Linnpy

G
G1
6h

Vigilância Sanitária fecha casa de acolhimento denunciada por maus-tratos contra pacientes na Zona Leste

Vigilância Sanitária fecha casa de acolhimento denunciada por maus-tratos contra pacientes na Zona Leste
Polícia Militar foi acionada para ajudar na inspeção e encontrou no local falta de água e comida; internos estavam desidratados, desnutridos e com roupas sujas e úmidas de urina. Vigilância fecha casa de abrigo denunciada por maus-tratos em SP
Uma casa de acolhimento clandestina foi fechada pela Vigilância Sanitária na tarde desta quinta-feira (3), na Zona Leste da cidade de São Paulo. Oito pessoas – 7 idosos e 1 jovem – se encontravam em condições degradantes de higiene pessoal e saúde e foram resgatadas.
Segundo o boletim de ocorrência do caso, a casa havia sido denunciada por maus-tratos, mas os agentes da Vigilância Sanitária foram impedidos de fiscalizar o lugar, localizado na rua Padre Francisco Carneira, no Lajeado.
A Polícia Militar, então, foi chamada para ajudar na inspeção. Quando entraram no local, se depararam com um ambiente “totalmente insalubre”.
Entre as condições verificadas, foram relatadas forte cheiro de urina, que podia ser sentido da rua; falta de água encanada – a que existia estava em baldes, supostamente fornecida por vizinhos –; falta de alimentos – havia uma geladeira sem porta com carnes, ovos e pães estragados –; e ausência de cuidadores.
Fachada da clínica interditada no bairro de Lajeado, na Zona Leste
Reprodução/TV Globo
Todos os pacientes, sete idosos e uma mulher de 27 anos, estavam vestidos com roupas sujas e úmidas de urina, visivelmente desnutridos e desidratados.
Duas senhoras com problemas psiquiátricos estacam trancadas em um dos cômodos; um senhor apresentava lesões por pressão de grande gravidade. Outros pacientes se encontravam com pressão alta e diabetes desregulada.
Quatro idosos com urgência médica foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento Júlio Tupy. As duas idosas com transtornos mentais graves foram conduzidas ao hospital de Cidade Tiradentes.
Pacientes resgatados
Um idoso foi encaminhado para um centro de acolhida provisória, com reavaliação agendada para esta sexta-feira (4).
A jovem de 27 anos foi entregue aos cuidados da mãe.
A polícia verificou que a instituição de longa permanência para idosos funcionava de maneira irregular, sem licença sanitária e sem responsável técnico.
O imóvel foi multado e fechado. Peritos analisaram o local, mas ainda não concluíram o laudo. Um processo administrativo foi aberto.
O caso foi encaminhado para o 68º DP, de Lajeado. A responsável pelo imóvel e seu filho prestaram depoimento e podem responder pelo crime de maus tratos.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar