Linnpy

G
G1
4h

Quase 6 mil alunos da rede municipal de Óbidos voltam às aulas na zona urbana

Quase 6 mil alunos da rede municipal de Óbidos voltam às aulas na zona urbana
Alunos da rede municipal na volta às aulas de escolas da zona urbana de Óbidos-PA
Odirlei Santos / Ascom PMO
O segundo semestre letivo de 2025 começou nesta sexta-feira (1º) para cerca de 5.992 estudantes matriculados na rede de ensino de Óbidos, nas 15 escolas localizadas na zona urbana do município.
Com o planejamento do calendário letivo diferente para as escolas da zona rural, motivado pelos ciclos da cheia e das chuvas na região que danificaram estradas e vicinais no início do ano, mais de 5.640 mil alunos já estavam frequentando as salas de aula em 73 unidades de ensino, 51 delas localizadas na área de terra firme e 22 na área de várzea, além de 7 salas anexas.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Pela manhã, a entrada dos alunos foi marcada por momentos de acolhida realizados pelos servidores dos educandários. Na Escola Municipal São Francisco, no bairro de Lourdes, alunos e familiares foram recepcionados na quadra da escola. A diretora, Bárbara Aquino, lembrou que o segundo semestre será mais intenso, devido às avaliações que medem a qualidade do ensino nas escolas, e a acolhida humanizada ajuda a ambientar a comunidade escolar.
“Nós planejamos para que esse dia seja diferente para eles, para que eles se sintam bem aqui na escola. Sintam que esse é um ambiente agradável, um ambiente acolhedor. Esse contexto de integração entre escola e família é muito importante para o ensino e aprendizado dos nossos alunos”, destacou a gestora.
Para a retomada integral das atividades, o Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abasteceu todas as escolas com a alimentação da merenda escolar e disponibilizou desde o primeiro dia letivo do novo semestre, os ônibus em todas as rotas do transporte escolar, permitindo com que os alunos chegassem em segurança até as escolas.
Alunos da rede municipal de Óbidos-PA
Odirlei Santos / Ascom PMO
Foco no Saeb
Visando o alto desempenho dos alunos do município nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que vão ser aplicadas entre 20 e 31 de outubro, a Semed vai ampliar as ações do projeto “Foco no Saeb”.
O Saeb consiste em um conjunto de avaliações externas que classificam a qualidade da educação básica no Brasil. Ele permite que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faça o diagnóstico da educação básica para identificar fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Os resultados também são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que mede a qualidade da educação básica no Brasil, considerando o fluxo escolar e o desempenho nos exames aplicados pelo INEP, monitorando a qualidade da educação para definir metas para melhoria.
Secretária de Educação Maria Zilda Bentes em reunião de planejamento
Odirlei Santos / Ascom PMO
A secretária de Educação, Maria Zilda Bentes, garantiu que o foco de todas as unidades de ensino no segundo semestre serão as avaliações do Saeb.
“Nosso foco será total para podermos ter esse resultado positivo. Não queremos só bater a nossa meta, mas também nós queremos ir muito além. Por isso, estamos fazendo todo o investimento necessário com a formação dos nossos professores, aquisição de livros didáticos. Com estratégias diferenciadas, vamos potencializar as nossas atividades, estimulando sempre o melhor desempenho dos alunos. Pedimos aos pais que sejam participativos nas escolas e, junto conosco, nos ajudem a transformar cada vez mais a nossa educação, principalmente na alfabetização dos nossos alunos”, pontuou a Zilda.
Na manhã desta sexta, os diretores das escolas do meio urbano participaram de uma reunião de alinhamento para definir os últimos detalhes das mudanças já previstas para o segundo semestre de 2025.
Aulas da zona rural de Óbidos serão retomadas, informa a Semed
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar