Linnpy

G
G1
6h

3ª cidade mais antiga do Brasil faz 490 anos; conheça Vila Velha em 12 curiosidades

3ª cidade mais antiga do Brasil faz 490 anos; conheça Vila Velha em 12 curiosidades
Cidade tem 467 mil habitantes. Município tem maior fábrica de chocolates da América Latina, praias, onda gigante, igreja mais antiga ainda em funcionamento do país e outras curiosidades. Vila Velha, Espírito Santo.
TV Gazeta
Fundada no dia 23 de maio de 1535, a segunda maior cidade do Espírito Santo em número de habitantes, com 467 mil moradores, completa 490 anos de idade nesta sexta-feira (23). Vila Velha faz parte da Região Metropolitana de Vitória e é a cidade que deu origem ao estado capixaba.
? Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A cidade oferece várias opções para moradores, turistas e visitantes: são 32 km de praias, gastronomia à base de frutos do mar, atividades de ecoturismo e turismo náutico, de aventura e rural. O município também abriga pontos turísticos conhecidos do estado, como a Terceira Ponte, a segunda maior fábrica de chocolates da América Latina e o Convento da Penha.
Para celebrar a data, um final de semana recheado de programação cultural e gratuita, com atrações locais e nacionais, foi planejado. Mas, antes de curtir a festa, conheça 12 curiosidades da terceira cidade mais antiga do Brasil listadas pelo g1:
? Canela-verde
Portugueses desembarcaram em Vila Velha em 1935, na Prainha. Espírito Santo.
TV Gazeta
Expressão utilizada para se referir aos moradores de Vila Velha. Duas histórias tentam explicar a origem do nome. Uma diz que, quando a comitiva de Vasco Coutinho chegou, os membros pisaram no mangue, ficando com as canelas verdes.
Já a outra conta que os índios não conheciam meias e, ao ver os "visitantes" de meias verdes, deram essa denominação aos portugueses.
? Cidade já foi capital do ES
Marco Zero da Colonização do Espírito Santo, fica na Prainha, em Vila Velha.
Marco Antonio Antolini/PMVV
Antes de Vitória ser a capital dos capixabas, Vila Velha foi sede do governo durante 14 anos. A cidade foi fundada em 1535 pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, sendo capital até 1549.
A capital foi transferida para Vitória depois que indígenas aproveitaram a visita de Vasco Fernandes Coutinho a Portugal e expulsaram os portugueses que ficaram na capitania.
Ao voltar para Vila Velha, o donatário descobriu que houve uma luta, engenhos e fazendas foram queimados, portugueses foram mortos. Os que ficaram se refugiaram do outro lado da baía, fundando a Vila Nova, atual Vitória.
✝️ Convento da Penha
Convento da Penha, em Vila Velha, Espírito Santo.
Convento da Penha
O Convento da Penha é um dos maiores símbolos históricos, culturais e religiosos do Espírito Santo, principal ponto turístico capixaba e recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano. Situado no alto de um penhasco de 154 metros de altura, oferece uma vista panorâmica da região e também da grandiosidade da Terceira Ponte.
Mesmo com os mais de 460 anos de idade, o espaço segue em plena atividade, com a realização de missas e aberto aos visitantes diariamente. O santuário é conhecido pelos capixabas como a "casa" de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado.
⛪ Igreja do Rosário
Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha, Espírito Santo.
Site da Paróquia Nossa Senhora do Rosário
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga do Espírito Santo, uma das mais antigas do Brasil, e uma das únicas em funcionamento eucarístico desde sua fundação. Foi construída em 1535 por Vasco Fernandes Coutinho, está localizada no Sítio Histórico da Prainha e é considerada um marco da colonização do Espírito Santo.
Em 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Todos os anos, no dia 7 de outubro, é comemorado o dia de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade de Vila Velha. Informações sobre visitação aqui.
? Pista de Pump Track a beira-mar
Vila Velha tem a única pista de Pump Track a beira mar da América Latina.
PMVV
Vila Velha tem a única pista de Pump Track a beira-mar da América Latina. O espaço para os amantes de esportes como skate e BMX fica na Praia da Baleia, em Ponta da Fruta, e possui 280 metros lineares de pista e área de 2.260 m², com dois níveis, o intermediário e o iniciante.
Uma pump track é uma pista de asfalto ou de terra onde existem lombadas (ou “rollers”) que permitem que as bikes ganhem velocidade ao realizar o ato de bombear o corpo e a bicicleta. Oferece um circuito de embalo para bike MTB, bike BMX, skate, patins e patinetes.
? Onda cobiçada por surfistas
Onda 'Avalanche', em Vila Velha. Espírito Santo.
Diego Silva
O litoral da cidade tem uma das maiores ondas do país, conhecida como "Avalanche". Com uma altura estimada de seis metros, a região cobiçada por surfistas do Brasil e do mundo fica a 4 quilômetros das areias da Praia da Costa, em um ponto onde existe um afloramento de coral conhecido pelos nativos como Baixa dos Pacotes.
O nome foi dado devido à espuma branca que despenca com a crista da onda lembrar uma avalanche de neve.
Em 2019, foi registrada a maior onda surfada, medindo 34 pés, o que equivalente a cerca de 11 metros de altura. Com profundidade estimada de 6 metros, atualmente, a Avalanche é considerada a maior e mais perigosa onda do Brasil, segundo informações divulgadas pela Prefeitura.
? Farol Santa Luzia
Farol Santa Luzia, Vila Velha, Espírito Santo.
PMVV
Com peças que vieram da Escócia em 1870, o Farol Santa Luzia foi montado em 1871 pelo Barão de Cotegipe. A torre mede 12 metros de altura e uma base octogonal de 9m². Sua luz possui alcance de até 32 milhas marítimas que correspondem a 63 Km. Até os dias de hoje, orienta a entrada dos navios na Baía de Vitória e Vila Velha.
Regras para visitação aqui.
Farol Santa Luzia é opção para a temporada de férias, em Vila Velha
? Museu Homero Massena
Museu Homero Massena fica na Prainha, em Vila Velha. Espírito Santo
Adessandro Reis
Local onde morou o artista de 1951 até 1974, que adotou Vila Velha como sua cidade. Natural de Barbacena, em Minas Gerais, produziu suas melhores pinturas nesse espaço que hoje recebe o seu nome.
O local que abriga o museu é uma das últimas construções arquitetônicas da primeira metade do século XX, construção típica de beira de praia, das décadas de 1940 e 1950. O local fica aberto para visitação de terça a domingo, das 8h30 às 17h30.
Com fachadas pintadas de branco e azul e com detalhes em pedra, o imóvel foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.
? Morro do Moreno
Morro do Moreno, Vila Velha. Espírito Santo
Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
É uma Unidade de Conservação do grupo de Proteção Integral. Com acesso livre à população, se destaca pelas paisagens que proporciona dos seus 184 metros de altitude.
Do alto, o turista pode contemplar a extensa faixa de praias da cidade, o Convento da Penha, a Baía de Vitória, o Mestre Álvaro no município de Serra, e a Terceira Ponte, que liga a cidade de Vila Velha à Capital Vitória.
Um projeto da prefeitura promete o visual e a forma de visitação no local e prevê instalação para bondinho, letreiro estilo Hollywood, mirantes e cafeteria. A iniciativa não é unanimidade entre os moradores, e as obras devem ser concluídas em 2026.
Mirantes, bonde e letreiro tipo Hollywood no Morro do Moreno
?️ Ilhas pertinho da orla
Ilhas Itatiaia, em Vila Velha
Fernando Madeira / A Gazeta
Cerca de cinco ilhas no litoral da cidade podem ser visitadas. Pituã e Itatiaia são as queridinhas de moradores e turistas, com águas claras, beleza natural e sem construções. A primeira fica a menos de 300 metros da praia de Itapuã e permanece aberta durante todo o ano para a realização de passeios.
Já o arquipélago de Itatiaia, também localizado na Praia de Itapuã, distante 800 metros da praia, é formado por 7 ilhas que servem de berçário para algumas espécies de aves marinhas, principalmente andorinhas do mar e garças. Esta tem regras para visitação, devido ao período de reprodução das aves marinhas.
Algumas pessoas se aventuram a ir nadando até as ilhas, mas, é possível chegar de barco. Atualmente, oito equipes trabalham na curva de Itapuã com esse tipo de translado para Pituã e Itatiaia. Fique atenção às regras para visitação.
"Madalena, Madalena…"
Banda de Congo Tambor Jacaranema, de Vila Velha. Espírito Santo.
Secult
A Barra do Jucu é uma região conhecida pela cultura, especialmente por ser um dos principais pontos de manifestação do Congo Capixaba. Uma tradição musical e religiosa do Espírito Santo, muito forte em Vila Velha.
De acordo com o historiador Marcus Vinicius Sant’Ana, a tradição do congo na Barra do Jucu "se institucionaliza como uma tradição forte por ser uma comunidade afastada e que criou culturas próprias, principalmente se desenvolvendo através da cultura pesqueira”.
‘Madalena do Jucu’ é uma congada que o cantor Martinho da Vila conheceu em Vila Velha. Foi transformada em samba e virou um dos grandes sucessos do ano de 1989.
Outro destaque que levou o congo para o mundo inteiro conhecer aconteceu em 2004. O grupo Casaca, que surgiu na Barra do Jucu e mistura reagge e congo em uma história de mais de 30 anos, viu a música "Da Da Da" chegar em Marte.
Na ocasião, o físico capixaba, Paulo Antônio de Souza Júnior, trabalhava na NASA r incluiu a música em um sistema de comunicação para acordar o robô Spirit, enviado ao planeta vermelho para procurar vestígios de água.
Gostou? Confira o que fazer na cidade.
Maior fábrica de chocolates
Fábrica da Garoto em Vila Velha
Divulgação/Garoto
Vila Velha também é conhecida por abrigar a maior fábrica de chocolates da América Latina e uma das dez maiores do mundo. É a Garoto, que fica na região da Glória. A unidade recebe visitantes de todo o país, e até do exterior. Os produtos também são enviados para vários países. A empresa conta hoje com um portfólio de aproximadamente 70 produtos.
Raio-X canela-verde
Vista aérea de Vila Velha, no Espírito Santo.
PMVV
Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2022, a população da cidade é de 467.722 habitantes, sendo 242.147 mulheres e 225.575 homens.
195.811 pessoas se declaram brancas, 50.790 pretas; 652 amarelas, 219.601 pardas e 860 indígenas;
376.390 são alfabetizadas;
99,35% têm coleta de lixo;
83,88% são abastecidos pela rede geral de água;
90,59% estão conectados à rede de esgoto;
97,6% contam com iluminação pública.
Além disso, segundo a Prefeitura, Vila Velha é a cidade capixaba com maior número de empresas em funcionamento (75.278 empresas) e a que possui o maior número de Microempreendedores Individuais formalizados (60 mil). Inclusive, garantiu o Selo Diamante no programa "Cidade Empreendedora", do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Voltando o olhar para o turismo, a cidade é o "Destino Turístico" mais procurado no Espírito Santo pelo aplicativo Airbnb".
Aniversário de 490 anos
Diogo Nogueira, Thaeme e Thiago e Psirico estão na programação do aniversário de 490 anos de Vila Velha, no Espírito Santo.
Reprodução
Para celebrar o aniversário, a partir de quinta-feira (22), uma programação cultural gratuita começa no Parque da Prainha e se estende até domingo (25). O evento reúne feira de empreendedores locais, praça de alimentação e apresentações artísticas que incluem nomes nacionais e atrações da cena capixaba. Veja abaixo:
Quinta-feira (22)
15h - Cerimônia do Fogo Simbólico do Palácio Anchieta, em Vitória
15h30 - Saída do fogo Simbólico
17h - Solenidade para chegada do Fogo simbólico na Prainha, na Praça Otávio Araújo, em frente à Igreja do Rosário
Sexta-feira (23)
6h40 - Saída do fogo simbólico da Praça Otavio Araújo, Prainha, a caminho da Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha
7h - Cerimônia de abertura do desfile cívico-militar, na avenida Jerônimo Monteiro, em frente à Praça Duque de Caxias
7h30 – Início do desfile cívico-militar
Palco Vila Gastronômica - Prainha
16h – DJ Babaloo
16h30 – Regional da Nair
20h30 – Samba Crioulo
0h – DJ Babaloo
Tenda Delírio - Prainha
18h as 0h30 - Festa 2000eTal (DJs)
Palco Vila Velha - Prainha
19h – Pele Morena
22h30 – Diogo Nogueira
Sábado (24)
Palco Vila Gastronômica - Prainha
14h – DJ Karolla
15h – Trio Clandestino
17h - DJ Karolla
17h30 – Serestão do Zé
19h – DJ Karolla
21h – Rickson Maioli
0h – DJ Karolla
Tenda Delírio - Prainha
16h – Festa Pike V.V
Palco Vila Velha - Prainha
19h30 – Luiza Andrade
22h30 – Thaeme e Thiago
Domingo (25)
Palco Vila Gastronômica - Prainha
12h – DJ Relima
13h – Balança Penha
14h30 – Maycon Sarmento
17h30 – Andrea Nery
20h30 - DJ Relima
Tenda Delírio - Prainha
16h – Prainha Vive – Edição DJs de Forró
Palco Vila Velha - Prainha
16h – Samba Soul
19h – Psirico
*Com informações da Prefeitura de Vila Velha e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar