Linnpy

G
G1
5h

Detento morre após agressão em presídio de MG; é o terceiro caso de violência em penitenciárias em uma semana

Detento morre após agressão em presídio de MG; é o terceiro caso de violência em penitenciárias em uma semana
Alexandre Siqueira de Freitas foi espancado por colegas de cela no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, e morreu no hospital; outros dois casos de violência aconteceram no Ceresp Gameleira, em BH, desde o último sábado (30). Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves
Reprodução/TV Globo
Um detento de 33 anos morreu nesta quinta-feira (3) após ser agredido por colegas de cela no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Este é pelo menos o terceiro caso de violência entre presos registrado em menos de uma semana no estado. Os outros dois aconteceram em Belo Horizonte e um deles também terminou em morte. (relembre abaixo)
Alexandre Siqueira de Freitas foi localizado pelos policiais no chão, com hematomas e dificuldade para se mover.
De acordo com o boletim de ocorrência, agentes da unidade foram acionados por volta das 7h15, após serem informados de uma briga entre detentos.
Ele foi retirado da cela e atendido na enfermaria do presídio, sendo posteriormente encaminhado ao Hospital Municipal São Judas Tadeu, onde morreu por volta das 9h, após tentativas de reanimação.
Dois presos — João Vitor Oliveira Cesar e Carlos Augusto Rodrigues da Silva — assumiram a autoria das agressões. O g1 tenta contato com a defesa deles.
A direção do presídio informou que instaurou procedimento interno para apurar administrativamente o caso. Os detentos envolvidos serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar e podem sofrer sanções que vão de advertência à comunicação ao juiz da execução penal. A investigação criminal está a cargo da Polícia Civil.
Alexandre havia sido admitido no presídio em dezembro de 2024 e possuía passagens anteriores pelo sistema prisional desde 2012.
Outras duas ocorrências no Ceresp Gameleira
Três dias antes, na segunda-feira (30), outro detento foi encontrado morto dentro de uma cela do Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte.
Wesley Marcelo Silva Nunes, de 48 anos, foi localizado já sem vida durante o procedimento de contagem e identificação dos internos. Um preso de 36 anos assumiu a autoria do homicídio e será ouvido pela Polícia Civil.
O caso ocorreu dois dias após outro episódio de violência na mesma unidade, registrado no sábado (29).
Na ocasião, um detento de 33 anos foi encontrado com ferimentos graves dentro de uma cela. Inicialmente, colegas afirmaram que ele teria caído da cama, mas os policiais constataram sinais de espancamento.
O homem foi atendido pela enfermaria da unidade e transferido ao Hospital João XXIII. O estado de saúde dele não foi divulgado.
Segundo relatos dos presos, a agressão teria sido motivada pelo fato de a vítima ter se masturbado e, ao ejacular, atingido outros detentos.
Em nota, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública informou que, em todos os casos, os policiais penais adotaram os procedimentos previstos e acionaram as autoridades responsáveis pela apuração dos fatos.
O vídeo abaixo relembra o caso de uma fuga de detento no Ceresp de Ipatinga, no Vale do Aço, no final de junho:
Detento foge do Ceresp de Ipatinga
Vídeos mais assistidos do g1 MG

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar