Linnpy

G
G1
1d

Chuva ganha força no Sul e Sudeste; interior do país segue com tempo seco e calor

Chuva ganha força no Sul e Sudeste; interior do país segue com tempo seco e calor
Dia da sobrecarga na Terra
Depois de uma semana marcada por tempo firme em boa parte do país, esta sexta-feira (25) e o fim de semana chegam com mudanças importantes em regiões do Sul e Sudeste.
Áreas como Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e o sul de Minas Gerais terão aumento de nebulosidade e pancadas de chuva em momentos diferentes dos próximos dias.
Já o Centro-Oeste e o interior do Norte e Nordeste continuam com sol forte, calor acima dos 33 °C e baixos níveis de umidade.
No Rio de Janeiro (RJ), a sexta-feira começa com céu carregado e previsão de chuva ao longo do dia, inclusive com risco de trovoadas.
As temperaturas variam entre 17 °C e 26 °C. A partir de sábado, o tempo firma, o sol volta a predominar e os termômetros sobem: a máxima chega a 30 °C no sábado (26) e pode passar de 32 °C no domingo (27).
Em São Paulo (SP), esta sexta-feira será de muitas nuvens, com pancadas de chuva rápidas à tarde. A máxima não deve passar de 23 °C.
Já no fim de semana, o sol reaparece, especialmente no sábado, que começa com nevoeiro e termina com céu aberto e máxima de 27 °C.
?️ No domingo, o tempo segue firme, com temperaturas em leve elevação.

Gilson Abreu/AEN
Em Minas Gerais, as áreas mais afetadas pela instabilidade serão o sul e o sudeste do estado, com previsão de pancadas isoladas nesta sexta-feira.
No Espírito Santo, o sul do estado também pode ter momentos de chuva, especialmente em cidades próximas à divisa com RJ e MG.
No Sul do Brasil, o destaque fica para Porto Alegre (RS), que começa a sexta com céu encoberto e garoa fraca.
No sábado, o tempo fica abafado, com sol entre nuvens e risco de pancadas à noite. Já o domingo será marcado por chuva mais forte e temperaturas mais baixas, com máxima de apenas 16 °C.
Curitiba (PR) também terá mudanças. A sexta é de sol entre nuvens e chuva passageira, com máxima de 19 °C.
O sábado será mais seco e com temperatura em elevação, chegando a 24 °C. No domingo, a instabilidade volta, com chance de pancadas de chuva no fim do dia.
Em Florianópolis (SC), a sexta será chuvosa e com máxima de 20 °C. O sábado terá sol e tempo mais firme, mas a chuva retorna no domingo, com possibilidade de trovoadas.
Mapa mostra acumulado de chuva previsto até a próxima segunda-feira (28).
Inmet/Reprodução
Já no Centro-Oeste, o tempo segue firme, seco e quente. Em Cuiabá (MT), os termômetros continuam acima dos 35 °C, enquanto em Brasília (DF) a máxima deve chegar aos 29 °C durante todo o fim de semana.
Nessas áreas, a umidade relativa do ar deve cair abaixo dos 30%, o que exige atenção com a hidratação e saúde respiratória.
No Norte, o tempo se divide: há previsão de chuva forte no norte de Roraima e do Amapá, com risco de temporais em áreas isoladas.
Em Manaus (AM) e Belém (PA), as pancadas serão mais isoladas e concentradas no fim do dia. Já no sul da região, em cidades como Palmas (TO) e Rio Branco (AC), o calor e o tempo seco seguem predominando.
Pelo litoral do Nordeste, a chuva persiste entre Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE) e Natal (RN), com pancadas intercaladas por aberturas de sol.
Em Recife (PE), a sexta-feira e o fim de semana devem ter sol entre nuvens e chuvas passageiras, com máximas de 30 °C e mínimas em torno de 23 °C. O vento ajuda a amenizar o calor, mas a sensação de abafamento persiste.
Já em Fortaleza (CE), o sol aparece com mais força, e as pancadas devem se concentrar no começo e no fim do dia. As temperaturas ficam estáveis, com mínimas de 23 °C e máximas de até 29 °C, dentro do padrão típico da capital cearense.
No interior da região, o ar seco continua dominante, com destaque para o sul do Piauí, oeste da Bahia e parte do Maranhão, onde a umidade do ar pode cair para níveis críticos, abaixo dos 20%.
LEIA TAMBÉM:
Saiba o que esperar do inverno de 2025, que já começou
Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio
Por que o inverno de 2025 deve ser mais frio que o de anos anteriores
Veja como ficam as temperaturas em TODAS as capitais brasileiras, segundo o Inmet:

LEIA TAMBÉM:
Seca é 'catástrofe global em câmera lenta', alerta relatório da ONU
União Europeia propõe nova meta climática e pela primeira vez inclui compra crédito de carbono de países em desenvolvimento
Governo quer usar R$ 150 mi do Fundo Amazônia para combater incêndios no Cerrado e Pantanal

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar