Linnpy

G
G1
2h

Região Sul tem a maior proporção de famílias endividadas do país, aponta estudo

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Região Sul tem a maior proporção de famílias endividadas do país, aponta estudo
O estudo analisou separadamente as cinco regiões do país. Cada uma delas apresentou níveis diferentes de endividamento e consumidores que usam o crédito de maneira distintas dependo das necessidades e das características do local, onde vivem. Região Sul tem maior proporção de famílias endividadas
Um estudo concluiu que a Região Sul tem a maior proporção de famílias endividadas no país.
Ela parece tranquila, mas por dentro está em uma ansiedade só. A Maria de Fátima está carregando o peso de uma dívida no cartão de crédito de quase R$ 32 mil. Começou com a compra de uma TV e um fogão, parcelas atrasadas, juros em cima de juros até chegar onde chegou.
"Minha esperança é resolver, pagar isso aqui pra não sujar meu nome, que é mais precioso", diz a empregada doméstica Maria de Fátima Rabelo.
Uma preocupação comum a tanta gente levou o doutor em economia Flávio Ataliba a traçar um mapa do endividamento pelo país. No estudo, entra todo tipo de dívida, estando a pessoa inadimplente ou não. O percentual de famílias endividadas no país saltou de 60,8% em 2017 para 77,9% em 2024. A partir de 2022 houve uma estabilização, mas em um patamar alto. Um risco grande, ainda mais com a taxa básica de juros no maior nível em quase duas décadas.
"É um número grande e foi intensificado na época da pandemia de Covid. Quando a gente olha até 2024, parece que chegamos num platô. Ou seja, as famílias chegaram no limite ou no teto máximo de endividamento que possa comprometer a vida financeira delas", comenta Flávio Ataliba.
O estudo analisou separadamente as cinco regiões do país. Cada uma delas apresentou níveis diferentes de endividamento e consumidores que usam o crédito de maneira distintas dependo das necessidades e das características do local, onde vivem. O Sul tem o maior índice de famílias endividadas do país: 88%. O Sudeste tem um percentual menor: 77%. Segundo o estudo, as duas regiões têm uma grande disponibilidade de instituições financeiras e crédito, o que facilita a tomada de empréstimo.
A Região Nordeste teve a maior alta recente: ficou em quase 79%. Um consumo muito baseado no cartão de crédito para despesas do dia a dia, como supermercado.
"O salário não dá para comprar com salário, porque com salário a gente paga outras coisas. Então, o que sobra é o cartão de crédito", afirma Iasmin Dutra, desempregada.
"Esse mês aí apertou, tive que botar 600 reais no cartão", comenta Paulo Fabiano, autônomo.
No Norte, se concentra os empréstimos informais de pessoa para pessoa. Já no Centro-Oeste, o índice de endividamento é muito relacionado à alta renda do agronegócio, que impulsiona o financiamento habitacional. Amanda financiou um apartamento na planta.
"Realizei o maior sonho da minha vida, porque ia ter algo meu para ter o meu cantinho, para falar que é meu", revela a advogada.
O autor do estudo defende a criação de políticas públicas de combate ao endividamento, com a implantação de um programa nacional de educação financeira.
"É um problema da capacidade que as pessoas precisam ter de tomar suas melhores decisões financeiras. E, para isso, é fundamental o planejamento financeiro domiciliar. Isso é essencial para, vamos dizer assim, você ter uma mudança de chave", finaliza.
Região Sul tem a maior proporção de famílias endividadas do país, aponta estudo
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Consulte serviços para brasileiros endividados por estado do país
8 em cada 10 consumidores voltam a se endividar menos de um ano após saírem da inadimplência
Educação financeira: reportagem especial mostra como receber ajuda para quitar dívidas

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar