Último fim de semana do Flipoços tem Turma da Mônica, influencers e autor de 'Torto Arado'; confira programação

Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Profissionais qualificados para oferecer um serviço trafego pago para imobiliária
BID Midia Patrocinado

Um dos principais eventos da literatura nacional, realizado em Poços de Caldas (MG), termina no domingo (4). Flipoços 2025 tem programação com mais de 100 atividades
Bruno Alves/Flipoços/Divulgação
O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas - Flipoços de 2025 entra na reta final, mas há ainda muito conteúdo e atrações para serem aproveitados desta sexta (2) até domingo (4).
Além das palestras, oficinas, contações de história e apresentações artísticas, a Vila Literária tem 38 expositores de livros e produtos relacionados à literatura adulta e infantil.
? Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Veja a programação dos próximos dias:
Sexta-feira (2/05)
10h – Palco Sulfurosa – "Turma da Mônica encontra Fernando Pessoa: Literatura e Imaginação sem Fronteiras" – Nesta conversa especial, José Santos e filho Miguel Worcman compartilham os bastidores do projeto que reúne quadrinhos e um dos maiores nomes da poesia, revelando como a literatura e os quadrinhos podem dialogar para aproximar leitores de todas as idades da riqueza da poesia. Participação especial de Jerônimo Pizarro, especialista em Fernando Pessoa e lançamento do livro "Turma da Mônica - encontro com Fernando Pessoa” com participação dos personagens Mônica e Cebolinha.
Gibi Turma da Mônica - encontro com Fernando Pessoa é um dos lançamentos do Flipoços 2025
Flipoços/Divulgação
Clique aqui para ver a programação infantil do Flipoços 2025
10h30 - Chocolateria Lascaux - Oficina “Xícaras, chás, livros & palavras” com Carola Trimano, Paulinha Mót, Lorenzo Leon e TAF - inscrições limitadas por ordem de chegada
11h - Palco Coreto Cultural – "Subjetividade e Cultura na Era da Técnica: Reflexões sobre o Humano Contemporâneo" com Marcelo S. Norberto e Fabio Caprio Leite de Castro. A mesa propõe uma discussão sobre os impactos da era digital na construção da identidade, nas relações sociais e na produção cultural.
11h30 - Chocolateria Lascaux - "Antonio Candido: Um Legado em Movimento" com o editor Flávio Moura. A Todavia relança a obra de Antonio Candido, um dos maiores críticos literários do Brasil, em uma coleção inédita que reafirma sua relevância no pensamento social e na crítica literária.
12h - Palco Sulfurosa - Encontro do Ondjaki com as crianças. Com sua maneira cativante de contar e escrever, o escritor angolano Ondjaki convida os pequenos a explorarem novos mundos, despertando a curiosidade e o amor pela literatura.
13h30 – Palco Coreto Cultural - Encontrão com os Escritores Independentes - roda de conversa com escritores independentes que trazem suas experiências de escritas e criação literária.
Flipoços ocorre de 26 de abril a 4 de maio de 2025, no Parque Afonso Junqueira, em Poços de Caldas
Flipoços/Divulgação
14h - Chocolateria Lascaux - "Conectados: Literatura, Tecnologia e os Desafios da Era Digital". Esta mesa com as escritoras Bia Willcox e Talita Azevedo propõe um debate sobre os impactos da tecnologia na escrita, na leitura e na vida cotidiana.
14h30 – Palco Sulfurosa - "Machado de Assis e Mário de Andrade: Diálogos Entre Gênios da Literatura Brasileira". A escritora e pesquisadora Flora Thomson-Deveaux conduz um diálogo entre as obras de dois dos maiores nomes da literatura brasileira, com as convergências e divergências desses dois gigantes, que, apesar de distantes em época, partilham o olhar crítico e inovador sobre a sociedade brasileira.
14h30 – Café Concerto - "Imagem, Arte e Palavra: Narrativas em Movimento”. A fotografia, a arte plástica e a literatura se entrelaçam nesta conversa entre o fotógrafo Renato Negrão, a artista plástica Ivana Panizzi e a artista plástica e escritora Elisa Stecca.
15h30 - Palco Coreto Cultural – Mesa Influenciadores Digitais - "Qual a influência de um digital influencer no estímulo a leitura?” com os influencers Gabriela Mattos, Isabela de Andrade, Gabriela Gomes, Tiago Valente e Thais de Oliveira.
LEIA TAMBÉM:
Nany People lança livro sobre sua vida depois dos 50 na Flipoços: ‘Etarismo não me pega’
Flipoços chega à 20ª edição como um dos principais festivais literários do país
Como o Brasil influencia o escritor Valter Hugo Mãe: 'despudor em relação à língua'
16h – Palco Sulfurosa – "Gaza: A Tragédia Silenciada – Reflexões sobre o Genocídio e suas Vozes" com as especiais participações de Soraya Misleh, jornalista palestino-brasileira e escritora do livro "Al Nakba - um estudo sobre a catástrofe palestina"; Mírian Freitas, autora do livro "Damascos Feridos - poemas sobre Gaza"; Salem H. Nasser, professor da FGV e estudioso do Oriente Médio, do mundo Árabe e Mulçumano e Laura Di Pietro, cofundadora da Editora Tabla.
17h - Palco Coreto Cultural - "Entre o Poético e o Real: O Presente de Natalia Timerman e Bethânia Amaro". Na mesa, as autoras discutem as diferentes formas de abordar o presente, a memória e as experiências que moldam a realidade, com estilos que transitam do poético ao realista.
17h30 - Chocolateria Lascaux - "A importância da curadoria na Literatura Infantil: Diversidade e Cidadania como promoção da Interculturalidade - Contar e mediar histórias. Há diferença?" com Juliana Padua, Lucia Tucuju, Paulo Mauá e Ricardo Jaheem. Mediadora Vanessa Guarani Ratton. Na sequência dois lançamentos: "Pena Vermelha" de Vanessa Ratton e Lucia Tucuju.
18h30 - Palco Sulfurosa - Mesa Especial Prêmio Sesc de Literatura - Um bate papo com os autores, suas obras e sobre o prêmio. Os ganhadores de 2024 são: Romance - Ricardo Mauricio Gonzaga - Livro Bolôlo Gaiola Vazia; Contos - Patrícia Lima - Livro A Glória dos Corpos Menores; Poesia - Antônio Veloso - Livro Contra a Parede.
19h - Carreta Senac - Oficina Comida de Buteco - preparo de petisco - vagas limitadas com inscrição por ordem de chegada.
20h – Ollivia Gastronomia – “Encontro com Fernando Pessoa” - Mesa de bate-papo com Jerônimo Pizarro, especialista sobre o escritor português que acaba de lançar livro “Cartas de Amor” - é necessário fazer a reserva pelo telefone (35) 99146-0012.
20h30 – Palco Sulfurosa – Show com Thiago Antonioni - repertório composto por MPB, pop rock, rock clássico, anos 80 e versões acústicas das canções dos Beatles.
Sábado - 3/05
10h30 - Palco Coreto Cultural – "Entre Linhas e Legados: Mulheres que Tecem Histórias". Conversa com as escritoras Samantha Buglione e Eliane Trindade que exploram diferentes formas de resgatar, contar e reescrever histórias de mulheres. Lançamento dos livros As filhas de Caim e Do Sertão a Hollywood.
11h - Palco Sulfurosa - "Cultivando Esperança: Como Florescer em Tempos Difíceis". Em um mundo marcado por incertezas e desafios, como podemos cultivar a esperança no dia a dia? Partindo de seu livro "A Esperança a Gente Planta", o psicólogo e escritor Alexandre Coimbra Amaral faz uma conversa profunda e acolhedora sobre resiliência, afeto e reconstrução emocional.
Valter Hugo Mãe foi um dos autores presentes na Flipoços 2025
Bruno Alves/Flipoços/Divulgação
11h30 - Chocolateria Lascaux - "Onde Mora o Amor? – Famílias, Afetos e Novas Narrativas". A escritora Paula Frison compartilha sua experiência como mãe e sua vivência ao lado da esposa e do pequeno Benjamim. A conversa abre espaço para reflexão sobre diversidade, maternidade e as diferentes formas de amar e construir laços.
12h – Palco Coreto Cultural - "Prêmios Literários: Reconhecimento, Impacto e o Futuro da Literatura Brasileira" com a presença da autora Izabella Cristo que venceu o 1º. Prêmio Caminhos da Literatura. Ela lança o livro "Mãezinha", pela Editora Dublinense.
12h às 13h30 – Palco Sulfurosa – Show Flávia Jorge e seus Guilhermes .
13h às 17h - Lami Bistrô - Oficina de Escrita Criativa - Encontro Dê um susto no medo: como escrever e lançar seu livro, com Jéssica Balbino. A oficina tem um investimento de R$ 120. Os interessados podem fazer sua inscrição no site do Instituto Caminhos da Palavra . Público-alvo: escritores iniciantes e intermediários que desejam profissionalizar sua escrita e publicar seu primeiro livro.
13h – Palco Coreto Cultural - "Maternidade, Paternidade e dramas familiares na literatura contemporânea" com Karine Asth (ganhadora do Prêmio Jabuti 2023), Cibele Laurentino, Guilherme Marchi e Jaqueline Lima. Os participantes vão discutir como a ficção reflete e ressignifica experiências reais, trazendo narrativas que vão desde os desafios da criação dos filhos até os impactos emocionais de vínculos familiares.
14h30 às 18h – Hall Thermas Antonio Carlos - 3º. Concurso de Declamação Lamartine Figueiredo + “Sarau Ponto & Vírgula” de Ribeirão Preto com lançamento da Antologia “As Palavras Voam – Poemas, Contos e Crônicas” , interpretação do monólogo “Mais ou Menos” de Cassinha Lopes, contação de história por Helena Agostinho e declamação de poemas. Haverá apresentação musical e posse dos novos membros da Academia Poços Caldense de Letras.
14h30 – Palco Sulfurosa - "Fogo nos Verbos: Negritude, Corpo e Insurgência Literária na voz das mulheres" com a escritora e jornalista portuguesa Conceição Queiroz, a escritora Lilia Guerra, com Adriana Negreiros e Dia Nobre. A mesa reúne escritoras de diferentes trajetórias para discutir como a experiência feminina — atravessada por raça, corpo e memória — se manifesta na palavra escrita.
15h30 – Palco Coreto Cultural - "Escolher Transformar: O Poder da Ação Social na Construção do Futuro". Em tempos de desigualdades e desafios sociais, qual o impacto das escolhas individuais na transformação coletiva? A partir do livro "Minha Escolha pela Ação Social", Maria Alice Setubal (Neca) compartilha sua trajetória e reflexões sobre a importância do engajamento social como ferramenta de mudança. A mesa propõe uma conversa inspiradora sobre responsabilidade, impacto e como cada um pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
16h – Palco Sulfurosa – "Vozes em Verso: A Palavra Que Ecoa, Late e Transforma". Felipe Munhoz e Ondjaki exploram as múltiplas formas de dar voz à palavra. Felipe Munhoz lançou recentemente “Dissoluções” e a “A bússola adúltera” e Ondjaki, lança no Flipoços Tempo do Cão.
17h – Bold Bloom – "Os desafios de um casamento artístico e mercadológico” com Paulo Tadeu, Vanessa Stumpf e Aryanne Ribeiro. A mesa propõe uma reflexão sobre o delicado equilíbrio entre a liberdade criativa e as exigências mercadológicas. Mediação Sérgio Sá Leitão.
17h - Palco Coreto – "Entre Sonhos e Realidade: O Legado de Nélida Piñon e Monteiro Lobato" - Do imaginário encantado do Sítio do Picapau Amarelo à profundidade reflexiva das narrativas de Nélida Piñon. Com a participação do historiador e escritor Thomas Giulliano e Karla Vasconcelos, responsável pelo acervo da escritora. Este encontro encerra o ano comemorativo de 90 anos da escritora Nélida Piñon.
Itamar Vieira Junior participa do Flipoços 2025
Uendel Galter
18h30 - Palco Sulfurosa - "Territórios da Palavra: A Literatura de Itamar Vieira Junior". Premiado e aclamado pela crítica, o autor é um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea brasileira. Autor dos sucessos Torto Arado e Salvar o Fogo, suas narrativas mergulham nas profundezas do Brasil rural, explorando temas como memória, ancestralidade, desigualdade social e resistência. Nesta conversa, o escritor compartilha sua trajetória, os processos de criação de suas obras. Conversa com Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.
20h30 – Palco da Sulfurosa – Show Banda Rádio Glasbo. A banda promete trazer o melhor dos sucessos dos anos 50 até os dias de hoje.
Domingo (4/05)
10h30 – Palco Coreto Cultural - "Rio de Janeiro, Capital Mundial do Livro: Conexões e Perspectivas Editoriais" com Dante Cid, Presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), Vice-Presidente do Instituto Pro-Livro e Karine Pansa, Presidente da International Publishers Association e Embaixadora Global de Publicação e Educação. Em 2025, o Rio de Janeiro será a Capital Mundial do Livro, um título concedido pela UNESCO que posiciona a cidade no centro das discussões globais sobre literatura, leitura e mercado editorial. A mesa faz um debate para compreender o alcance e os desafios dessa nomeação histórica.
10h30 – Chocolateria Lascaux - "Entre Identidades e Emoções: Meu Nome é Laura, de Alex Andrade". Na interseção entre ficção e identidade, Alex Andrade apresenta Meu Nome é Laura e compartilha os bastidores da escrita, as camadas de sua protagonista e as inquietações que permeiam sua obra.
11h30 – Palco Sulfurosa - "Alma de Poeta: A Vida em Versos de Maria L.P. Mariano". Aos 87 anos, Maria L.P. Mariano é a prova viva de que a poesia não tem idade – ela é eterna. A autora compartilha sua trajetória literária, suas inspirações e a força das palavras que atravessam gerações. Participação especial de Alexandre Coimbra Amaral.
Flipoços 2025 tem programação com mais de 100 atividades
Bruno Alves/Flipoços/Divulgação
12h30 – Palco Coreto Cultural - “O Papel do Sesc como formador de leitura”. Nesta mesa, Luiz Galina, diretor regional do Sesc SP, compartilha como a instituição desenvolve projetos inovadores que incentivam a leitura em diferentes públicos, promovendo o encontro entre literatura, cultura e educação. Uma reflexão sobre o impacto das bibliotecas, dos programas de incentivo à leitura e da atuação do Sesc na construção de uma sociedade mais leitora.
13h30 - Chocolateria Lascaux - "D. Pedro II e Portugal: memória, representações e sociabilidades". O último imperador do Brasil manteve uma relação profunda com Portugal, país de suas raízes e de seu exílio. Neste livro, a memória do monarca é analisada a partir das representações e sociabilidades construídas entre Brasil e Portugal ao longo do tempo. A obra investiga como D. Pedro II foi percebido, retratado e lembrado em diferentes contextos históricos, revelando as conexões culturais, políticas e afetivas que marcaram sua trajetória e seu legado luso-brasileiro. Apresentação do livro do Mauricio Vicente Ferreira Junior.
14h30 – Palco Sulfurosa - "Oswald de Andrade, mau selvagem" com o escritor e biógrafo Lira Neto. Trata-se da primorosa biografia de uma das personalidades mais contraditórias da literatura brasileira. Escrito no estilo cinematográfico e amparado em farto acervo documental, Lira Neto apresenta Oswald de Andrade em sua verve sarcástica, lírica e demolidora.
15h30 - Palco Coreto Cultural - Homenagem ao Dia Internacional da Língua Portuguesa – Escritores de Portugal, Moçambique e Angola se reúnem para celebrar o Dia Internacional da Língua Portuguesa, refletindo sobre o papel da língua como ponte entre culturas e como legado de histórias compartilhadas. Através de suas obras e vivências, discutem as nuances da lusofonia e como a língua portuguesa é vivida e reinventada em diferentes territórios. Com as especiais participações: Isabel Milhanas Machado (escritora portuguesa, participante da 5ª. Residência Literária Flipoços Camões), Conceição Queiroz (jornalista e escritora moçambicana), Ondjaki (poeta e escritor angolano), Celia Souza (professora portuguesa da Escola Politécnica de Leiria).
16h - Palco Sulfurosa - Show Samba do Vô. Há 13 anos o grupo carrega a bandeira do samba raiz, mantendo viva a tradição desse ritmo brasileiro.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Bruno Alves/Flipoços/Divulgação
O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas - Flipoços de 2025 entra na reta final, mas há ainda muito conteúdo e atrações para serem aproveitados desta sexta (2) até domingo (4).
Além das palestras, oficinas, contações de história e apresentações artísticas, a Vila Literária tem 38 expositores de livros e produtos relacionados à literatura adulta e infantil.
? Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Veja a programação dos próximos dias:
Sexta-feira (2/05)
10h – Palco Sulfurosa – "Turma da Mônica encontra Fernando Pessoa: Literatura e Imaginação sem Fronteiras" – Nesta conversa especial, José Santos e filho Miguel Worcman compartilham os bastidores do projeto que reúne quadrinhos e um dos maiores nomes da poesia, revelando como a literatura e os quadrinhos podem dialogar para aproximar leitores de todas as idades da riqueza da poesia. Participação especial de Jerônimo Pizarro, especialista em Fernando Pessoa e lançamento do livro "Turma da Mônica - encontro com Fernando Pessoa” com participação dos personagens Mônica e Cebolinha.
Gibi Turma da Mônica - encontro com Fernando Pessoa é um dos lançamentos do Flipoços 2025
Flipoços/Divulgação
Clique aqui para ver a programação infantil do Flipoços 2025
10h30 - Chocolateria Lascaux - Oficina “Xícaras, chás, livros & palavras” com Carola Trimano, Paulinha Mót, Lorenzo Leon e TAF - inscrições limitadas por ordem de chegada
11h - Palco Coreto Cultural – "Subjetividade e Cultura na Era da Técnica: Reflexões sobre o Humano Contemporâneo" com Marcelo S. Norberto e Fabio Caprio Leite de Castro. A mesa propõe uma discussão sobre os impactos da era digital na construção da identidade, nas relações sociais e na produção cultural.
11h30 - Chocolateria Lascaux - "Antonio Candido: Um Legado em Movimento" com o editor Flávio Moura. A Todavia relança a obra de Antonio Candido, um dos maiores críticos literários do Brasil, em uma coleção inédita que reafirma sua relevância no pensamento social e na crítica literária.
12h - Palco Sulfurosa - Encontro do Ondjaki com as crianças. Com sua maneira cativante de contar e escrever, o escritor angolano Ondjaki convida os pequenos a explorarem novos mundos, despertando a curiosidade e o amor pela literatura.
13h30 – Palco Coreto Cultural - Encontrão com os Escritores Independentes - roda de conversa com escritores independentes que trazem suas experiências de escritas e criação literária.
Flipoços ocorre de 26 de abril a 4 de maio de 2025, no Parque Afonso Junqueira, em Poços de Caldas
Flipoços/Divulgação
14h - Chocolateria Lascaux - "Conectados: Literatura, Tecnologia e os Desafios da Era Digital". Esta mesa com as escritoras Bia Willcox e Talita Azevedo propõe um debate sobre os impactos da tecnologia na escrita, na leitura e na vida cotidiana.
14h30 – Palco Sulfurosa - "Machado de Assis e Mário de Andrade: Diálogos Entre Gênios da Literatura Brasileira". A escritora e pesquisadora Flora Thomson-Deveaux conduz um diálogo entre as obras de dois dos maiores nomes da literatura brasileira, com as convergências e divergências desses dois gigantes, que, apesar de distantes em época, partilham o olhar crítico e inovador sobre a sociedade brasileira.
14h30 – Café Concerto - "Imagem, Arte e Palavra: Narrativas em Movimento”. A fotografia, a arte plástica e a literatura se entrelaçam nesta conversa entre o fotógrafo Renato Negrão, a artista plástica Ivana Panizzi e a artista plástica e escritora Elisa Stecca.
15h30 - Palco Coreto Cultural – Mesa Influenciadores Digitais - "Qual a influência de um digital influencer no estímulo a leitura?” com os influencers Gabriela Mattos, Isabela de Andrade, Gabriela Gomes, Tiago Valente e Thais de Oliveira.
LEIA TAMBÉM:
Nany People lança livro sobre sua vida depois dos 50 na Flipoços: ‘Etarismo não me pega’
Flipoços chega à 20ª edição como um dos principais festivais literários do país
Como o Brasil influencia o escritor Valter Hugo Mãe: 'despudor em relação à língua'
16h – Palco Sulfurosa – "Gaza: A Tragédia Silenciada – Reflexões sobre o Genocídio e suas Vozes" com as especiais participações de Soraya Misleh, jornalista palestino-brasileira e escritora do livro "Al Nakba - um estudo sobre a catástrofe palestina"; Mírian Freitas, autora do livro "Damascos Feridos - poemas sobre Gaza"; Salem H. Nasser, professor da FGV e estudioso do Oriente Médio, do mundo Árabe e Mulçumano e Laura Di Pietro, cofundadora da Editora Tabla.
17h - Palco Coreto Cultural - "Entre o Poético e o Real: O Presente de Natalia Timerman e Bethânia Amaro". Na mesa, as autoras discutem as diferentes formas de abordar o presente, a memória e as experiências que moldam a realidade, com estilos que transitam do poético ao realista.
17h30 - Chocolateria Lascaux - "A importância da curadoria na Literatura Infantil: Diversidade e Cidadania como promoção da Interculturalidade - Contar e mediar histórias. Há diferença?" com Juliana Padua, Lucia Tucuju, Paulo Mauá e Ricardo Jaheem. Mediadora Vanessa Guarani Ratton. Na sequência dois lançamentos: "Pena Vermelha" de Vanessa Ratton e Lucia Tucuju.
18h30 - Palco Sulfurosa - Mesa Especial Prêmio Sesc de Literatura - Um bate papo com os autores, suas obras e sobre o prêmio. Os ganhadores de 2024 são: Romance - Ricardo Mauricio Gonzaga - Livro Bolôlo Gaiola Vazia; Contos - Patrícia Lima - Livro A Glória dos Corpos Menores; Poesia - Antônio Veloso - Livro Contra a Parede.
19h - Carreta Senac - Oficina Comida de Buteco - preparo de petisco - vagas limitadas com inscrição por ordem de chegada.
20h – Ollivia Gastronomia – “Encontro com Fernando Pessoa” - Mesa de bate-papo com Jerônimo Pizarro, especialista sobre o escritor português que acaba de lançar livro “Cartas de Amor” - é necessário fazer a reserva pelo telefone (35) 99146-0012.
20h30 – Palco Sulfurosa – Show com Thiago Antonioni - repertório composto por MPB, pop rock, rock clássico, anos 80 e versões acústicas das canções dos Beatles.
Sábado - 3/05
10h30 - Palco Coreto Cultural – "Entre Linhas e Legados: Mulheres que Tecem Histórias". Conversa com as escritoras Samantha Buglione e Eliane Trindade que exploram diferentes formas de resgatar, contar e reescrever histórias de mulheres. Lançamento dos livros As filhas de Caim e Do Sertão a Hollywood.
11h - Palco Sulfurosa - "Cultivando Esperança: Como Florescer em Tempos Difíceis". Em um mundo marcado por incertezas e desafios, como podemos cultivar a esperança no dia a dia? Partindo de seu livro "A Esperança a Gente Planta", o psicólogo e escritor Alexandre Coimbra Amaral faz uma conversa profunda e acolhedora sobre resiliência, afeto e reconstrução emocional.
Valter Hugo Mãe foi um dos autores presentes na Flipoços 2025
Bruno Alves/Flipoços/Divulgação
11h30 - Chocolateria Lascaux - "Onde Mora o Amor? – Famílias, Afetos e Novas Narrativas". A escritora Paula Frison compartilha sua experiência como mãe e sua vivência ao lado da esposa e do pequeno Benjamim. A conversa abre espaço para reflexão sobre diversidade, maternidade e as diferentes formas de amar e construir laços.
12h – Palco Coreto Cultural - "Prêmios Literários: Reconhecimento, Impacto e o Futuro da Literatura Brasileira" com a presença da autora Izabella Cristo que venceu o 1º. Prêmio Caminhos da Literatura. Ela lança o livro "Mãezinha", pela Editora Dublinense.
12h às 13h30 – Palco Sulfurosa – Show Flávia Jorge e seus Guilhermes .
13h às 17h - Lami Bistrô - Oficina de Escrita Criativa - Encontro Dê um susto no medo: como escrever e lançar seu livro, com Jéssica Balbino. A oficina tem um investimento de R$ 120. Os interessados podem fazer sua inscrição no site do Instituto Caminhos da Palavra . Público-alvo: escritores iniciantes e intermediários que desejam profissionalizar sua escrita e publicar seu primeiro livro.
13h – Palco Coreto Cultural - "Maternidade, Paternidade e dramas familiares na literatura contemporânea" com Karine Asth (ganhadora do Prêmio Jabuti 2023), Cibele Laurentino, Guilherme Marchi e Jaqueline Lima. Os participantes vão discutir como a ficção reflete e ressignifica experiências reais, trazendo narrativas que vão desde os desafios da criação dos filhos até os impactos emocionais de vínculos familiares.
14h30 às 18h – Hall Thermas Antonio Carlos - 3º. Concurso de Declamação Lamartine Figueiredo + “Sarau Ponto & Vírgula” de Ribeirão Preto com lançamento da Antologia “As Palavras Voam – Poemas, Contos e Crônicas” , interpretação do monólogo “Mais ou Menos” de Cassinha Lopes, contação de história por Helena Agostinho e declamação de poemas. Haverá apresentação musical e posse dos novos membros da Academia Poços Caldense de Letras.
14h30 – Palco Sulfurosa - "Fogo nos Verbos: Negritude, Corpo e Insurgência Literária na voz das mulheres" com a escritora e jornalista portuguesa Conceição Queiroz, a escritora Lilia Guerra, com Adriana Negreiros e Dia Nobre. A mesa reúne escritoras de diferentes trajetórias para discutir como a experiência feminina — atravessada por raça, corpo e memória — se manifesta na palavra escrita.
15h30 – Palco Coreto Cultural - "Escolher Transformar: O Poder da Ação Social na Construção do Futuro". Em tempos de desigualdades e desafios sociais, qual o impacto das escolhas individuais na transformação coletiva? A partir do livro "Minha Escolha pela Ação Social", Maria Alice Setubal (Neca) compartilha sua trajetória e reflexões sobre a importância do engajamento social como ferramenta de mudança. A mesa propõe uma conversa inspiradora sobre responsabilidade, impacto e como cada um pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
16h – Palco Sulfurosa – "Vozes em Verso: A Palavra Que Ecoa, Late e Transforma". Felipe Munhoz e Ondjaki exploram as múltiplas formas de dar voz à palavra. Felipe Munhoz lançou recentemente “Dissoluções” e a “A bússola adúltera” e Ondjaki, lança no Flipoços Tempo do Cão.
17h – Bold Bloom – "Os desafios de um casamento artístico e mercadológico” com Paulo Tadeu, Vanessa Stumpf e Aryanne Ribeiro. A mesa propõe uma reflexão sobre o delicado equilíbrio entre a liberdade criativa e as exigências mercadológicas. Mediação Sérgio Sá Leitão.
17h - Palco Coreto – "Entre Sonhos e Realidade: O Legado de Nélida Piñon e Monteiro Lobato" - Do imaginário encantado do Sítio do Picapau Amarelo à profundidade reflexiva das narrativas de Nélida Piñon. Com a participação do historiador e escritor Thomas Giulliano e Karla Vasconcelos, responsável pelo acervo da escritora. Este encontro encerra o ano comemorativo de 90 anos da escritora Nélida Piñon.
Itamar Vieira Junior participa do Flipoços 2025
Uendel Galter
18h30 - Palco Sulfurosa - "Territórios da Palavra: A Literatura de Itamar Vieira Junior". Premiado e aclamado pela crítica, o autor é um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea brasileira. Autor dos sucessos Torto Arado e Salvar o Fogo, suas narrativas mergulham nas profundezas do Brasil rural, explorando temas como memória, ancestralidade, desigualdade social e resistência. Nesta conversa, o escritor compartilha sua trajetória, os processos de criação de suas obras. Conversa com Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.
20h30 – Palco da Sulfurosa – Show Banda Rádio Glasbo. A banda promete trazer o melhor dos sucessos dos anos 50 até os dias de hoje.
Domingo (4/05)
10h30 – Palco Coreto Cultural - "Rio de Janeiro, Capital Mundial do Livro: Conexões e Perspectivas Editoriais" com Dante Cid, Presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), Vice-Presidente do Instituto Pro-Livro e Karine Pansa, Presidente da International Publishers Association e Embaixadora Global de Publicação e Educação. Em 2025, o Rio de Janeiro será a Capital Mundial do Livro, um título concedido pela UNESCO que posiciona a cidade no centro das discussões globais sobre literatura, leitura e mercado editorial. A mesa faz um debate para compreender o alcance e os desafios dessa nomeação histórica.
10h30 – Chocolateria Lascaux - "Entre Identidades e Emoções: Meu Nome é Laura, de Alex Andrade". Na interseção entre ficção e identidade, Alex Andrade apresenta Meu Nome é Laura e compartilha os bastidores da escrita, as camadas de sua protagonista e as inquietações que permeiam sua obra.
11h30 – Palco Sulfurosa - "Alma de Poeta: A Vida em Versos de Maria L.P. Mariano". Aos 87 anos, Maria L.P. Mariano é a prova viva de que a poesia não tem idade – ela é eterna. A autora compartilha sua trajetória literária, suas inspirações e a força das palavras que atravessam gerações. Participação especial de Alexandre Coimbra Amaral.
Flipoços 2025 tem programação com mais de 100 atividades
Bruno Alves/Flipoços/Divulgação
12h30 – Palco Coreto Cultural - “O Papel do Sesc como formador de leitura”. Nesta mesa, Luiz Galina, diretor regional do Sesc SP, compartilha como a instituição desenvolve projetos inovadores que incentivam a leitura em diferentes públicos, promovendo o encontro entre literatura, cultura e educação. Uma reflexão sobre o impacto das bibliotecas, dos programas de incentivo à leitura e da atuação do Sesc na construção de uma sociedade mais leitora.
13h30 - Chocolateria Lascaux - "D. Pedro II e Portugal: memória, representações e sociabilidades". O último imperador do Brasil manteve uma relação profunda com Portugal, país de suas raízes e de seu exílio. Neste livro, a memória do monarca é analisada a partir das representações e sociabilidades construídas entre Brasil e Portugal ao longo do tempo. A obra investiga como D. Pedro II foi percebido, retratado e lembrado em diferentes contextos históricos, revelando as conexões culturais, políticas e afetivas que marcaram sua trajetória e seu legado luso-brasileiro. Apresentação do livro do Mauricio Vicente Ferreira Junior.
14h30 – Palco Sulfurosa - "Oswald de Andrade, mau selvagem" com o escritor e biógrafo Lira Neto. Trata-se da primorosa biografia de uma das personalidades mais contraditórias da literatura brasileira. Escrito no estilo cinematográfico e amparado em farto acervo documental, Lira Neto apresenta Oswald de Andrade em sua verve sarcástica, lírica e demolidora.
15h30 - Palco Coreto Cultural - Homenagem ao Dia Internacional da Língua Portuguesa – Escritores de Portugal, Moçambique e Angola se reúnem para celebrar o Dia Internacional da Língua Portuguesa, refletindo sobre o papel da língua como ponte entre culturas e como legado de histórias compartilhadas. Através de suas obras e vivências, discutem as nuances da lusofonia e como a língua portuguesa é vivida e reinventada em diferentes territórios. Com as especiais participações: Isabel Milhanas Machado (escritora portuguesa, participante da 5ª. Residência Literária Flipoços Camões), Conceição Queiroz (jornalista e escritora moçambicana), Ondjaki (poeta e escritor angolano), Celia Souza (professora portuguesa da Escola Politécnica de Leiria).
16h - Palco Sulfurosa - Show Samba do Vô. Há 13 anos o grupo carrega a bandeira do samba raiz, mantendo viva a tradição desse ritmo brasileiro.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Para ler a notícia completa, acesse o link original:
0 curtidas
Notícias Relacionadas
Não há mais notícias para carregar
Comentários 0