Linnpy

G
G1
14h

Idosos e pessoas com deficiência não precisam solicitar cartões do transporte público neste momento, diz prefeitura

Idosos e pessoas com deficiência não precisam solicitar cartões do transporte público neste momento, diz prefeitura
Segundo a prefeitura, esse grupo já possui o direito à gratuidade ao serviço por lei e pode acessar os ônibus mostrando um documento com foto. A ação busca diminuir as filas na ATCP e Resolve Palmas. Usuários do transporte público tentam atualizar cartão no Resolve Palmas em Taquaralto
Matheus Dias/TV Anhanguera
Pessoas com deficiência e idosos não precisam fazer o novo cartão do transporte público de Palmas neste momento. Segundo a prefeitura, esse grupo já tem o direito a gratuidade ao serviço e pode usufruir dele sem o cartão. A medida visa diminuir as filas de pessoas que buscam atualizar a carteirinha no Resolve Palmas e na Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).
"A Prefeitura de Palmas esclarece que não é necessário ir até a ATCP ou aos postos do Resolve Palmas, na JK e Taquaralto, evitando assim filas e longas esperas. Esses usuários continuarão tendo acesso ao transporte coletivo normalmente, utilizando apenas um documento de identidade com foto", informou o município.
? Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A prefeitura ainda informou que, para os trabalhadores que recebem o benefício do vale-transporte, o novo cartão está sendo providenciado diretamente pelas empresas empregadoras.
A emissão dos novos cartões começou na última sexta-feira (2). Filas enormes de pessoas que buscam atualizar a carteirinha têm se formado em frente à ATCP e unidades do Resolve Palmas. O atendimento é feito conforme ordem de chegada e distribuição de senhas.
O município informou que ainda estuda a possibilidade de abertura de novos pontos de atendimento. Enquanto isso, o serviço de transporte público segue gratuito até o dia 11 de maio. Depois, os usuários terão que pagar a tarifa no valor de R$ 4,85.
Cartão de recarga do novo sistema de ônibus de Palmas
Divulgação/ATCP
Segundo a prefeitura, os cartões vão continuar sendo emitidos mesmo depois do dia 11, quando começa a operação do novo sistema nos ônibus.
Os novos ônibus começaram a rodar nesta quarta-feira (7), após dias de caos no transporte público. De acordo com a prefeitura, a frota conta com 154 ônibus zero-quilômetro, sendo 14 veículos reservas para substituição e manutenção, além de 10 vans zero-quilômetro.
LEIA TAMBÉM
Transporte coletivo de Palmas terá novos cartões de recarga e usuários podem solicitar troca
Mais de 150 ônibus 0 km são entregues e vão começar a rodar a partir de quarta-feira, diz prefeitura
Palmas tem manhã com estações lotadas, correria e fila gigante para emissão dos novos cartões do transporte coletivo
Pula janela
Vídeo mostra passageiros entrando pela janela do transporte coletivo de Palmas
Um cenário bem diferente do que foi visto na noite desta terça-feira (6), em que usuários do transporte coletivo registraram mais um momento de sufoco e lotação na Estação Apinajé. Um dos passageiros se arriscou a entrar no ônibus pela janela para garantir a volta para casa.
O g1 questionou a prefeitura em relação à fiscalização do transporte coletivo e o respeito ao limite de passageiros permitido, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Ao longo da terça-feira vários pontos de ônibus e estações ficaram lotados de usuários disputando vaga nos ônibus disponíveis. Sobre a lotação nos pontos, a prefeitura informou que operou com um número reduzido de ônibus devido à manutenção de parte da frota.
Íntegra da nota da Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas tranquiliza a população e informa que a espera pelos novos ônibus acabou, a partir das 15h30 desta terça-feira, 6, os ônibus serão entregues e a partir desta quarta-feira, 7, começa a rodar na cidade a nova frota com 154 ônibus zero quilômetro – incluindo 14 veículos reservas para substituição e manutenção - além de 10 vans zero quilômetro - equipada com rampa de acesso, Wi-Fi, câmeras e tomadas para carregar smartphones, Palmas passa a ser a única capital do país com uma frota 100% zero quilômetro, e os usuários poderão contar com mais conforto e segurança no transporte público.
A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) informa que nesta terça-feira, 6, operou com um número reduzido de ônibus devido à manutenção de parte da frota. Mesmo assim, todos os esforços foram feitos para minimizar os impactos aos usuários.
A ATCP reconhece e lamenta os transtornos enfrentados pelos passageiros, mas reforça que a partir desta quarta-feira, 7, a operação será assumida pela empresa Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda, conforme contrato emergencial firmado com a Prefeitura de Palmas e publicado no Diário Oficial de Palmas no dia 16 de abril.
Quanto aos atendimentos de emissão dos novos cartões do transporte coletivo, a diretoria do Resolve Palmas informa que os atendimentos estão ocorrendo conforme ordem de chegada e distribuição de senhas.
Até o momento, 16 guichês foram disponibilizados ao público, sendo oito na unidade do Resolve Palmas da JK e oito em Taquaralto, funcionando das 8h às 18h ininterruptamente, além do atendimento realizado na sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), localizada na Avenida Teotônio Segurado das 8 às 14 horas, com distribuição de senhas.
Estão sendo disponibilizadas 300 senhas por dia, em uma média de 40 atendimentos por hora. Até agora, foram realizados 111 atendimentos no Resolve Palmas da Avenida JK e 118 atendimentos no Resolve de Taquaralto.
A gestão municipal está monitorando de perto a situação e adotando providências para evitar transtornos, inclusive estudando novos pontos de atendimento e disponibilizando tendas e água para quem aguarda atendimento. A população deve ficar tranquila, pois, quem ainda não conseguiu emitir o novo cartão será atendido, mesmo que de forma escalonada.
A recomendação é que os usuários compareçam munidos de documento de identidade e comprovante de endereço. Estudantes devem apresentar também a declaração de matrícula, e empresas devem realizar o cadastro online para garantir o benefício do vale-transporte aos seus colaboradores. Durante a transição, a tarifa permanece gratuita até 11 de maio. A partir do dia 12, o valor será de R$ 4,85.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar