Linnpy

G
G1
6h

Pacientes denunciam falta de sondas para alimentação na Grande BH há 7 meses; um deles já perdeu 20 kg

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Pacientes denunciam falta de sondas para alimentação na Grande BH há 7 meses; um deles já perdeu 20 kg
Moradores de Ribeirão das Neves enfrentam dificuldades para acessar dietas enterais fornecidas pela Farmácia Central e dizem que os insumos estão em falta desde o ano passado. O cilindrador de massas Daniel Azevedo tem 1,74m de altura e está pesando 38kg. Antes (esq) e depois (dir) de Daniel Azevedo, de 34 anos, que tem 1,74m de altura, perdeu 20 kg no período e hoje pesa apenas 38 kg.
Arquivo Pessoal + Alexandro Ribeiro/TV Globo
Pacientes que dependem de alimentação por sonda denunciam a falta de dietas enterais fornecidas pela Farmácia Central de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo os relatos, o fornecimento está interrompido pelo menos desde outubro de 2024, totalizando sete meses de desabastecimento. O g1 procurou a prefeitura da cidade, a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O cilindrador de massas Daniel de Azevedo, de 34 anos, é um dos afetados. Ele faz uso contínuo das fórmulas há três anos, com prescrição de nutricionista do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde a interrupção, tem recorrido a uma dieta caseira improvisada, que não atende às suas necessidades nutricionais. Com 1,74m de altura, ele perdeu 20 kg no período e hoje pesa apenas 38 kg, quando o ideal seria, no mínimo, 57 kg.
"Essa dieta serve para suprir os carboidratos e as vitaminas que eu preciso pra poder estar com meu corpo em dia, pra poder estar com meu peso, pra poder sobreviver. Na verdade, [sem a dieta] a gente fica fraco, não tem força pra fazer nada, nem trabalhar eu não posso por causa disso. Infelizmente a situação é complicada", desabafou o paciente.
Entenda como funciona a dieta
As dietas enterais fornecidas pelo SUS são compostas por fórmulas como a Prodiet Trophic Basic e a Prodiet CarboCH, indicadas para pacientes com necessidades nutricionais especiais, como desnutrição, dificuldades de deglutição ou em recuperação de cirurgias.
Na maioria dos casos, a distribuição é feita pelos municípios, mediante prescrição médica ou de nutricionista.
A alimentação enteral é indicada para pacientes que não conseguem se alimentar por via oral. Os nutrientes são administrados por sondas diretamente no trato gastrointestinal, garantindo o aporte necessário de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.
Vídeos mais assistidos do g1 MG

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar