Governo brasileiro e parlamentares lamentam morte de Pepe Mujica: 'Grande amigo do Brasil'

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado

José 'Pepe' Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu nesta terça-feira (13) aos 89 anos. Políticos brasileiros prestaram homenagens nas redes sociais. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou ter tomado conhecimento, "com profundo pesar", da morte do ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, aos 89 anos, nesta terça-feira (13).
Em nota, o Itamaraty chamou o ex-presidente uruguaio de "grande amigo do Brasil", e saudou o legado do líder latino-americano.
"Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época".
"Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas", prossegue o texto.
Mujica foi ícone pop da esquerda e referência de vida simples; conheça trajetória
Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015, e morreu aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, visto como um dos herdeiros do ex-presidente.
LEIA TAMBÉM:
José Mujica: veja a repercussão mundial da morte do ex-presidente do Uruguai
Clandestinidade, simplicidade e presidência do Uruguai: conheça a trajetória de José 'Pepe' Mujica
Aborto, maconha e casamento LGBT: como Mujica levou o Uruguai ao topo da agenda progressista na América Latina
Em dezembro do ano passado, durante visita a Montevidéu, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou “Pepe” Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros.
Na ocasião, o petista classificou Mujica como "a pessoa mais extraordinária" entre os chefes de Estado com quem conviveu.
"O legado de 'Pepe' Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações", diz o Itamaraty.
Além do MRE, outros representantes do governo federal e parlamentares manifestaram solidariedade aos familiares de Mujica, e prestaram homenagens ao ex-presidente.
O candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), o candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, a ex-senadora Marina Silva, a ex-senadora, Simone Tebet, e demais correligionários,
ALICE VERGUEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
Veja a repercussão política:
Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara
"Recebi com tristeza a notícia da partida do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. No campo da boa política, ele sempre foi uma referência de diálogo e equilíbrio. Fica o exemplo de simplicidade, humanidade, honestidade e preocupação com o próximo."
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES
"A América Latina perde uma de suas maiores lideranças e inspirações políticas: Pepe Mujica, o tupamaro que plantou e cultivou a flor da democracia e da esperança no coração e nos sonhos de milhares de latino-americanos.
Dom Pepe foi um homem que transcendeu as divisões políticas e sociais, um líder cuja simplicidade, a rejeição ao ódio e o compromisso com a vida o tornaram uma figura única no cenário mundial.
Felizmente, em março deste ano, tive a oportunidade de publicar o artigo “A humanidade cabe em um fusquinha azul”, em que pude homenagear e reconhecer publicamente toda a admiração a Mujica, com ele ainda em vida.
Ao longo dos mais de 50 anos de vida pública, minha trajetória se cruzou com a dele diversas vezes e estivemos juntos em várias ocasiões, como quando ele foi ministro, presidente do Uruguai, senador ou como liderança da Frente Ampla. Em todas, as atitudes e intervenções diferenciadas e improváveis de Mujica sempre me marcaram.
Como os gigantes da história, José Pepe Mujica nunca morrerá. Assim como no fantástico poema de Francisco de Quevedo “Amor constante além da morte”, ele será cinzas, mas cinzas com sentido, e se tornará pó, mas pó apaixonado.
Dom Pepe sempre teve o cultivo de flores como seu primeiro e principal ofício. Hoje, todas as flores do mundo desabrocham em sua homenagem.
Neste momento de dor em toda América Latina, especialmente para o povo uruguaio, manifesto minha solidariedade a todos os companheiros e admiradores de Mujica, especialmente à querida Lucía Topolansky."
Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais
"Pepe Mujica foi uma dessas pessoas imprescindíveis para a humanidade. Dedicou a vida ao ideal de um mundo melhor e mais justo. Lutou por esse ideal de todas as formas possíveis, inclusive pelo exemplo de vida que nos legou. Foi amigo do Brasil e do nosso povo, conquistou a juventude e foi admirado por onde passou. Vá em paz, querido Pepe. Te agradecemos por tudo."
Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas
"Adeus, Mujica. Uma das maiores referências dos nossos tempos. Não só política, mas de humildade e humanidade. Em tempos difíceis, ver a partida de uma figura tão inspiradora é triste. Ficam seus ensinamentos e, sobretudo, sua esperança em um mundo melhor. Seguiremos sua luta!".
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego
"Hoje o mundo perdeu uma das maiores referências de simplicidade, coragem e humanidade na política. José 'Pepe' Mujica nos deixou, mas seu exemplo seguirá vivo por gerações. Tive a honra de encontrá-lo pessoalmente — um momento que jamais esquecerei.
Em poucos minutos de conversa, Mujica nos ensinava mais do que muitos livros. Falava com o coração, com humildade e com um amor profundo pela liberdade e pela justiça social. Vá em paz, Mujica. Obrigado por tudo o que representou. Seu legado não morre."
Com câncer, ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica está em 'fase terminal'
Jorge Messias, Advogado-Geral da União
"Com profunda tristeza, hoje nos despedimos de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai. Símbolo de resistência, simplicidade e compromisso com a justiça social, Mujica deixa um legado que transcende fronteiras, inspirando gerações com sua trajetória de coerência, humildade e dedicação ao bem comum.
Sua liderança foi marcada por coragem, autenticidade e uma visão de mundo que colocou as pessoas e a dignidade humana no centro da política. Mujica mostrou que é possível governar com ética, promovendo a igualdade e os direitos civis, sempre fiel a seus princípios.
Em nome da Advocacia-Geral da União, presto minha homenagem a esse grande líder latino-americano, cuja vida é um exemplo de luta por um mundo mais justo, livre e solidário.
À Sra. Lucía Topolansky, sua companheira de vida, e a todos os familiares, amigos e admiradores, minhas mais sinceras condolências.
¡Hasta Siempre Don Pepe!".
Márcio Macedo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República
"Com profundo pesar, recebemos a notícia da morte de Pepe Mujica, uma das maiores referências da política latino-americana.
Ex-presidente do Uruguai, Mujica foi símbolo de coerência, simplicidade e compromisso com a justiça social. Sua trajetória foi marcada pela luta democrática e pela defesa incansável dos mais pobres.
Tive a alegria e a satisfação de conhecer Pepe Mujica, uma grande inspiração! Ele seguirá como exemplo de dignidade e ética na vida pública."
Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT
"Pepe Mujica nos deixou, mas seu exemplo permanece. Um líder que provou ao mundo que é possível fazer política com simplicidade, coerência e compromisso com os que mais precisam. Como ele disse: os homens passam, as causam permanecem.
Mujica foi gigante por suas ideias e por sua entrega ao povo. Seguiremos sua luta por um mundo mais justo, igualitário e sustentável.
Descanse em paz, Pepe!".
Jaques Wagner (PT-BA), senador
"O que é dar sentido à vida? Para Pepe Mujica e para mim, é lutar por um mundo melhor. E foi isso que ele, o maior líder humanitário do nosso tempo, fez, durante seus 89 anos de vida.
No Uruguai, Mujica ajudou a aprovar leis libertárias, implementou programas sociais e criou uma forte conexão com o seu povo. Isso porque havia coerência nas ideias que ele defendia: ele era íntegro e vivia de modo simples.
Hoje o nosso guerreiro precisou descansar, mas o seu exemplo seguirá inspirando as futuras gerações. Que Pepe Mujica descanse em paz. Mujica, presente!".
Jandira Feghali (PcdoB-RJ), deputada federal
"Hoje, o mundo se despede de Pepe Mujica. Um revolucionário que fez da simplicidade sua arma política e da coerência um ato cotidiano de rebeldia. É um daqueles líderes que nos guiam pela ética e amor pelo povo.
No Uruguai, enfrentou tabus e garantiu avanços históricos: legalizou o aborto, o casamento igualitário e a maconha. Fez do Estado uma trincheira em defesa da dignidade humana.
Pepe encarnou o sonho de uma América Latina justa, altiva e soberana. Sua vida prova que é possível governar sem abrir mão de princípios inegociáveis. Seguiremos com seu exemplo aceso em nossas lutas.
Hasta siempre, companheiro Mujica. ?✊".
Fernanda Melchionna (PSOL-RS), deputada federal
"Hoje nos despedimos de Pepe Mujica, que enfrentou com coragem uma longa batalha contra o câncer. Um símbolo da esquerda na América Latina, um verdadeiro militante que dedicou a vida à luta progressista e a cuidar do povo uruguaio. Seu legado, lutas e ideias, seguem vivas".
Sâmia Bomfim (PSOL-SP), deputada federal
Vá em paz, Mujica. Um importante líder progressista latinoamericano, lutou contra a ditadura no Uruguai, defendeu valores como a justiça social, a solidariedade entre os povos, a defesa do meio ambiente e a ética na política. Agradecemos o legado, Pepe!
Duda Salabert (PDT-MG), deputada federal
"Na sua simplicidade, Pepe Mujica semeou mudanças na América Latina.
Inspirou-nos em vida e revelou ainda mais coragem quando viu aproximar sua partida, sem jamais abrir mão da verdade.
Exemplo de luta sem tirar o pé de suas raízes.
Vá em paz, Pepe."
Tábata Amaral (PSB-SP), deputada federal
"Meus sentimentos ao povo uruguaio e à família de José “Pepe” Mujica.
Um líder uruguaio raro, que fez da política um ato de humildade, coragem e amor pelo povo.
Mostrou ao mundo que é possível governar com ética, simplicidade e coerência.
Viveu como pensava — e isso já é uma forma de revolução.
Que sua história siga nos inspirando a lutar por uma política mais humana e verdadeira."
Em nota, o Itamaraty chamou o ex-presidente uruguaio de "grande amigo do Brasil", e saudou o legado do líder latino-americano.
"Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época".
"Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas", prossegue o texto.
Mujica foi ícone pop da esquerda e referência de vida simples; conheça trajetória
Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015, e morreu aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, visto como um dos herdeiros do ex-presidente.
LEIA TAMBÉM:
José Mujica: veja a repercussão mundial da morte do ex-presidente do Uruguai
Clandestinidade, simplicidade e presidência do Uruguai: conheça a trajetória de José 'Pepe' Mujica
Aborto, maconha e casamento LGBT: como Mujica levou o Uruguai ao topo da agenda progressista na América Latina
Em dezembro do ano passado, durante visita a Montevidéu, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou “Pepe” Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros.
Na ocasião, o petista classificou Mujica como "a pessoa mais extraordinária" entre os chefes de Estado com quem conviveu.
"O legado de 'Pepe' Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações", diz o Itamaraty.
Além do MRE, outros representantes do governo federal e parlamentares manifestaram solidariedade aos familiares de Mujica, e prestaram homenagens ao ex-presidente.
O candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), o candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, a ex-senadora Marina Silva, a ex-senadora, Simone Tebet, e demais correligionários,
ALICE VERGUEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
Veja a repercussão política:
Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara
"Recebi com tristeza a notícia da partida do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. No campo da boa política, ele sempre foi uma referência de diálogo e equilíbrio. Fica o exemplo de simplicidade, humanidade, honestidade e preocupação com o próximo."
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES
"A América Latina perde uma de suas maiores lideranças e inspirações políticas: Pepe Mujica, o tupamaro que plantou e cultivou a flor da democracia e da esperança no coração e nos sonhos de milhares de latino-americanos.
Dom Pepe foi um homem que transcendeu as divisões políticas e sociais, um líder cuja simplicidade, a rejeição ao ódio e o compromisso com a vida o tornaram uma figura única no cenário mundial.
Felizmente, em março deste ano, tive a oportunidade de publicar o artigo “A humanidade cabe em um fusquinha azul”, em que pude homenagear e reconhecer publicamente toda a admiração a Mujica, com ele ainda em vida.
Ao longo dos mais de 50 anos de vida pública, minha trajetória se cruzou com a dele diversas vezes e estivemos juntos em várias ocasiões, como quando ele foi ministro, presidente do Uruguai, senador ou como liderança da Frente Ampla. Em todas, as atitudes e intervenções diferenciadas e improváveis de Mujica sempre me marcaram.
Como os gigantes da história, José Pepe Mujica nunca morrerá. Assim como no fantástico poema de Francisco de Quevedo “Amor constante além da morte”, ele será cinzas, mas cinzas com sentido, e se tornará pó, mas pó apaixonado.
Dom Pepe sempre teve o cultivo de flores como seu primeiro e principal ofício. Hoje, todas as flores do mundo desabrocham em sua homenagem.
Neste momento de dor em toda América Latina, especialmente para o povo uruguaio, manifesto minha solidariedade a todos os companheiros e admiradores de Mujica, especialmente à querida Lucía Topolansky."
Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais
"Pepe Mujica foi uma dessas pessoas imprescindíveis para a humanidade. Dedicou a vida ao ideal de um mundo melhor e mais justo. Lutou por esse ideal de todas as formas possíveis, inclusive pelo exemplo de vida que nos legou. Foi amigo do Brasil e do nosso povo, conquistou a juventude e foi admirado por onde passou. Vá em paz, querido Pepe. Te agradecemos por tudo."
Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas
"Adeus, Mujica. Uma das maiores referências dos nossos tempos. Não só política, mas de humildade e humanidade. Em tempos difíceis, ver a partida de uma figura tão inspiradora é triste. Ficam seus ensinamentos e, sobretudo, sua esperança em um mundo melhor. Seguiremos sua luta!".
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego
"Hoje o mundo perdeu uma das maiores referências de simplicidade, coragem e humanidade na política. José 'Pepe' Mujica nos deixou, mas seu exemplo seguirá vivo por gerações. Tive a honra de encontrá-lo pessoalmente — um momento que jamais esquecerei.
Em poucos minutos de conversa, Mujica nos ensinava mais do que muitos livros. Falava com o coração, com humildade e com um amor profundo pela liberdade e pela justiça social. Vá em paz, Mujica. Obrigado por tudo o que representou. Seu legado não morre."
Com câncer, ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica está em 'fase terminal'
Jorge Messias, Advogado-Geral da União
"Com profunda tristeza, hoje nos despedimos de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai. Símbolo de resistência, simplicidade e compromisso com a justiça social, Mujica deixa um legado que transcende fronteiras, inspirando gerações com sua trajetória de coerência, humildade e dedicação ao bem comum.
Sua liderança foi marcada por coragem, autenticidade e uma visão de mundo que colocou as pessoas e a dignidade humana no centro da política. Mujica mostrou que é possível governar com ética, promovendo a igualdade e os direitos civis, sempre fiel a seus princípios.
Em nome da Advocacia-Geral da União, presto minha homenagem a esse grande líder latino-americano, cuja vida é um exemplo de luta por um mundo mais justo, livre e solidário.
À Sra. Lucía Topolansky, sua companheira de vida, e a todos os familiares, amigos e admiradores, minhas mais sinceras condolências.
¡Hasta Siempre Don Pepe!".
Márcio Macedo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República
"Com profundo pesar, recebemos a notícia da morte de Pepe Mujica, uma das maiores referências da política latino-americana.
Ex-presidente do Uruguai, Mujica foi símbolo de coerência, simplicidade e compromisso com a justiça social. Sua trajetória foi marcada pela luta democrática e pela defesa incansável dos mais pobres.
Tive a alegria e a satisfação de conhecer Pepe Mujica, uma grande inspiração! Ele seguirá como exemplo de dignidade e ética na vida pública."
Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT
"Pepe Mujica nos deixou, mas seu exemplo permanece. Um líder que provou ao mundo que é possível fazer política com simplicidade, coerência e compromisso com os que mais precisam. Como ele disse: os homens passam, as causam permanecem.
Mujica foi gigante por suas ideias e por sua entrega ao povo. Seguiremos sua luta por um mundo mais justo, igualitário e sustentável.
Descanse em paz, Pepe!".
Jaques Wagner (PT-BA), senador
"O que é dar sentido à vida? Para Pepe Mujica e para mim, é lutar por um mundo melhor. E foi isso que ele, o maior líder humanitário do nosso tempo, fez, durante seus 89 anos de vida.
No Uruguai, Mujica ajudou a aprovar leis libertárias, implementou programas sociais e criou uma forte conexão com o seu povo. Isso porque havia coerência nas ideias que ele defendia: ele era íntegro e vivia de modo simples.
Hoje o nosso guerreiro precisou descansar, mas o seu exemplo seguirá inspirando as futuras gerações. Que Pepe Mujica descanse em paz. Mujica, presente!".
Jandira Feghali (PcdoB-RJ), deputada federal
"Hoje, o mundo se despede de Pepe Mujica. Um revolucionário que fez da simplicidade sua arma política e da coerência um ato cotidiano de rebeldia. É um daqueles líderes que nos guiam pela ética e amor pelo povo.
No Uruguai, enfrentou tabus e garantiu avanços históricos: legalizou o aborto, o casamento igualitário e a maconha. Fez do Estado uma trincheira em defesa da dignidade humana.
Pepe encarnou o sonho de uma América Latina justa, altiva e soberana. Sua vida prova que é possível governar sem abrir mão de princípios inegociáveis. Seguiremos com seu exemplo aceso em nossas lutas.
Hasta siempre, companheiro Mujica. ?✊".
Fernanda Melchionna (PSOL-RS), deputada federal
"Hoje nos despedimos de Pepe Mujica, que enfrentou com coragem uma longa batalha contra o câncer. Um símbolo da esquerda na América Latina, um verdadeiro militante que dedicou a vida à luta progressista e a cuidar do povo uruguaio. Seu legado, lutas e ideias, seguem vivas".
Sâmia Bomfim (PSOL-SP), deputada federal
Vá em paz, Mujica. Um importante líder progressista latinoamericano, lutou contra a ditadura no Uruguai, defendeu valores como a justiça social, a solidariedade entre os povos, a defesa do meio ambiente e a ética na política. Agradecemos o legado, Pepe!
Duda Salabert (PDT-MG), deputada federal
"Na sua simplicidade, Pepe Mujica semeou mudanças na América Latina.
Inspirou-nos em vida e revelou ainda mais coragem quando viu aproximar sua partida, sem jamais abrir mão da verdade.
Exemplo de luta sem tirar o pé de suas raízes.
Vá em paz, Pepe."
Tábata Amaral (PSB-SP), deputada federal
"Meus sentimentos ao povo uruguaio e à família de José “Pepe” Mujica.
Um líder uruguaio raro, que fez da política um ato de humildade, coragem e amor pelo povo.
Mostrou ao mundo que é possível governar com ética, simplicidade e coerência.
Viveu como pensava — e isso já é uma forma de revolução.
Que sua história siga nos inspirando a lutar por uma política mais humana e verdadeira."
Para ler a notícia completa, acesse o link original:
0 curtidas
Notícias Relacionadas
Não há mais notícias para carregar
Comentários 0