Linnpy

G
G1
4h

Recorde histórico na abertura de empresas em Santa Catarina no primeiro trimestre de 2025

Você sabia que pode ganhar dinheiro com a Linnpy?
Você sabia que pode ganhar dinheiro com a Linnpy?
Conheça nossa parceria com publisher. Você cadastra seu site em nossa plataforma, exibe nossos anúncios em seu sit...
Linnpy Oficial Patrocinado
Recorde histórico na abertura de empresas em Santa Catarina no primeiro trimestre de 2025
Com um crescimento de 31%, o estado registra saldo positivo de 42.453 novas empresas, impulsionado pelo aquecimento dos setores de indústria, comércio e serviços A abertura de empresas em Santa Catarina bateu um recorde histórico com o crescimento de 31% no primeiro trimestre de 2025. Enquanto nos primeiros três meses de 2024 o saldo foi positivo em 32.169 empresas, neste ano o número saltou para 42.453. É o maior resultado para o período desde o início da série histórica calculada pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).
O desempenho acima da média na abertura de empresas em Santa Catarina reflete o aquecimento da economia, principalmente a partir do crescimento dos setores da indústria, comércio e serviços. Conforme a Jucesc, o saldo positivo de 42.453 empresas no primeiro trimestre é fruto da relação entre as empresas constituídas (83.541) e empresas extintas (41.088) no período.
Setores de transportes e atividades administrativas são destaque
Conforme os dados da Jucesc, o saldo de empresas foi positivo em todos os setores no primeiro trimestre de 2025. O destaque é o segmento de transporte e armazenagem, com saldo de 5.943 CNPJs. Em seguida aparecem as atividades administrativas, com saldo de 5.298. Os setores de comércio e reparação de veículos (5.242) e de construção (4.293) vem na sequência. A indústria da transformação, com saldo de 4.075, fecha o top 5.
MEIS são a maior parte das novas empresas de Santa Catarina
Do saldo positivo de 42.453 empresas registrado no primeiro trimestre de 2025, a maior parte, 36.200, são de Microempreendedores Individuais (MEIs). Já as empresas limitadas registraram saldo de 11.449 CNPJs. A fatia de Empresário Individual, que vem sendo substituída pelos MEIs, teve saldo negativo de 5.349 no período.
A Jucesc está realizando uma série de iniciativas para facilitar a abertura de empresas.
Ricardo Trida
Desburocratização
A Jucesc está realizando uma série de iniciativas para facilitar a abertura de empresas. Medidas como a implantação de inteligência artificial e medidas de desburocratização simplificam a constituição de novos negócios. O tempo médio para para abertura de uma empresa, que envolve registro (de 2h na Jucesc) e legalização (todos os alvarás em até 46h), é de 48 horas. A meta é reduzir o este prazo por meio do projeto Simplifica SC, que integra todos os órgãos ao sistema da Jucesc.
O Simplifica SC faz parte do Programa SC Bem Mais Simples, voltado à facilitação e desburocratização para abertura de empresas e que já ultrapassou a marca de 150 municípios atendidos em Santa Catarina. Com adesão ao programa, as prefeituras catarinenses garantem agilidade e simplificação para os empreendedores que buscam abrir ou ampliar seus negócios, estimulando o desenvolvimento econômico e garantindo mais emprego e renda no estado.
Para que o município seja beneficiado, é preciso que a prefeitura faça a adesão ao programa. Já são 51% de todos os 295 municípios catarinenses. A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço tem realizado tratativas com os municípios que ainda não fizeram a adesão ao SC Bem Mais Simples para beneficiar as demais cidades.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar