Linnpy

G
G1
3h

Maria Lúcia Godoy, uma das maiores cantoras líricas do Brasil, morre aos 100 anos

Esta em busca de aumentar suas vendas?
Esta em busca de aumentar suas vendas?
Serviço completo para gestão de midias sociais, Anuncie no Instagram, Facebook e Linnpy
BID Mídia Patrocinado
Maria Lúcia Godoy, uma das maiores cantoras líricas do Brasil, morre aos 100 anos
O corpo foi velado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, um dos últimos palcos a receber seu talento, em 2014. Morre em Belo Horizonte Maria Lúcia Godoy
Morreu aos 100 anos, Maria Lúcia Godoy, uma das maiores cantoras líricas do Brasil.
Um coro formado por parentes e amigos fez a última homenagem à soprano.
"É minha sabiá e sempre vai ser. Está eternamente aqui no meu coração”, diz a irmã Maria Amélia Godoy.
"Uma voz celestial, e ela está levando hoje essa voz para os anjos, para o céu”, diz a produtora cultural Carminha Guerra.
Maria Lúcia Godoy morreu aos 100 anos, em casa, em Belo Horizonte. O corpo foi velado no Palácio das Artes, um dos últimos palcos a receber seu talento, em 2014.
A cantora lírica percorreu o mundo. A apresentação no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, em 1967, ganhou destaque no “New York Times”, dizendo que ela cantou como um pássaro e que sua voz flutuou sem peso. E era assim mesmo que ela definia o seu ofício:
"Cantar é uma coisa muito importante. Cantar é colocar a alma voando, flutuando”, declarou a cantora em 2017.
Maria Lúcia Godoy, uma das maiores cantoras líricas do Brasil, morre aos 100 anos
Reprodução/TV Globo
Maria Lúcia Godoy é considerada a principal intérprete da obra do compositor Villa-Lobos. Mas a trajetória da cantora foi além da música clássica erúdita. Ela deu voz a compositores populares.
"Ela deixou um legado gigantesco de boa música, de músicas mineiras também. Trabalho incansável dela pela música erudita, pela música clássica e pela música popular”, afirma o ator e diretor Pedro Paulo Cava.
Gravou 20 álbuns e inspirou gerações de artistas.
"Ouvir ela cantar me servia de grande referência para poder fazer toda a minha parte de formação auditiva mesmo”, conta a cantora lírica Camila Provenzale.
O Ministério da Cultura manifestou pesar pelo falecimento e declarou que ela era dona de uma das mais respeitadas trajetórias da música erudita brasileira. A Secretaria de Cultura de Minas publicou que Maria Lúcia era "mineira do mundo".
O músico Túlio Mourão trabalhou com a soprano e diz que a voz dela era puro dom:
"É mais forte do que técnica, é mais forte que aprendizado, é mais forte que disciplina. É um dom fantástico. O que Drummond diz sobre ela é”.
"Foi-se o ferro de Itabira? Ouro não se destrói! Está na voz da mineira Maria Lúcia Godoy. Carlos Drummond de Andrade”, diz a atriz Inês Peixoto.
LEIA TAMBÉM
Mauro Ferreira: morre, aos 100 anos, Maria Lúcia Godoy, grande cantora lírica que voou alto pelo mundo com um ‘pássaro’ na garganta
Corpo da cantora lírica Maria Lúcia Godoy é velado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar