Linnpy

G
G1
4h

'Senti minha perna quebrar’: sobrevivente relembra acidente semelhante ao que matou homem no metrô de SP

'Senti minha perna quebrar’: sobrevivente relembra acidente semelhante ao que matou homem no metrô de SP
Em outubro de 2024, Jutaí Gonzalez ficou preso entre as portas do trem e da plataforma na mesma linha em que um outro homem morreu nesta semana. Ele foi arrastado pela composição e sofreu múltiplas fraturas. Sobrevivente de acidente em vão entre portas de metrô fala com exclusividade
A morte de um homem que ficou preso entre a porta do trem e a plataforma na Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo reacendeu uma debate sobre a segurança nas plataformas. O Fantástico deste domingo (11) conversou com um sobrevivente que passou por uma situação semelhante meses antes, na mesma linha. Veja no vídeo acima.
Para Jutaí Gonzalez, a tragédia reacendeu uma dor que ele conhece bem.
“Foi uma semana de muita frustração, porque, infelizmente, eu vi que mais uma pessoa passou por isso. Ele só queria trazer o pão pra casa, como eu”, desabafou.
Em outubro de 2024, Jutaí ficou preso entre as portas do trem e da plataforma na Estação Largo 13. Ele foi arrastado pela composição e sofreu múltiplas fraturas.
“Eu achei que eu estava morrendo, praticamente, porque eu não estava conseguindo respirar e meus batimentos estavam muito fracos. Eu não conseguia nem pedir socorro, porque eu não tinha força para falar”, contou Jutaí em entrevista ao Fantástico.
Jutaí relata que o acidente ocorreu quando ele tentava embarcar em um trem aparentemente vazio. Mas as portas se fecharam rapidamente, prendendo seu corpo.
“Foi minha perna que eu senti a dor dela quebrando. Eu rodei, ele foi me esmagando. Achei que minhas costelas iam sair. Eu quebrei quase todas as costelas do lado de cá", relembra.
Jutaí ficou 12 dias internado e, desde então, não conseguiu retornar ao trabalho. Ele afirma que procurou a ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha, diversas vezes, mas não recebeu o suporte necessário.
“Até hoje ninguém ligou. Entramos em contato muitas vezes, não tivemos muito retorno. Eu queria ter a dignidade de viver como eu vivia normalmente, pagar minhas contas.”
Em nota, a ViaMobilidade informou que prestou auxílio no dia do acidente e, após a judicialização do caso, o processo segue em tramitação e aguarda decisão final.
Exclusivo: Metrô de SP teve pelo menos 15 acidentes como o que matou passageiro nesta semana
Casos semelhantes se acumulam
O caso de Jutaí não é isolado. Documentos obtidos pela TV Globo mostram que, nos últimos quatro anos, ao menos 15 pessoas ficaram presas entre o trem e a porta de segurança em estações da capital paulista.
Jutaí faz um apelo por mudanças urgentes no sistema:
“Isso tem que mudar. Porque possa ser que amanhã tenha mais um. E aí vai...”, alerta Jutaí, emocionado.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar