Linnpy

G
G1
8h

Servidores de escolas municipais entram em greve por reajuste nas gratificações em Rio Branco

Servidores de escolas municipais entram em greve por reajuste nas gratificações em Rio Branco
Categoria reivindica reajuste do piso do magistério, auxílio alimentação e saúde de R$ 1 mil, cumprimento da hora atividade dos professores, dentre outros direitos. Greve iniciou nesta quinta-feira (22). Servidores da Educação paralisam atividades em Rio Branco
Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre
Os servidores da Secretaria de Educação de Rio Branco (Seme) decidiram paralisar atividades em pelo menos 70 escolas por melhorias trabalhistas. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) informou que a greve é por tempo indeterminado.
? Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Na última sexta (16), os servidores voltaram a protestar por reajuste salarial e melhorias trabalhistas no Centro da capital acreana. As aulas e atividades foram suspensas em diversas escolas por conta do ato.
Segundo o Sinteac, funcionários de 80 escolas participaram de uma assembleia deliberativa durante o protesto e decidiram entrar em greve a partir desta quinta (22). Conforme o sindicato, a categoria decidiu deliberar pela greve no dia para cumprir o prazo de 72h de advertência, previsto em lei, à gestão municipal.
Com o encerramento do prazo, nesta quinta-feira (22), professores, servidores do setor administrativo e gestores foram novamente para frente da prefeitura com as seguintes exigências:
LEIA MAIS:
Reposição do índice de reajuste do piso do magistério e do índice inflacionário para professores e funcionários;
Auxílio alimentação e saúde de R$ 1 mil;
Cumprimento da hora atividade dos professores;
Reajuste nas gratificações da equipe gestora.
Servidores da Educação suspendem atividades em Rio Branco e voltam a cobrar reajuste salarial em protesto
Servidores da Educação e Saúde de Rio Branco fazem protesto por reajuste salarial
O g1 entrou em contato com assessoria de comunicação da prefeitura, porém, até a última atualização dessa reportagem, não obteve resposta.
A presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, disse que representantes da prefeitura chegaram a propor que iriam instalar uma comissão de negociação e fazer um relatório orçamentário para apresentar aos manifestantes.
Servidores da Educação de Rio Branco caminharam pelas ruas de Rio Branco
Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre
Em troca, surgeriram que a paralisação das atividades ocorresse apenas na segunda quinzena de junho.
"Falamos com o secretário Jonathan [Santiago] e com o vice-prefeito e pediram para suspender o movimento, dizendo que vão instalar uma comissão de negociação e vão fazer um relatório orçamentário e entregar para a categoria. Isso não é proposta. Este relatório seria apresentado para a nossa comissão, comando de greve, na segunda quinzena de junho", disse.
Ainda segundo a sindicalista, mais de 50 escolas já aderiram ao movimento. "Não tem esse negócio de cumprir 70%. Nós pagamos os dias desse serviço. Não existe prejuízo para ninguém, então, param os funcionários e professores, todo mundo", disse ela.
Protesto
Servidores da Educação de Rio Branco deflagram greve e cerca de 80 escolas devem paralisar
Na sexta (16), durante a manifestação, os servidores interditaram a Rua Rui Barbosa e a Avenida Getúlio Vargas. Os servidores ainda fizeram uma caminhada pelas ruas do Centro de Rio Branco. (Confira o vídeo acima).
Os protestos e indicativos de greve iniciaram no dia 6 de maio. Servidores da Seme fizeram um protesto também em frente à prefeitura e cobraram reajuste salarial. Na época, a categoria decidiu que iria se reunir novamente em outra data para decidir se paralisava ou não as atividades.
VÍDEOS: g1

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar