Linnpy

G
G1
11h

Último fim de semana do Flipoços tem Turma da Mônica, influencers e autor de 'Torto Arado'; confira programação

Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Profissionais qualificados para oferecer um serviço trafego pago para imobiliária
BID Midia Patrocinado
Último fim de semana do Flipoços tem Turma da Mônica, influencers e autor de 'Torto Arado'; confira programação
Um dos principais eventos da literatura nacional, realizado em Poços de Caldas (MG), termina no domingo (4). Flipoços 2025 tem programação com mais de 100 atividades
Bruno Alves/Flipoços/Divulgação
O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas - Flipoços de 2025 entra na reta final, mas há ainda muito conteúdo e atrações para serem aproveitados desta sexta (2) até domingo (4).
Além das palestras, oficinas, contações de história e apresentações artísticas, a Vila Literária tem 38 expositores de livros e produtos relacionados à literatura adulta e infantil.
? Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Veja a programação dos próximos dias:
Sexta-feira (2/05)
10h – Palco Sulfurosa – "Turma da Mônica encontra Fernando Pessoa: Literatura e Imaginação sem Fronteiras" – Nesta conversa especial, José Santos e filho Miguel Worcman compartilham os bastidores do projeto que reúne quadrinhos e um dos maiores nomes da poesia, revelando como a literatura e os quadrinhos podem dialogar para aproximar leitores de todas as idades da riqueza da poesia. Participação especial de Jerônimo Pizarro, especialista em Fernando Pessoa e lançamento do livro "Turma da Mônica - encontro com Fernando Pessoa” com participação dos personagens Mônica e Cebolinha.
Gibi Turma da Mônica - encontro com Fernando Pessoa é um dos lançamentos do Flipoços 2025
Flipoços/Divulgação
Clique aqui para ver a programação infantil do Flipoços 2025
10h30 - Chocolateria Lascaux - Oficina “Xícaras, chás, livros & palavras” com Carola Trimano, Paulinha Mót, Lorenzo Leon e TAF - inscrições limitadas por ordem de chegada
11h - Palco Coreto Cultural – "Subjetividade e Cultura na Era da Técnica: Reflexões sobre o Humano Contemporâneo" com Marcelo S. Norberto e Fabio Caprio Leite de Castro. A mesa propõe uma discussão sobre os impactos da era digital na construção da identidade, nas relações sociais e na produção cultural.
11h30 - Chocolateria Lascaux - "Antonio Candido: Um Legado em Movimento" com o editor Flávio Moura. A Todavia relança a obra de Antonio Candido, um dos maiores críticos literários do Brasil, em uma coleção inédita que reafirma sua relevância no pensamento social e na crítica literária.
12h - Palco Sulfurosa - Encontro do Ondjaki com as crianças. Com sua maneira cativante de contar e escrever, o escritor angolano Ondjaki convida os pequenos a explorarem novos mundos, despertando a curiosidade e o amor pela literatura.
13h30 – Palco Coreto Cultural - Encontrão com os Escritores Independentes - roda de conversa com escritores independentes que trazem suas experiências de escritas e criação literária.
Flipoços ocorre de 26 de abril a 4 de maio de 2025, no Parque Afonso Junqueira, em Poços de Caldas
Flipoços/Divulgação
14h - Chocolateria Lascaux - "Conectados: Literatura, Tecnologia e os Desafios da Era Digital". Esta mesa com as escritoras Bia Willcox e Talita Azevedo propõe um debate sobre os impactos da tecnologia na escrita, na leitura e na vida cotidiana.
14h30 – Palco Sulfurosa - "Machado de Assis e Mário de Andrade: Diálogos Entre Gênios da Literatura Brasileira". A escritora e pesquisadora Flora Thomson-Deveaux conduz um diálogo entre as obras de dois dos maiores nomes da literatura brasileira, com as convergências e divergências desses dois gigantes, que, apesar de distantes em época, partilham o olhar crítico e inovador sobre a sociedade brasileira.
14h30 – Café Concerto - "Imagem, Arte e Palavra: Narrativas em Movimento”. A fotografia, a arte plástica e a literatura se entrelaçam nesta conversa entre o fotógrafo Renato Negrão, a artista plástica Ivana Panizzi e a artista plástica e escritora Elisa Stecca.
15h30 - Palco Coreto Cultural – Mesa Influenciadores Digitais - "Qual a influência de um digital influencer no estímulo a leitura?” com os influencers Gabriela Mattos, Isabela de Andrade, Gabriela Gomes, Tiago Valente e Thais de Oliveira.
LEIA TAMBÉM:
Nany People lança livro sobre sua vida depois dos 50 na Flipoços: ‘Etarismo não me pega’
Flipoços chega à 20ª edição como um dos principais festivais literários do país
Como o Brasil influencia o escritor Valter Hugo Mãe: 'despudor em relação à língua'
16h – Palco Sulfurosa – "Gaza: A Tragédia Silenciada – Reflexões sobre o Genocídio e suas Vozes" com as especiais participações de Soraya Misleh, jornalista palestino-brasileira e escritora do livro "Al Nakba - um estudo sobre a catástrofe palestina"; Mírian Freitas, autora do livro "Damascos Feridos - poemas sobre Gaza"; Salem H. Nasser, professor da FGV e estudioso do Oriente Médio, do mundo Árabe e Mulçumano e Laura Di Pietro, cofundadora da Editora Tabla.
17h - Palco Coreto Cultural - "Entre o Poético e o Real: O Presente de Natalia Timerman e Bethânia Amaro". Na mesa, as autoras discutem as diferentes formas de abordar o presente, a memória e as experiências que moldam a realidade, com estilos que transitam do poético ao realista.
17h30 - Chocolateria Lascaux - "A importância da curadoria na Literatura Infantil: Diversidade e Cidadania como promoção da Interculturalidade - Contar e mediar histórias. Há diferença?" com Juliana Padua, Lucia Tucuju, Paulo Mauá e Ricardo Jaheem. Mediadora Vanessa Guarani Ratton. Na sequência dois lançamentos: "Pena Vermelha" de Vanessa Ratton e Lucia Tucuju.
18h30 - Palco Sulfurosa - Mesa Especial Prêmio Sesc de Literatura - Um bate papo com os autores, suas obras e sobre o prêmio. Os ganhadores de 2024 são: Romance - Ricardo Mauricio Gonzaga - Livro Bolôlo Gaiola Vazia; Contos - Patrícia Lima - Livro A Glória dos Corpos Menores; Poesia - Antônio Veloso - Livro Contra a Parede.
19h - Carreta Senac - Oficina Comida de Buteco - preparo de petisco - vagas limitadas com inscrição por ordem de chegada.
20h – Ollivia Gastronomia – “Encontro com Fernando Pessoa” - Mesa de bate-papo com Jerônimo Pizarro, especialista sobre o escritor português que acaba de lançar livro “Cartas de Amor” - é necessário fazer a reserva pelo telefone (35) 99146-0012.
20h30 – Palco Sulfurosa – Show com Thiago Antonioni - repertório composto por MPB, pop rock, rock clássico, anos 80 e versões acústicas das canções dos Beatles.
Sábado - 3/05
10h30 - Palco Coreto Cultural – "Entre Linhas e Legados: Mulheres que Tecem Histórias". Conversa com as escritoras Samantha Buglione e Eliane Trindade que exploram diferentes formas de resgatar, contar e reescrever histórias de mulheres. Lançamento dos livros As filhas de Caim e Do Sertão a Hollywood.
11h - Palco Sulfurosa - "Cultivando Esperança: Como Florescer em Tempos Difíceis". Em um mundo marcado por incertezas e desafios, como podemos cultivar a esperança no dia a dia? Partindo de seu livro "A Esperança a Gente Planta", o psicólogo e escritor Alexandre Coimbra Amaral faz uma conversa profunda e acolhedora sobre resiliência, afeto e reconstrução emocional.
Valter Hugo Mãe foi um dos autores presentes na Flipoços 2025
Bruno Alves/Flipoços/Divulgação
11h30 - Chocolateria Lascaux - "Onde Mora o Amor? – Famílias, Afetos e Novas Narrativas". A escritora Paula Frison compartilha sua experiência como mãe e sua vivência ao lado da esposa e do pequeno Benjamim. A conversa abre espaço para reflexão sobre diversidade, maternidade e as diferentes formas de amar e construir laços.
12h – Palco Coreto Cultural - "Prêmios Literários: Reconhecimento, Impacto e o Futuro da Literatura Brasileira" com a presença da autora Izabella Cristo que venceu o 1º. Prêmio Caminhos da Literatura. Ela lança o livro "Mãezinha", pela Editora Dublinense.
12h às 13h30 – Palco Sulfurosa – Show Flávia Jorge e seus Guilhermes .
13h às 17h - Lami Bistrô - Oficina de Escrita Criativa - Encontro Dê um susto no medo: como escrever e lançar seu livro, com Jéssica Balbino. A oficina tem um investimento de R$ 120. Os interessados podem fazer sua inscrição no site do Instituto Caminhos da Palavra . Público-alvo: escritores iniciantes e intermediários que desejam profissionalizar sua escrita e publicar seu primeiro livro.
13h – Palco Coreto Cultural - "Maternidade, Paternidade e dramas familiares na literatura contemporânea" com Karine Asth (ganhadora do Prêmio Jabuti 2023), Cibele Laurentino, Guilherme Marchi e Jaqueline Lima. Os participantes vão discutir como a ficção reflete e ressignifica experiências reais, trazendo narrativas que vão desde os desafios da criação dos filhos até os impactos emocionais de vínculos familiares.
14h30 às 18h – Hall Thermas Antonio Carlos - 3º. Concurso de Declamação Lamartine Figueiredo + “Sarau Ponto & Vírgula” de Ribeirão Preto com lançamento da Antologia “As Palavras Voam – Poemas, Contos e Crônicas” , interpretação do monólogo “Mais ou Menos” de Cassinha Lopes, contação de história por Helena Agostinho e declamação de poemas. Haverá apresentação musical e posse dos novos membros da Academia Poços Caldense de Letras.
14h30 – Palco Sulfurosa - "Fogo nos Verbos: Negritude, Corpo e Insurgência Literária na voz das mulheres" com a escritora e jornalista portuguesa Conceição Queiroz, a escritora Lilia Guerra, com Adriana Negreiros e Dia Nobre. A mesa reúne escritoras de diferentes trajetórias para discutir como a experiência feminina — atravessada por raça, corpo e memória — se manifesta na palavra escrita.
15h30 – Palco Coreto Cultural - "Escolher Transformar: O Poder da Ação Social na Construção do Futuro". Em tempos de desigualdades e desafios sociais, qual o impacto das escolhas individuais na transformação coletiva? A partir do livro "Minha Escolha pela Ação Social", Maria Alice Setubal (Neca) compartilha sua trajetória e reflexões sobre a importância do engajamento social como ferramenta de mudança. A mesa propõe uma conversa inspiradora sobre responsabilidade, impacto e como cada um pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
16h – Palco Sulfurosa – "Vozes em Verso: A Palavra Que Ecoa, Late e Transforma". Felipe Munhoz e Ondjaki exploram as múltiplas formas de dar voz à palavra. Felipe Munhoz lançou recentemente “Dissoluções” e a “A bússola adúltera” e Ondjaki, lança no Flipoços Tempo do Cão.
17h – Bold Bloom – "Os desafios de um casamento artístico e mercadológico” com Paulo Tadeu, Vanessa Stumpf e Aryanne Ribeiro. A mesa propõe uma reflexão sobre o delicado equilíbrio entre a liberdade criativa e as exigências mercadológicas. Mediação Sérgio Sá Leitão.
17h - Palco Coreto – "Entre Sonhos e Realidade: O Legado de Nélida Piñon e Monteiro Lobato" - Do imaginário encantado do Sítio do Picapau Amarelo à profundidade reflexiva das narrativas de Nélida Piñon. Com a participação do historiador e escritor Thomas Giulliano e Karla Vasconcelos, responsável pelo acervo da escritora. Este encontro encerra o ano comemorativo de 90 anos da escritora Nélida Piñon.
Itamar Vieira Junior participa do Flipoços 2025
Uendel Galter
18h30 - Palco Sulfurosa - "Territórios da Palavra: A Literatura de Itamar Vieira Junior". Premiado e aclamado pela crítica, o autor é um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea brasileira. Autor dos sucessos Torto Arado e Salvar o Fogo, suas narrativas mergulham nas profundezas do Brasil rural, explorando temas como memória, ancestralidade, desigualdade social e resistência. Nesta conversa, o escritor compartilha sua trajetória, os processos de criação de suas obras. Conversa com Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.
20h30 – Palco da Sulfurosa – Show Banda Rádio Glasbo. A banda promete trazer o melhor dos sucessos dos anos 50 até os dias de hoje.
Domingo (4/05)
10h30 – Palco Coreto Cultural - "Rio de Janeiro, Capital Mundial do Livro: Conexões e Perspectivas Editoriais" com Dante Cid, Presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), Vice-Presidente do Instituto Pro-Livro e Karine Pansa, Presidente da International Publishers Association e Embaixadora Global de Publicação e Educação. Em 2025, o Rio de Janeiro será a Capital Mundial do Livro, um título concedido pela UNESCO que posiciona a cidade no centro das discussões globais sobre literatura, leitura e mercado editorial. A mesa faz um debate para compreender o alcance e os desafios dessa nomeação histórica.
10h30 – Chocolateria Lascaux - "Entre Identidades e Emoções: Meu Nome é Laura, de Alex Andrade". Na interseção entre ficção e identidade, Alex Andrade apresenta Meu Nome é Laura e compartilha os bastidores da escrita, as camadas de sua protagonista e as inquietações que permeiam sua obra.
11h30 – Palco Sulfurosa - "Alma de Poeta: A Vida em Versos de Maria L.P. Mariano". Aos 87 anos, Maria L.P. Mariano é a prova viva de que a poesia não tem idade – ela é eterna. A autora compartilha sua trajetória literária, suas inspirações e a força das palavras que atravessam gerações. Participação especial de Alexandre Coimbra Amaral.
Flipoços 2025 tem programação com mais de 100 atividades
Bruno Alves/Flipoços/Divulgação
12h30 – Palco Coreto Cultural - “O Papel do Sesc como formador de leitura”. Nesta mesa, Luiz Galina, diretor regional do Sesc SP, compartilha como a instituição desenvolve projetos inovadores que incentivam a leitura em diferentes públicos, promovendo o encontro entre literatura, cultura e educação. Uma reflexão sobre o impacto das bibliotecas, dos programas de incentivo à leitura e da atuação do Sesc na construção de uma sociedade mais leitora.
13h30 - Chocolateria Lascaux - "D. Pedro II e Portugal: memória, representações e sociabilidades". O último imperador do Brasil manteve uma relação profunda com Portugal, país de suas raízes e de seu exílio. Neste livro, a memória do monarca é analisada a partir das representações e sociabilidades construídas entre Brasil e Portugal ao longo do tempo. A obra investiga como D. Pedro II foi percebido, retratado e lembrado em diferentes contextos históricos, revelando as conexões culturais, políticas e afetivas que marcaram sua trajetória e seu legado luso-brasileiro. Apresentação do livro do Mauricio Vicente Ferreira Junior.
14h30 – Palco Sulfurosa - "Oswald de Andrade, mau selvagem" com o escritor e biógrafo Lira Neto. Trata-se da primorosa biografia de uma das personalidades mais contraditórias da literatura brasileira. Escrito no estilo cinematográfico e amparado em farto acervo documental, Lira Neto apresenta Oswald de Andrade em sua verve sarcástica, lírica e demolidora.
15h30 - Palco Coreto Cultural - Homenagem ao Dia Internacional da Língua Portuguesa – Escritores de Portugal, Moçambique e Angola se reúnem para celebrar o Dia Internacional da Língua Portuguesa, refletindo sobre o papel da língua como ponte entre culturas e como legado de histórias compartilhadas. Através de suas obras e vivências, discutem as nuances da lusofonia e como a língua portuguesa é vivida e reinventada em diferentes territórios. Com as especiais participações: Isabel Milhanas Machado (escritora portuguesa, participante da 5ª. Residência Literária Flipoços Camões), Conceição Queiroz (jornalista e escritora moçambicana), Ondjaki (poeta e escritor angolano), Celia Souza (professora portuguesa da Escola Politécnica de Leiria).
16h - Palco Sulfurosa - Show Samba do Vô. Há 13 anos o grupo carrega a bandeira do samba raiz, mantendo viva a tradição desse ritmo brasileiro.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar