Linnpy

G
G1
12h

Alunos de São Pedro da Aldeia transportam o público para diferentes eras da história da comunicação em feira cultural

Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Profissionais qualificados para oferecer um serviço trafego pago para imobiliária
BID Midia Patrocinado
Alunos de São Pedro da Aldeia transportam o público para diferentes eras da história da comunicação em feira cultural
Salas de aula se transformaram em cenários para contar a evolução da comunicação e da tecnologia ao longo do tempo. Alunos de São Pedro da Aldeia promovem feira de comunicação aberta à comunidade
As salas de aula se transformaram em cenários históricos, que transportaram o público para diferentes eras. O objetivo dos alunos do Centro Educacional Professor Elias, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, foi apresentar à comunidade os momentos que marcaram a evolução da comunicação ao longo do tempo. (Vídeo acima passeia pelos espaços).
E isso significou muita pesquisa, criatividade e uma verdadeira caça a objetos antigos para compor cada um dos 17 ambientes da "Feira Cultural: das Cavernas à Comunicação Global". Claro que o trabalho contou com a ajuda dos educadores e também dos pais dos estudantes.
Os portões ficaram abertos à comunidade durante dois dias. Na terça-feira (29), quem recebeu os moradores e os jurados responsáveis por avaliar cada espaço foram os alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ano até o terceiro ano do Ensino Médio) e, na quarta (30), foi a vez do Ensino Fundamental I (da educação infantil ao 5º ano). Cada grupo preparou uma apresentação para os visitantes.
"Parabenizo nossos alunos e professores pelo empenho e criatividade nas apresentações da Feira Cultural, que abordou com brilhantismo a evolução da comunicação — da escrita antiga à era digital. Foi emocionante ver nossa comunidade escolar unida, participando e valorizando esse momento de aprendizado e construção coletiva", destacou o diretor Elias Valadão.
E bota brilhantismo nisso. Quem percorreu o espaço viu até estrelas como Elvis Presley e Carmen Miranda, que saltaram da TV e do rádio para uma visita, cheia de estilo, ao presente.
Alunos se caracterizaram de Elvis Presley e Carmen Miranda para deixar a feira cultural ainda mais envolvente em São Pedro da Aldeia
Ariane Marques/g1
Evolução da comunicação
A exposição apresentou a arte rupestre, mostrando como os primeiros seres humanos se comunicavam por meio de pinturas em cavernas. Os visitantes puderam saber mais sobre a invenção da imprensa por Johannes Gutemberg, no século XV, que revolucionou a disseminação das informações, já que abria o caminho para a produção em massa de textos que antes só podiam ser feitos e copiados à mão.
As figuras rupestres foram apresentadas pelos alunos em uma das salas caracterizadas da feira cultural
Ariane Marques/g1
Também ganhou destaque no evento a criação do telégrafo elétrico por Samuel Morse, em 1837. O equipamento foi considerado um marco na comunicação à distância por possibilitar o envio de mensagens codificadas usando o Código Morse.
O surgimento do rádio e da televisão foi outro tema apresentado, demonstrando como esses meios de comunicação transformaram a sociedade.
A feira ainda abordou os avanços da telefonia, da internet, além da chegada do streaming e da Inteligência Artificial (IA), tecnologias que já estão moldando as relações do presente enquanto sinalizam para transformações profundas e disruptivas no futuro. Ou seja, a comunicação, como resultado de uma produção cultural humana, seguirá criando novas eras e novos marcos históricos, que um dia serão contados, numa feira como essa, àqueles que ainda nem chegaram ao mundo.
Estudantes explicaram na feira sobre o surgimento da TV a cores e a popularização do meio de comunicação
Ariane Marques/g1
Visitantes da feira cultural em São Pedro da Aldeia puderam conhecer sobre alfabeto sumérico, que surgiu por volta de 3200 anos a.C., representando o início da Idade Antiga
Ariane Marques/g1

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar