Linnpy

G
G1
6h

'Tadalafila caseira': receitas virais prometem estimulante de baixo custo; veja riscos

Artes para redes sociais sem compromisso com mensalidade
Artes para redes sociais sem compromisso com mensalidade
Deixe suas redes sociais por nossa conta. 10 artes para redes sociais apenas R$149,90
BID Midia Patrocinado
'Tadalafila caseira': receitas virais prometem estimulante de baixo custo; veja riscos
Especialistas alertam que nenhuma receita caseira é capaz de trazer os mesmos efeitos que o remédio. As combinações, se usadas em grande quantidade, podem causar efeitos colaterais. 'Tadalafila caseira': receitas virais prometem estimulante de baixo custo
Se antes o popular "azulzinho" era uma das únicas alternativas para melhorar o desempenho sexual, agora, vídeos na internet prometem uma mistura caseira capaz de resolver qualquer problema de impotência ou falta de libido.
As receitas viralizadas listam ingredientes como catuaba em pó, maca peruana e Tribulus terrestris. Juntos, seriam uma solução de baixo custo para problemas sexuais – uma chamada "tadalafila caseira".
Receitas de 'tadafila caseira' viralizam nas redes sociais.
Reprodução
➡️A tadalafila é um medicamento indicado para o tratamento de disfunção erétil. Ela age relaxando a musculatura dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo para o pênis e auxiliando na ereção. (entenda mais abaixo)
Diferentemente do que afirmam os vídeos, os especialistas alertam que nenhuma receita caseira é capaz de trazer os mesmos efeitos que o remédio. E eles ainda acrescentam que essas combinações, se usadas em grande quantidade, podem causar efeitos colaterais.
"Não tem nenhum estudo científico que comprove a eficácia dessas misturas manipuladas. Alguns desses ingredientes, como o tribulus e a maca peruana, estão relacionados ao aumento de testosterona, mas, de novo, com muita pouca evidência científica", explica Luiz Otávio Torres, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Tadalafila X receitas caseiras
Além da ausência de estudos científicos que comprovem os efeitos da mistura caseira, Luiz Otávio detalha que a ação desses compostos no corpo é totalmente diferente do que acontece com a da tadalafila.
Enquanto alguns dos ingredientes das receitas caseiras podem até possuir alguma ação sobre os níveis de testosterona, como mencionado, o remédio atua na área vascular.
"A tadalafila não tem nada a ver com isso [aumento da testosterona]: ela inibe uma enzima que impede a ereção. Com isso, permite que a ereção acontece mais facilmente", compara o urologista.
Além de atuar na melhoria da circulação sanguínea no pênis, o medicamento também é recomendado para aliviar sintomas urinários causados pelo aumento da próstata.
Anvisa proíbe bala gummy de tadalafila
Fernanda Isadora Boni, professora do departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP também lembra que a disfunção erétil é um problema multifatorial, podendo ter causas vasculares, hormonais, neurológicas e psicogênicas, o que dificulta a generalização da indicação e resultados observados com esses compostos.
"Fazer misturas caseiras com compostos naturais é uma prática arriscada, pois não há controle sobre a dose e a concentração dos princípios ativos, o que pode resultar em efeitos ineficazes ou tóxicos, e até atrasar o diagnóstico de causas clínicas importantes da disfunção erétil", alerta a farmacêutica.
Ela ainda acrescenta que é impossível comparar os resultados de alimentos considerados afrodisíacos com os da tadalafila.
Isso porque, apesar de alguns ingredientes poderem gerar uma sensação de bem-estar ou até o aumento da libido, a ação não é cientificamente comprovada e os efeitos tendem a ser inconsistentes e poucos previsíveis.
Por outro lado, a tadalafila é um medicamento desenvolvido, aprovado e testado clinicamente, com mecanismo de ação, dosagem, possíveis interações medicamentosas e perfil de segurança bem estabelecidos, o que reduz os riscos ao paciente e garante sua qualidade e a eficácia do tratamento.
"Além disso, o uso dessas preparações caseiras sem orientação adequada pode ser perigoso, com risco de intoxicação e efeitos adversos graves", completa Fernanda.
LEIA TAMBÉM:
Com viagra eletrônico, brasileiro quer acabar com constrangimento de homens com disfunção erétil na hora do sexo
Problema de ereção, falta de desejo e dor no sexo: disfunções sexuais afetam homens e mulheres; veja quais são e como tratá-las
Efeitos colaterais
Os especialistas alertam que, para além da falta de evidências que comprovem que a mistura caseira pode melhorar o desempenho sexual, o consumo em excesso de alguns dos ingredientes das receitas pode causar efeitos colaterais.
"Não é por serem naturais que essas misturas são seguras, especialmente quando usadas sem orientação profissional, sem controle de dose, frequência e duração de uso, podendo causar diversos efeitos colaterais", analisa Fernanda Boni.
?Para os principais componentes das misturas que viralizaram, o urologista Luiz Otávio Torres destaca alguns dos problemas mais comuns:
Catuaba - o uso exagerado pode levar a irritação no estômago e provocar um efeito depressor no sistema nervoso, causando ter até efeitos negativos no desempenho sexual.
Tribulus terrestre - o consumo excessivo pode causar dor de estômago, diarreia, náuseas, vômitos, agitação e dificuldade para dormir.
Maca peruana - o uso indiscriminado da maca peruana pode provocar cólica e dor abdominal, podendo levar à distensão abdominal. Também pode causar insônia.
⚠️Além dos efeitos específicos do execesso no consumo de cada um dos ingredientes, as misturas também podem causar reações alérgicas, problemas gastrointestinais e interagir de forma prejudicial com medicamentos que o paciente já utiliza.
"Essas preparações ainda podem agravar condições de saúde preexistentes, como hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. Por esses motivos, o uso indiscriminado dessas misturas não é recomendado", finaliza Fernanda.
Tadalafila é um dos remédios mais vendidos do Brasil; médicos alertam

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar