Linnpy

G
G1
5h

Celebridade de 4 patas: cão Silveira da UFSM viraliza com memes, domina internet e chega a 100 mil seguidores

Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas e muito mais
Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas e muito mais
Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas Linha Tesoura Bolsa c/ Zíper Completo C/ 42 Peças
Shopee Patrocinado
Celebridade de 4 patas: cão Silveira da UFSM viraliza com memes, domina internet e chega a 100 mil seguidores
Animal virou xodó dos estudantes da universidade de Santa Maria e é símbolo contra o abandono animal. Projeto Zelo, que cuida de animais do campus, tem recebido doações de todo o país. Memes do cachorro Silveira, da UFSM
Reprodução/ Redes Sociais
? Se você é cronicamente online, provavelmente já deparou nas redes sociais nesta semana com ele, o Silveira: com uma foto deitado de barriga para baixo, com as patas para cima ou dormindo no meio do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desde então, a internet não fala de outra coisa. Com mais de 110 mil seguidores em sua própria página no Instagram, Silveira virou uma verdadeira celebridade.
? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Não importa o tema: fome, estudo, crise existencial, vida fitness ou até o preço do restaurante universitário. Em todas as redes têm meme do Silveira, e não é exagero. O cachorro branco com manchas caramelo já ultrapassou o status de mascote: virou uma instituição, tanto no mundo virtual, quanto fora dele.
Hoje, ele ilustra posts de livrarias, editoras, coletivos estudantis, perfis de fofoca e até bancos. Ele também foi ilustrado: não faltam desenhos do cãozinho e até miniaturas de crochê.
O fenômeno é tanto que se você digitar “cachorro universidade” em qualquer barra de busca, o algoritmo te leva direto para ele. Silveira: o cão universitário, meme ambulante e recém-nomeado "pró-reitor de assuntos caninos da UFSM".
Galerias Relacionadas
'Publis'
? A onda na internet não passou despercebida nem pelas grandes marcas. Com isso, as chamadas "publis" - parcerias e publicidades feitas com empresas que enxergaram no Silveira uma oportunidade de ouro para se conectar com o público.
De acordo com a coordenadora do Zelo UFSM , Fabiana Stecca, o projeto que cuida dos animais no campus tem recebido muitas doações por pix, além de parcerias do Brasil inteiro. Com a alta demanda, ela afirma que estão "priorizando ações voltadas para educação".

Antes da fama
Antes de ficar conhecido por todo o país, Silveira era só mais um dos muitos animais que perambulam pelo campus da universidade. O que eles têm em comum? O abandono animal. Agora que é famoso, Silveira virou, principalmente, símbolo da causa animal dentro do campus em Santa Maria. A popularidade ajudou a impulsionar campanhas de adoção e conscientização.
Conforme a instituição, outros cerca de 80 animais – entre cães e gatos – são monitorados pelos participantes do projeto Zelo UFSM. Todos estão disponíveis para adoção. Saiba abaixo como buscar adoção de animais que vivem na UFSM.
Além disso, a universidade ressalta que o projeto Zelo foi criado para cuidar de animais que já vivem no campus, e não uma ONG em que animais abandonados podem ser entregues. O projeto não foi criado para receber animais que não são mais desejados por tutores.
De acordo com a organização, os pedidos de adoção de Silveira serão analisados com muita cautela – já que ele é um cão idoso, que não gosta muito de outros cachorros e precisaria de um ambiente grande para caminhadas e convívio com pessoas, que é o que ele gosta.
É estipulado que ele tenha chegado ao campus há mais de 10 anos. Idoso, com idade estimada de cerca de uma década, Silveira sofre de artrose, já machucou patas e tem medo de carro, de agulhas e de "pessoas de branco", ou seja, com jaleco de veterinário.
Silveira, cão famoso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Reprodução/ Redes sociais
Brincalhão, dorminhoco e dono do próprio espaço: conheça Silveira
Mas uma coisa é certa: enquanto houver aula, intervalo, café, protesto ou semestre impossível de encarar, Silveira estará lá.
Atualmente, é uma figura frequente nas aulas. Já assistiu aulas de vários cursos e é constantemente fotografado cochilando durante as falas dos professores.
Ele também "participa" das atividades do campus. Um vídeo mostra o doguinho em meio à uma aula de capoeira, interagindo com os dançarinos. Veja abaixo.
Silveira, cão comunitário de universidade do RS, 'participa' de aula de capoeira
Projeto Zelo: saiba como adotar
Desde 2014, o projeto Zelo atua no campus da UFSM, cuidando de animais abandonados, promovendo castrações, buscando lares responsáveis e educando para a guarda consciente. Hoje, a contagem de animais registrados no campus é em torno de 80.
Com apoio de bolsistas e voluntários, o projeto faz campanhas, realiza feiras de adoção e promove ações para arrecadação de recursos, incluindo um brechó sustentável, passando por parcerias com empresas locais.
"Nós não temos um fundo específico, nós fazemos parte da da extensão, nós temos apenas uma verba de recurso público, que é para os nossos bolsistas", comenta Fabiana.
Para adotar Silveira ou qualquer outro animal registrado no Zelo é preciso primeiro passar por uma pré-entrevista para conhecer melhor e entender a rotina do candidato. O interesse na adoção deve ser manifestado mandando uma mensagem para o perfil do Zelo no Instagram. Por lá também é possível saber mais sobre o projeto e como colaborar com doações.
Cão Silveira da UFSM
Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar