto ganhou destaque nas redes sociais em 2017, embora tenha sido criado na década de 1990 com finalidades terapêuticas. Brinquedo, no entanto, não é recomendado para menores de 6 anos. Leia mais abaixo.
Segundo o tenente dos Bombeiros e responsável pelo atendimento da criança, Pedro Joaquim Ferreira, o socorro durou cerca de 1h30 e envolveu seis militares.
Durante o procedimento, os familiares ajudaram a distrair e acalmar a bebê com vídeos no celular. “Fizemos o uso progressivo das técnicas. Tentamos óleo de cozinha, depois fio dental, mas nenhuma funcionou. Como último recurso, optamos pelo corte”, explicou o bombeiro.
A equipe utilizou alicates e uma microretífica elétrica para cortar o brinquedo e liberar o dedo da criança. O momento mais delicado, segundo o tenente, foi lidar com a fragilidade da bebê e a rigidez da peça metálica, exigindo precisão e coordenação para evitar ferimentos na criança.
A operação foi bem-sucedida e o bebê não sofreu lesões.
Hand spinner não é indicado para menores de 6 anos
O hand spinner não é indicado para crianças com menos de 6 anos, segundo certificação do Inmetro, que identificou peças que podem se soltar e ser engolidas.
Caso uma criança menor de 6 anos já faça uso do brinquedo, o Inmetro recomenda que os pais retirem o spinner imediatamente.
"Alguns destes produtos têm peças pequenas que se soltam, principalmente os que têm luzes e bateria. Crianças com idade inferior a 6 anos podem colocar na boca e engolir", afirmou a técnica Milene Fonseca, do Inmetro.
Ferramentas utilizadas em remoção de brinquedo preso em criança
Corpo de Bombeiros/Divulgação
* Estagiária sob supervisão de Caroline Aleixo.
Leia também:

Menino de 2 anos fica mais de uma hora com panela de pressão presa na cabeça
Criança de 2 anos fica com panela de pressão presa à cabeça
Criança de 2 anos é socorrida com panela de pressão presa na cabeça
? Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar