Linnpy

G
G1
19h

Campanha de vacinação antirrábica começa nesta sexta (1º) em Natal

Campanha de vacinação antirrábica começa nesta sexta (1º) em Natal
Campanha de vacinação antirrábica começa nesta sexta (1º) em Natal
SMS/Divulgação
A campanha de vacinação antirrábica 2025 terá início nesta sexta-feira (1º), em Natal. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses, inclusive fêmeas gestantes ou em período de amamentação.
A ação coordenada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) continua até o dia 30 de setembro, e tem o objetivo de prevenir a raiva, uma doença infecciosa grave, de letalidade próxima a 100%.
? Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
A vacinação em domicílio será realizada de segunda a sábado, das 7h às 13h. As equipes percorrerão inicialmente os bairros com maior risco de transmissão: Pajuçara, Alecrim, Nossa Senhora da Apresentação, Ponta Negra e Felipe Camarão.
Durante todo o período da campanha, haverá atendimento nos seguintes locais:
UBS Pajuçara – Rua Maracaí, s/n, Pajuçara.
USF Panatis – Rua Milton Servita Brito, 994, Potengi.
UBS São João – Av. Romualdo Galvão, 891, Tirol.
Policlínica Oeste – Av. Pernambuco, 251, por trás da UPA da Esperança.
UBS Satélite – Rua das Carnaúbas, Pitimbu.
A principal forma de transmissão da raiva é o contato com a saliva de animais contaminados, especialmente por mordidas. A infecção também pode ocorrer por arranhões ou contato da saliva com mucosas ou feridas abertas na pele.
LEIA TAMBÉM: Cobertura vacinal contra a gripe está abaixo de 48% no RN; veja onde se vacinar em Natal
Vacina contra gripe liberada para todos os públicos em Natal
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que a vacina é a única forma eficaz de proteção contra a raiva, que não tem cura.
Segundo a SMS, em 2025, dois casos da doença foram confirmados em morcegos nos bairros de Pitimbu e Barro Vermelho. Os morcegos, mesmo os que não se alimentam de sangue, são reconhecidos como importantes transmissores do vírus, o que reforça a necessidade de imunização dos animais domésticos.
A secretaria lembra ainda que a população deve evitar contato com animais que apresentem comportamento agressivo ou suspeito e acionar imediatamente a UVZ por meio do WhatsApp (84) 3232-8235.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar