Linnpy

G
G1
4h

VÍDEO: Mancha escura é registrada na praia do Olho d'Água, em São Luís; local tem forte odor de esgoto

Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas e muito mais
Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas e muito mais
Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas Linha Tesoura Bolsa c/ Zíper Completo C/ 42 Peças
Shopee Patrocinado
VÍDEO: Mancha escura é registrada na praia do Olho d'Água, em São Luís; local tem forte odor de esgoto
Procurada pelo grupo Mirante, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) ainda não se manifestou sobre o caso. Mancha escura é registrada na praia do Olho d'Água, em São Luís
No início da tarde desta terça-feira (20), uma enorme mancha escura foi registrada na praia do Olho d'Água, em São Luís.
A água escura aparenta ser esgoto in natura lançado no mar. Segundo o jornalista da TV Mirante Adriano Soares, que fez o registro em vídeo do local, a água estava com forte odor de esgoto (veja as imagens acima).
Mancha escura é registrada na praia do Olho d'Água, em São Luís
Adriano Soares/TV Mirante
Procuradas pelo g1, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) e Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) ainda não se manifestaram sobre o caso.
Leia também:
Mancha escura surge em praias de São Luís; amostras de água passam por análise
Análise de mancha marrom vista em praias de São Luís não identificou alteração na qualidade da água, afirma Sema
Areia das praias de São Luís está poluída, apontam pesquisadores
“Língua Negra” em direção a praia preocupa banhistas no Maranhão
Esse é o segundo episódios de mancha escura na orla de São Luís em dois meses. Em março deste ano, a coloração da água do mar em alguns trechos das praias de São Marcos e do Calhau chamou a atenção e preocupou banhistas.
Manchas aparecem em trechos de praias de São Luís
Reprodução/TV Mirante
Na região foi vista uma mancha marrom e, além disso, a faixa de areia e a espuma do mar apresentaram tonalidades mais escuras.
Uma equipe da Sema fez a coleta de amostras da água e analisou as causas da alteração na cor. A análise laboratorial mostrou que não houve alteração na qualidade da água, no que se refere à microbiologia (presença de bactérias, fungos, protozoários, etc.).
Já uma análise feita pelo Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) mostrou que havia valores elevados de Amônia e Nitrito na água.
? Amônia e Nitrito são compostos nitrogenados que ocorrem naturalmente na decomposição de matéria orgânica. Ambos são tóxicos e podem ser prejudiciais para peixes e outros animais.
Segundo o Departamento, a elevação nos valores desses compostos pode ser resultado da descarga de drenagem das bacias hidrográficas e os despejos que já acontecem normalmente.
Trechos impróprios para banho
De acordo com o laudo de balneabilidade mais recente divulgado pela Sema, apenas dois dos 22 trechos de praias da Região Metropolitana de São Luís estão próprios para banho. A última coleta foi realizada no dia 12 de maio, com análises indicando níveis de contaminação acima do recomendado para atividades de lazer.
A Sema destaca que a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior transporte de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares. Portanto, na ocorrência de chuvas, recomenda-se evitar a recreação nas 24h que as sucederem.
Os dois trechos próprios para banho são:
Praia Ponta d’Areia em São Luís - Em frente ao Centro de Atendimento ao Banhista na Praça do Sol;
Praia do Mangue Seco na Raposa - Em frente à Biblioteca do Caranguejo próximo as Barracas da Val e do Sr. Pedro
Confira os trechos considerados impróprios para banho:
Praia Ponta d’Areia em São Luís - Ao lado do Espigão Ponta D’ Areia e em frente à rampa de acesso à praia, lado direito do Praia Mar hotel;
Praia Ponta do Farol em São Luís - Em frente ao Farol e Forte de São Marcos;
Praia de São Marcos em São Luís - Em frente Praça do Pescador, próximo a Barraca do Chef, em frente ao Posto Guarda Vidas – Bombeiros, em frente ao prédio verde com o Heliporto e em frente à Banca de Jornal da Praça de alimentação da Litorânea;
Praia do Calhau em São Luís - Em frente à Estação Elevatória de Esgoto 2.2 (E.E.E 2.2) da CAEMA e Círculo Militar, em frente à descida da Rua Altamira, proximidades da Pousada Vela Mar e em frente à descida da Avenida Copacabana e Pousada Suíça;
Praia do Olho d’Água em São Luís - Em frente à descida da rua São Geraldo, à direita da Elevatória Iemanjá II e em frente à casa com pirâmides no teto, antes da falésia;
Praia do Meio em São José de Ribamar - Próximo ao Kacthus Bar e Restaurante e próximo ao Bar e Restaurante Capiau 2;
Praia do Araçagy em São José de Ribamar - Em frente à rampa principal de acesso à praia e em frente ao Bar da Atalaia;
Praia do Araçagy em Paço do Lumiar - Em frente ao Bar e Restaurante Rainha;
Praia Olho de Porco em Paço do Lumiar - Em frente ao Las Vegas Bar e Restaurante;
Praia Olho de Porco na Raposa - na última barraca antes da foz do igarapé do Mangue seco/Olho de Porco.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar