Linnpy

G
G1
19h

Operação desmonta rede criminosa que furtava veículos de dentro dos pátios do DMTT e Detran em Maceió

Operação desmonta rede criminosa que furtava veículos de dentro dos pátios do DMTT e Detran em Maceió
Operação desmonta rede criminosa de furto e revenda de veículos em AL e outros estados
A Polícia Civil de Alagoas deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (30), uma operação que desarticulou uma rede criminosa com atuação nacional voltada ao furto, falsificação e revenda de veículos de dentro dos pátios do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió .
Até o momento, 27 veículos foram recuperados e parte deles foi levada para o pátio da Delegacia Geral, em Jacarecica. Pelo menos três pessoas foram presas.
A quadrilha utilizava documentação fraudada para retirar automóveis retidos nos pátios dos órgãos além de desviar carros alugados para desmanches e revendas clandestinas em vários estados do país.
"Algumas vítimas procuraram a Polícia Civil informando que tiveram veículos apreendidos e tinham sido levados para os pátios do DMTT ou do Detran, e quando foram procurar pelos carros, não mais os encontraram. Descobrimos que os criminosos apresentavam procurações falsificadas, selos de cartões também falsificados, estavam fazendo a retirada de forma ilegal desses veículos", explicou o delegado Gustavo Xavier.
Os veículos roubados era vendidos em outros estados como Pernambuco, Sergipe, Bahia e também em Alagoas. Segundo o delegado, mais de 50 veículos foram retirados de maneira indevida dos pátios de custódia.
As investigações mostraram que os criminosos chegavam a fazer vídeos dos veículos apreendidos que se encontravam nos pátios, para apresentar aos compradores.
"Uma parte desses compradores não sabiam da ação criminosa. Mas outra parte sabia que estava comprando veículo retirado ilegalmente, furtado, mediante fraude, com falsificação de documento público, cometendo também crimes junto dessas organizações criminosas", reforçou Xavier
Além de vender os carros, os integrantes da rede criminosa também retiravam e vendiam peças que eram usadas em desmanches.
Gustavo Xavier afirmou que as investigações vão continuar e que a operação será dividida em fases porque há mais pessoas envolvidas, inclusive em outros estados. Ele também não descartou a possibilidade de participação de servidores públicos no esquema.
Quanto às vítimas que compraram carros roubados sem ter conhecimento do crime, os casos serão apurados um a um para um possível ressarcimento de valores, a depender do entendimento da Justiça.
Rede criminosa tinha acesso aos veículos que ficavam nos pátios do DMTT e Detran
Ascom/ PC-AL
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar