Linnpy

G
G1
7h

Unesco reconhece Parque Cavernas do Peruaçu, em MG, como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade

Unesco reconhece Parque Cavernas do Peruaçu, em MG, como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade
Decisão foi anunciada durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Paris, na França, neste domingo (13). Esta é a primeira vez que o estado conquista esse título. Imagem do interior de caverna do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Reprodução/TV Globo
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas Gerais, foi reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A decisão foi anunciada durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Paris, na França, neste domingo (13). Esta é a primeira vez que MG conquista esse tipo de reconhecimento.
A 670 quilômetros de Belo Horizonte, no encontro das cidades de Itacarambi, Januária e São João das Missões, o parque abriga mais de 250 cavernas, algumas gigantescas, com mais de 100 metros de altura. No local, pesquisadores já encontraram pinturas rupestres de quase 12 mil anos e cânions de até 200 metros de profundidade (veja vídeo abaixo).
A unidade de conservação é considerada um dos mais importantes sítios naturais e arqueológicos do país, com mais de 56 mil hectares e 500 formações geológicas catalogadas. A região abriga ecossistemas do Cerrado, da Caatinga e da Mata Atlântica, além de comunidades tradicionais e indígenas, como o povo Xacriabá.
O vídeo abaixo mostra reportagem especial sobre o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu exibida pelo Fantástico em março deste ano:
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG) ganha versão virtual
Como visitar
A Unidade de Conservação foi criada em 1999. No local há trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. As visitas devem ser agendadas com o ICMBio através do email cavernas.peruacu@icmbio.gov.br.
Tour virtual pelas cavernas do Parque Nacional do Peruaçu.
TV Globo/Reprodução
Gruta do Janelão
O principal atrativo do parque é a Gruta do Janelão, uma caverna grandiosa. Logo na entrada, um paredão rochoso representa um verdadeiro ateliê a céu aberto que conta a história da presença humana no Vale do Peruaçu. É lá que está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina.
Imagem aérea do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Reprodução/TV Globo
Trilha do Arco do André
Outro famoso passeio do parque é a trilha do Arco do André. Lá há mirantes naturais, como o Mirante das Cinco Torres e do Mundo Inteiro, e cavernas monumentais, como a Caverna do Arco do André, Troncos e Cascudos.
Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais
Arquivo pessoal
Mais reconhecimento
O título de Patrimônio Mundial Natural representa a segunda conquista internacional consecutiva do estado junto à Unesco.
Em 2024, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Atualmente, Minas também acumula quatro títulos de Patrimônio Cultural Material pela ONU: Ouro Preto, Congonhas, Diamantina e o Conjunto Moderno da Pampulha.
Outros patrimônios naturais do Brasil
O Brasil já possui reconhecimentos de Patrimônio Natural Mundial pela Unesco nas seguintes localidades:
Parque Nacional do Iguaçu (PR)
Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES)
Reservas da Mata Atlântica (PR/SP)
Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)
Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS)
Ilhas Atlânticas - Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)
Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO)
LEIA TAMBÉM:
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu ganha versão virtual em projeto 3D
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu deve se tornar Patrimônio Mundial Natural em 2025
Queijo Minas Artesanal: uma identidade mineira
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar