Linnpy

G
G1
6h

Capivari: em sua melhor forma aos 193 anos

Capivari: em sua melhor forma aos 193 anos
Capivari celebra 193 anos com grandes avanços em saúde, educação, mobilidade e cultura, e promove Festival de Inverno 2025 com atrações para toda a região. Avenida Itália – Crédito: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 10 de julho, Capivari completa 193 anos em um momento especial de sua história. Com uma série de investimentos realizados pelo poder público nos últimos anos, o município se tornou referência na região, destacando-se nas mais diversas áreas. Educação, Mobilidade Urbana, Segurança e Saúde ganharam grande impulso, ao mesmo tempo que os investimentos na área cultural e Turismo têm levado muitos moradores de toda região tanto para passeios nos cartões-postais da cidade, quanto para os eventos culturais diversificados realizados no decorrer do ano.
Um dos mais elogiados desses eventos ocorre neste final de semana. O Festival de Inverno 2025 leva para a Praça Central uma grande variedade de música popular e erudita de alta qualidade.
Obras nos quatro cantos
Nos últimos anos, Capivari ganhou obras que mudaram para melhor a maneira como os moradores se locomovem pela cidade. Entre eles está o Complexo Viário Mário Maschietto e as avenidas Josefina Giovana Rossi e Antônio Frederico Ozanan que ganharam novos asfaltos e iluminação.
No último mês de maio, foi entregue o Parque Linear da Avenida Itália, enquanto o Parque Linear do Jardim Elisa encontra-se em sua fase final, devendo ser entregue à população neste segundo semestre. Os locais são uma opção de lazer e embelezam algumas das vias mais importantes do município.
Em 2024, a Prefeitura ainda fez a entrega da ponte João Assad Neto, que agora liga a rua Padre Fabiano com as regiões da Estação e Vila Fátima. Esse projeto era discutido desde a década de 1940, mas só saiu do papel nesta administração.
Ponte João Assad Neto – Crédito: Divulgação

Uma nova Santa Casa
A Saúde do município também chega renovada neste aniversário de 193 anos. A Santa Casa de Capivari, com a inauguração do Pronto-Socorro Infantil Madre Valéria, do Centro de Imagens Dr. Waldomiro Rodrigues Pontes, além da reforma do Pronto-Socorro Prefeito Geraldo Toledo Amaral e da abertura da UTI agora tem capacidade para atender a população com qualidade e agilidade. O local também tem um novo Centro Cirúrgico e um pavilhão de internações.
Santa Casa – Crédito: Divulgação

A cidade mais segura
Uma cidade desenvolvida, também é uma cidade segura. E nesse ponto, Capivari também é destaque. Em dezembro de 2023, a última edição do “Índice de Exposição aos Crimes Violentos” (IECV) 2021/2022, pesquisa do Instituto Sou da Paz, apontou que Capivari é a cidade mais segura do estado de São Paulo, entre os municípios de 50 a 500 mil habitantes.
Os especialistas responsáveis pelo levantamento ponderaram a média de três subíndices para chegar aos resultados: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). Foram analisados, segundo esses critérios, todos os municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes. Quanto mais próximo a pontuação ficar próxima a 0, melhor o desempenho. Capivari atingiu 1,71, seguida de Pirassununga (2,26), Nova Odessa (2,95), Porto Ferreira (3,26), Piracicaba (3,44), Santa Bárbara d´Oeste (3,57), Bragança Paulista (3,91), Americana (4,05), Monte Alto (4,18) e Pontal (4,19), formando as dez melhores colocadas no levantamento. Só como medida de comparação, o município mais violento do Estado, segundo a pesquisa deste ano, é Peruíbe, com 20,31.
E a cidade continua investindo pesado em segurança. Em maio deste ano, a Guarda Civil Municipal ganhou 26 novos homens, formados após um rigoroso treinamento físico e psicológico. Esses homens já estão nas ruas combatendo o crime.
Efetivo da Guarda Municipal – Crédito: Divulgação

Educação de qualidade
Além dos avanços em sala de aula, reformas e melhorias estruturais têm dado a tônica da Educação em Capivari. No bairro Padovani, por exemplo, foi inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guerino Padovani. Entre o início da obra e sua entrega, em 2024, foram apenas 35 dias, o que tornou a então nova escola de Capivari a unidade de Ensino construída mais rapidamente no Brasil. A unidade de ensino infantil tem capacidade para 240 alunos, o dobro da capacidade da antiga Emei que funcionava no local. Uma nova brinquedoteca, nova secretaria e uma cozinha moderna foram incluídas no projeto, além de todos os ambientes possuírem ar-condicionado.
Mas é na parte de formação que concentra-se o segredo da evolução da Educação na cidade. Além de Formações e treinamentos semestrais com os professores e demais colaboradores da Educação Municipal, Capivari ainda lançou o programa “Capivari do Amanhã”, uma novidade trazida pela Secretaria de Educação diretamente da cidade de Florianópolis para as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), e que mira uma mudança revolucionária para a primeira infância, que vai do zero aos seis anos de idade.
Cultura para todos
O entretenimento tem ganho grande força em Capivari através dos muitos festivais, shows e exposições organizados pelo poder público. Além de eventos especiais de Carnaval, Páscoa, Dia das Crianças e Natal, Capivari recebe todos os anos o Festival de Inverno, que coincide com o aniversário da cidade. Neste ano, o evento ocorre entre os dias 04 e 06 de julho, em plena Praça Central, reunindo atrações de música erudita e popular em dois palcos montados no local. Organizado pela Prefeitura através das Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, desde sua primeira edição, em 2023, o evento tem atraído público de toda a região.
Festival de Inverno – Crédito: Divulgação

O evento começa na sexta-feira (04), a partir das 20h com o encontro de Orquestras de Viola com Orquestra Feminina de Viola de Santa Bárbara D’Oeste e Grupo de Violeiros de Capivari. A noite ainda tem a dupla sertaneja Bruno di Marco e Cristiano.
No sábado (05), a tarde será aberta pelo cantor Diego Gigante. Já no período da noite, sobem ao palco as oficinas Culturais da Secretaria de Cultura com a apresentação do espetáculo “Sonhos da Disney”, seguida pela Banda Euclydes Colaneri e o Instituto de Educação Musical Sonorum. Fechando a noite o pagode do grupo Oitava Cor.
O último dia de evento reserva o as bandas Edição Extra e Hangar 80 no Palco Tarsila no período da tarde. O palco terá a apresentação da Sociedade Filarmônica Camerata Aberta – Symphonic Queen. Fechando a noite e o Festival o público assiste ao show da Banda Kuadhra 30.
Feira noturna – Crédito: Divulgação

FESTIVAL DE INVERNO 2025
Sexta feira 04/07
Palco SICOOB Cooplivre
20h - Encontro de Orquestras de Viola com Orquestra Feminina de Viola de Santa Bárbara D’Oeste e Grupo de Violeiros de Capivari
Palco Tarsila do Amaral
21h30- Bruno di Marco e Cristiano
Sábado 05/07
Palco Sicoob Cooplivre
20h – Oficinas Culturais com o musical “Sonhos da Disney”
21h30 – Banda Euclydes Colaneri
22h15 – Instituto de Educação Musical Sonorum
Palco Tarsila do Amaral
15h - Diego Gigante
22h30 - Grupo Oitava Cor
Domingo 06/07
Palco Sicoob Cooplivre
20h - Apresentação da Sociedade Filarmônica Camerata Aberta – Symphonic Queen
Palco Tarsila do Amaral
14h - Banda Edição Extra
16h - Banda Hangar 80
21h30 - Banda Kuadhra 30
Serviços:
Endereço: R. XV de Novembro, 639 - Centro, Capivari - SP
Telefone: (19) 3492-9200
Instagram: https://www.instagram.com/prefeituracapivari/
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeCapivari
TikTok: https://www.tiktok.com/@prefeituradecapivari?lang=pt-BR
YouTube: https://www.youtube.com/@prefeituracapivari92

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar