Linnpy

G
G1
13h

Papa beatificado já se hospedou em um convento no Brasil; saiba mais sobre a visita e o papa Pio IX

Papa beatificado já se hospedou em um convento no Brasil; saiba mais sobre a visita e o papa Pio IX
João Maria Mastai Ferretti, o papa Pio IX, esteve de passagem em Santos (SP) durante uma viagem para uma missão apostólica no Chile. João Maria Mastai Ferretti, o papa Pio IX, passou alguns dias em um convento, em Santos
Reprodução e Denilson de Freitas da Silva
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, canonizou santos envolvidos com a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, mas ele não foi o único a elevar a importância da região para a Igreja Católica. João Maria Mastai Ferretti, o papa Pio IX, passou alguns dias em um convento, em Santos (SP).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O papa Francisco, de 88 anos, morreu às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, do dia 21 de abril. O conclave que vai eleger o sucessor do pontífice começa nesta quarta-feira (7) e a expectativa é que a votação dure de dois a três dias.
O Santuário de Santo Antônio do Valongo tem uma placa sobre a visita do papa Pio IX, em 1823. O pontífice desembarcou no Porto de Santos durante uma viagem para uma missão apostólica no Chile, onde morou por aproximadamente dois anos.
"Morou alguns dias neste convento sendo Santos o primeiro porto da américa visitado pelo único pontífice que até hoje veio ao novo mundo [expressão usada para se referir às Américas]", dizia a placa. Não há informações sobre a data em que ela foi instalada no local.
Ao g1, o padre e reitor do santuário, Denilson de Freitas da Silva, de 48 anos, contou que Mastai tinha 30 anos e era padre há apenas quatro anos. De acordo com ele, o pontífice se tornou o papa Pio IX em 1846 após receber o título de bispo de Spoleto e cardeal, em 1827 e 1840, respectivamente.
"Nos faz entender que a cidade de Santos nasce com responsabilidade de evangelizar e promover a pessoa humana integralmente, apresentando a ela a beleza da fé cristã", afirmou Denilson sobre a importância da visita de um papa na região.
Convento
Conjunto do Valongo compreendia igreja, convento e a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência
Reprodução/Prefeitura de Santos
O reitor explicou que o convento foi demolido por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, em 1859, para construção da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Posteriormente, uma casa foi construída de forma provisória para abrigar a residência dos freis.
"O convento antigo, antes da demolição, era muito maior do que a casa atual e havia nele, fora da clausura, uma parte de hospedagem para receber as pessoas -- clérigos e leigos -- devido a realidade de Santos ser uma região portuária", explicou o padre.
Quem era o papa Pio IX?
O papa Pio IX foi papa até morrer em 1878. Este foi o segundo pontificado mais longo da história depois de São Pedro, o primeiro papa.
Denilson afirmou que o pontificado de Pio IX foi difícil devido às circunstâncias políticas da época. "Por isso mesmo, foi um grande papa, certamente um dos maiores [...]. Foi sempre claro e direto, soube unir firmeza e compreensão, fidelidade e abertura", garantiu o padre.
Santuário de Santo Antônio do Valongo, em Santos, SP
Diocese de Santos
Entre os feitos, o reitor contou que o papa Pio IX concedeu uma anistia [perdão] para delitos políticos, decretou a liberdade de imprensa, reestabeleceu a hierarquia católica na Inglaterra, Holanda e Escócia, além de enviar missionários ao Polo Norte, Índia, Birmânia, China e Japão.
Em setembro de 2000, o papa Pio IX foi beatificado, um reconhecimento feito pela Igreja Católica de que a pessoa se encontra no paraíso e pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração. O título foi dado a ele pelo papa João Paulo II.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar