Linnpy

G
G1
3h

Oficinas de cerâmica e de técnicas arqueológicas marcam primeiro dia da 23ª Semana Nacional dos Museus em Santarém

Seu novo lar espera por você na zona sul
Seu novo lar espera por você na zona sul
Essa charmosa casa de condomínio está disponível para locação na Zona Sul
Ambar Patrocinado
Oficinas de cerâmica e de técnicas arqueológicas marcam primeiro dia da 23ª Semana Nacional dos Museus em Santarém
Programação é realizada no Centro Cultural João Fona, na orla da cidade.
Começou nesta terça (13) em Santarém, no oeste do Pará a 23ª Semana Nacional dos Museus. E no primeiro dia foram realizadas oficinas de cerâmica e também de técnicas arqueológicas. Tudo isso para que os participantes fizessem uma viagem no tempo por fatos e curiosidades da história de Santarém.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Estudantes participaram de oficina sobre a cerâmica tapajoara
Victor Ribeiro/TV Tapajós
Os participantes tiveram a oportunidade de manusear a cerâmica Tapajoara e até confeccionar suas próprias peças, como vasos e pingentes. Outro grupo de participantes teve a oportunidade de aprender técnicas da arqueologia, como escavações.
O estudante Mariano Lúcio contou que chegou recentemente em Santarém e durante um passeio na orla da cidade ficou sabendo da programação e viu a oportunidade perfeita para aprofundar os conhecimentos em cerâmicas, já que foi algo que sempre despertou seu interesse e curiosidade.
“A Cerâmica do Tapajós é uma referência mundial da arte, da memória da cultura. Está sendo uma oportunidade muito especial para mim que sou neto de um escultor que trabalhava na construção de santos, então está sendo uma grata oportunidade”, contou Mariano.
Para o estudante Paulo Gabriel de Almeida, a oficina foi bem divertida. Ele revelou que achou bem interessante o manuseio na argila para produção de objetos.
“Eu fiz um vaso que a minha avó tem e que é muito antigo e eu fiz para homenagear a minha família. Isso é muito importante a gente fazer os objetos”, contou Paulo.
Tudo isso contribui para o objetivo da Semana Nacional de Museus, que é reconhecer a importância da história, da cultura local e do protagonismo juvenil na preservação do conhecimento guardado pelos museus.
O Coordenador do Centro Cultural João Fona, Anderson Pereira, falou sobre a programação e a importância dessa programação inclusive para desmitificar alguns ideias em relação aos museus.
“Desmitificando a ideia de que no museu só abriga e agrega coisas antigas e não é só isso. Mas também é um espaço de produção de conhecimento, de produção de diálogo e principalmente de produção de futuro. Então a proposta hoje do Ibram com esse evento é justamente trazer esse diálogo para nossa realidade”, contou Anderson.
A programação é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com o tema: "Museus, Educação e Pesquisa". Em Santarém, a Semana Nacional dos Museus segue até sexta (16) no Centro Cultural João Fona.
LEIA TAMBÉM:
23ª Semana Nacional de Museus movimenta Centro Cultural João Fona com oficinas, exposições e debates
Estudantes participaram de oficina sobre a cerâmica tapajoara
Victor Ribeiro/TV Tapajós
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar