Linnpy

G
G1
7h

Dia Mundial do Rock: banda do Pará lançou o primeiro disco de heavy metal do Brasil

Dia Mundial do Rock: banda do Pará lançou o primeiro disco de heavy metal do Brasil
Conheça o 'Stress', banda criada em Belém do Pará há 50 anos, considerada por críticos da música como a primeira banda de heavy metal do Brasil e da América Latina documentada. Agenda Cultural do g1: banda paraense gravou o primeiro disco de heavy metal do Brasil
?? No Dia Mundial do Rock, o g1 conta a história da "Stress", banda de Belém do Pará que gravou o primeiro disco de heavy metal do Brasil.
? Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Formada por jovens estudantes e amigos em 1974, a banda também é considerada por críticos musicais a primeira do subgênero no país e até mesmo na América Latina a ser documentada.
"Na edição nº 100 da versão nacional da revista Modern Drummer, considerada uma das maiores do gênero no mundo, sou citado por ter gravado o primeiro álbum de heavy metal da América Latina, o LP 'Stress', de 1982", destacou André Chamon, fundador e baterista da banda.
? 'Extra extra: quem quer fazer parte da minha banda?'
Ao g1, o paraense contou que a ideia de montar uma banda surgiu aos 13 anos, quando ganhou uma guitarra de aniversário. Mas foi com a ajuda do tio jornalista que André deu o pontapé inicial na realização do sonho.
“Eu tinha um tio chamado Jaime que era jornalista. Eu pedi para ele publicar um anúncio convidando músicos para formar uma banda de rock”, relembrou o baterista.
Não é que deu certo?! Wilson Motta, Pedro Lobão, Leonardo Renda e André foram a primeira formação da “Pinngo D’água”, o embrião da “Stress”, que ganhou esse nome anos depois.
Formação da 'Pinngo D'água', embrião da 'Stress'
Arquivo pessoal / Stress
O grupo tocava covers de Judas Priest, Black Sabbath e Deep Purple, expoentes do rock pesado mundial. No início da trajetória, a banda de jovens estudantes e amigos passou por mudanças na formação e ganhou, ainda na década de 70, Roosevelt Bala, baixista e vocalista que conquistou o público com as performances nos palcos pelo Pará.
"Naquela época havia preconceito contra o rock e o rockeiro em si, que foi associado às drogas e ao vandalismo. Não tínhamos som e iluminação especializados para shows na cidade, usávamos 'aparelhagens' de DJ’s. Era tudo na 'vera', liga de frente para o público e mete ficha", compartilhou o Bala.
Apesar das dificuldades, o Stress ganhou cada vez mais espaço na cena musical paraense. Com o sucesso dos shows, a banda decidiu que era a hora de dar um novo passo na carreira: gravar um álbum autoral.
? Primeiro disco de heavy metal do Brasil
As melodias e composições traziam um ritmo pesado e rápido, com muito trabalho vocal e instrumental.
"Nós queríamos ser a banda mais rápida e mais pesada do planeta'. E, modéstia bem longe, naquele momento nós éramos mesmo", falou Bala.
Foi com faixas como 'O Lixo' e 'Sodoma e Gomorra' que Stress foi até o Rio de Janeiro, em 1982, gravar o primeiro disco.
"Era infinitamente mais difícil gravar um disco naquela época. Os custos eram altíssimos, equivalente ao valor de um kitnet. Recebemos a informação de que todo o equipamento prometido como grátis deveria ser alugado. Tínhamos de ser rápidos, a grana era curta e a hora de estúdio era uma 'facada".
Gravado em apenas 16 horas, o LP de oito músicas autorais, todas em português, ganhou o mesmo nome da banda. O resultado final desagradou os integrantes, pela falta de técnica e conhecimento das gravadoras para produzir heavy metal, mas, em meio aos desafios, a felicidade de lançar um vinil era maior.
Capa e contracapa do LP 'Stress', lançado em 1982. Roosevelt Bala está na ponta esquerda e André Chamon está na ponta direita.
Divulgação
"Lançamos o disco para 20 mil pessoas no estádio da Curuzu (do Paysandu, em Belém). [...] Fizemos as famigeradas mil cópias, que era o mínimo exigido pelas gravadoras", pontuou Bala.
?? André, que também é compositor, explicou: "apesar dos fãs estarem acostumados a ouvir rock pesado em inglês, eles aceitaram as letras em português, porque além de fazer letras com conteúdo e me preocupar com o significado, eu tinha o cuidado de usar palavras com uma sonoridade que combinassem com o estilo".
Foi então que o disco foi parar no Rio de Janeiro, ou melhor: voltou ao Rio de Janeiro. "Lá a história toda mudou, porque a produtora do Circo Voador, Maria Juçá, disse que queria o Stress (no espaço)", revelou Bala.
? Circo Voador é um espaço no Rio de Janeiro inaugurado em 1982, famoso por ser palco pra artistas alternativos de diversos gêneros musicais, como Ney Matogrosso, Vanessa da Mata e Skank.
Os meninos do Stress aceitaram o convite, mas não imaginavam que realmente seriam a atração principal daquela noite (porque foram) e que a cidade maravilhosa já estava no clima para receber a banda, em 1983.
? "A rádio Fluminense, no dia do show, fez um especial do Stress tocando todas as faixas do nosso disco. Aquilo, para aquela época, era exorbitante. Eu lembro até que tinha uma chamada que a rádio fez para o show". Da memória, Bala relembrou:
Direto do inferno amazônico.
O Judas Priest brasileiro.
A banda mais pesada do Brasil.
Stress!
? Guitarras voadoras no Circo Voador
O vocalista contou que as outras bandas escaladas para a noite tocavam um rock mais tradicional, um blues. Quando chegou a vez do Stress, a resposta do público foi imediata. "Era 'aquilo' que eles queriam ouvir, 'porrada seca na orelha”, brincou o vocalista.
No final da última música, a emoção falou mais alto. Bala contou que a adrenalina tomou conta da banda e, sem terem combinado nada, André começou a quebradeira, e os outros membros continuaram. Era baixo rasgando a bateria, microfones no chão, chutes na bateria e guitarras voando.
"O chão começou a tremer. As pessoas começaram a gritar e a invadir o palco. Nos colocaram nos ombros, como se fosse a final de um campeonato. Foi aí que eu ouvi aquela expressão vindo da galera. 'É a primeira banda de heavy metal do Brasil!"
Ao g1, o crítico musical Regis Tadeu reforçou o pioneirismo dos paraenses no metal brasileiro. Segundo ele, "a banda tem uma importância absurda na história do metal no Brasil".
"Não é possível saber se foi a primeira banda a existir, mas certamente foi a primeira a lançar um disco desse estilo", afirmou o critico.
Público no show da Stress, na década de 80.
Arquivo Pessoal / Stress
Censura na ditadura
Grande parte das composições do primeiro LP tem a assinatura de André, que viveu momentos singulares no período da ditadura militar. De acordo com ele, quase todas as suas letras foram censuradas. Mas André fazia um "jogo de palavras" para manter o sentido original.
"O caso mais curioso foi o da letra 'O Lixo'. Eu mudei apenas uma sílaba. Ao invés de 'lixo humano', termo que os censores consideraram ferir a imagem do ser humano, escrevi 'lixo mano'. Ou seja, cantando soava igual e, assim, foi aprovada", descreveu o fundador da banda.
Versão vetada e versão aprovada da faixa 'O Lixo', do primeiro disco.
Arquivo pessoal / André Chamon
Meia década de história, e a estrada continua
Ao longo de 50 anos de estrada, o Stress continuou a marcar a história da música paraense e brasileira. Em 2011, no Dia da Mentira, a banda fez o show de abertura da apresentação do Iron Maiden em Belém.
"Foi o primeiro de abril mais verdadeiro da minha vida. O Iron Maiden nos considerou a melhor banda de abertura da tour no Brasil. Não é usual, mas eles foram assistir ao nosso show e ficaram impressionados com a sonoridade da banda, com como nós conquistamos a plateia, que cantava todas as músicas", destacou Bala.
Em meia década, além de memórias marcantes, a banda deixou ao público mais três discos após o LP "Stress" – "Flor Atômica" (1985), "Stress III" (1996) e "Devastação" (2019). Entre as músicas lançadas, "Brasil Heavy Metal" e "Coração de Metal" são as duas mais populares, com milhares de reproduções. Ambas trazem na letra o Brasil e a Amazônia como inspirações e referências para a valorização cultural.
Neste Dia Mundial do Rock, a banda lançou uma nova música: Grito de Liberdade, já disponível nas plataformas musicais. Com a formação atual composta por Bala no baixo e no vocal, André na bateria e Emerson Lopes e Paulo Guilherme nas guitarras, quem sabe a faixa não é o início de um novo álbum?
Integrantes da Stress com o guitarrista da banda Iron Maiden, Janick Gears.
Arquivo pessoal / Roosevelt Cavalcante
Roosevelt, o 'Bala', em um dos show da Stress, com acessórios pesados e o baixo que também tocava.
Arquivo pessoal / Roosevelt
Primeiro show oficial como Stress, intitulado 'Uma escada para o Céu', no antigo teatro São Cristóvão, em Belém.
Arquivo pessoal / Stress
A própria banda montava o palco dos shows. Em 1982, a Stress tocou para 20 mil pessoas no estádio da Curuzu, em Belém.
Arquivo Pessoal / Stress
No lado esquerdo, a foto da banda na contracapa do primeiro álbum, em 1982. Na direita, a releitura da foto, feita em 2019.
Divulgação / Arquivo pessoal / André Chamon
Formação atual do Stress com Paulo Guilherme, André Chamon, Roosevelt Bala e Emerson Lopes.
Divulgação
Stress em show no sudeste do Brasil, em 2018. A banda voltará a se apresentar este ano, segundo os membros.
Billy Albuquerque
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as principais notícias do estado no g1 Pará

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar