Linnpy

G
G1
6h

Incêndio em ecoponto do Jardim Oriente completa seis dias e afeta moradores em Piracicaba

Incêndio em ecoponto do Jardim Oriente completa seis dias e afeta moradores em Piracicaba
Fogo teve início na noite de sábado (17) e tem seguido até esta sexta-feira (23). Prefeitura afirmou que fará transferência de materiais para aterro sanitário adequado. Incêndio atinge ecoponto em Piracicaba e fumaça faz escola próxima suspender aulas
O ecoponto do bairro Jardim Oriente, em Piracicaba (SP), segue registrando focos de incêndio após seis dias do início das chamas, no último sábado (17). O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil tem estado no local, nesta sexta-feira, para contenção da situação e para a retirada do material descartado.
? Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
Foram utilizados cerca de 5 mil litros de água pelos bombeiros na tentativa de conter o fogo, constatou a EPTV, afiliada da TV Globo.
O Sargento Rangel Vendimatti, do Corpo de Bombeiros, explicou que o material consegue chegar ao estado de combustão rapidamente e com pouca queima de oxigênio. Isso faz com os resíduos voltem a pegar fogo na parte de baixo das pilhas acumuladas.
Ecoponto do Jardim Oriente, em Piracicaba, pega fogo
Edijan Del Santo/EPTV
Aulas suspensas pela fumaça
Uma escola estadual, vizinha do ecoponto, precisou suspender as aulas e atividades na segunda-feira (19) devido a presença de fumaça densa no interior do prédio. A instituição deixou recado nos portões de entrada.
Cartaz de escola estadual vizinha ao ecoponto do Jardim Oriente
Edijan Del Santo/EPTV
Transtorno para os moradores
A pesquisadora Aline Ramos informou à EPTV que ela e o filho tiveram problemas respiratórios devido a fumaça, que não parou deste sábado.
"Meu filho não tem crise de asma e desenvolveu uma. Não sei quanto tempo vai ficar usando bombinha. Por causa disso também eles [crianças] estão faltando da creche há uma semana", conta Aline Ramos.
Moradores têm tido preocupação com a saúde por conta da fumaça. É o caso da aposentada Edna Costa, que reclama da presença do ecoponto e do acúmulo de materiais.
"É muito lixo, muita terra, tudo eles jogam ali. Fica muito ruim [a saúde], da gente passar mal porque não tem como aguentar o cheiro e a fumaça que vem, bem fedida, muito forte o cheiro", conta a aposentada Edna Costa.
"Muita fumaça! A gente não está aguentando, é dia e noite, principalmente à noite. Está horrível, está prejudicando a escola. Tem que tirar o ecoponto daqui, a gente tá sendo muito prejudicado por causa disso", reclama uma das moradoras.
Ecoponto do Jardim Oriente, em Piracicaba, continua pegando fogo após uma semana e moradores reclamam da situação
Edijan Del Santo/EPTV
O que diz a prefeitura
A prefeitura de Piracicaba informou que começou, na manhã desta sexta-feira (23), com a retirada de materiais e o processo de limpeza do ecoponto do Jardim Oriente.
A administração também disse que deve realizar os mesmo procedimentos em outros seis ecopontos em Piracicaba e que todo o material recolhido nestes locais será descartado de forma correta em aterro sanitário.
Início do incêndio
Ecoponto do Jardim Oriente, em Piracicaba, foi tomado pelo fogo
Edijan Del Santo/EPTV
As chamas altas começaram por volta de 23h50 do último sábado e foram controladas às 2h30 do domingo. Os bombeiros trabalharam para evitar que as chamas atingissem uma escola e a área de mata do bairro. A atuação foi dificultada pelo volume de material, o que impedia que a água chegasse no interior. Ninguém ficou ferido ou intoxicado em decorrência das chamas do incêndio, afirmou o Corpo de Bombeiros.
Incêndio consumiu materiais descartados no ecoponto do Jardim Oriente, em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar