Linnpy

G
G1
5h

Aprovados em concurso da Educação de Palmas fazem mutirão de exames na expectativa para nomeação

Aprovados em concurso da Educação de Palmas fazem mutirão de exames na expectativa para nomeação
Laudos vão servir para posse dos aprovados homologados no concurso. Atendimentos são organizados pela Comissão de Aprovados. Aprovados no concurso da educação de Palmas fazem mutirão de exames
Um mutirão que começou nesta quinta-feira (22) está ofertando consultas médicas e exames necessários para a posse de aprovados homologados no concurso da Secretaria Municipal de Educação de Palmas. A iniciativa é da Comissão de Aprovados no concurso, que foi realizado em 2024.
? Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O concurso ofertou 3,5 mil vagas para início imediato e cadastro reserva. Foram 29.406 inscritos no processo seletivo. O resultado final saiu em dezembro de 2024, mas até o hoje os aprovados enfrentam problemas para nomeação.
Os atendimentos são feitos com prioridade para quem é aprovado e seguem assim até o dia 14 de junho. A professora Núbia Ney Galvão fez consulta e exames para avaliar os sistemas auditivo e vocal.
“A gente estava há um bom tempo na espera e graças a Deus chegou o momento de a gente fazer os exames”, comentou a professora.
Conforme a comissão, o mutirão foi pensado para que nenhum candidato aprovado perca a vaga por falta dos exames necessários e cobrados na posse. A prefeitura confirmou que a nomeação dos aprovados em quatro cargos deve acontecer no dia 30 de junho. A posse está prevista para julho e o primeiro dia de trabalho dos novos concursados deve ser em 1º de agosto.
“Hoje se inicia a parte de exames porque a parte médica necessita desses exames para poder laudar. Do dia 9 ao dia 14 [de junho], a gente vai ter cinco profissionais médicos recebendo todo esse público que passou no concurso para estar acolhendo e dando os laudos para que possam tomar posse”, explicou a presidente da comissão dos aprovados, Francisca Paz.
Mutirão oferta exames para candidatos aprovados
Tv Anhanguera/Reprodução
LEIA TAMBÉM
Prefeitura faz contratações e convoca novos aprovados em concurso da Educação de Palmas
Prefeitura convoca aprovados em cargos suspensos do concurso da Educação para contrato temporário
Resultado do concurso da Educação de Palmas é homologado pela prefeitura
As provas do concurso foram aplicadas em setembro de 2024. Mas após a divulgação de resultados, o certame foi parcialmente suspenso pelo Tribunal de Justiça (TJTO), depois que o Ministério Público Estadual recebeu denúncias de candidatos.
Entre as possíveis irregularidades apontadas está um “padrão atípico do gabarito”, além de questionamentos sobre possíveis falhas na elaboração e revisão das provas. A prefeitura entrou com recurso e o caso foi parar no Supremo Tribunal de Justiça (SJT), que decidiu manter a suspensão.
Após meses de batalhas judiciais, no dia 29 de abril, um parecer favorável derrubou a suspensão. “São cinco meses desde o embargo do concurso até a finalização, que foi a questão judicial que nos favoreceu enquanto candidatos aprovados, e a serem convocados e nomeados no nosso grande sonho, que é tomar posse”, comemorou Francisca.
O professor Glausson Parlandino Ferreira relembrou os momentos de incerteza e dificuldade até passar no concurso. “Batia na trave sempre, e só pensando que uma hora vai dar certo, uma hora eu consigo vencer a Copese [banca]. Quando eu venci a Copese, vi meu nome nos primeiros colocados e não podia tomar posse, o sentimento foi de frustração”, contou.
A comissão já está organizando mais um mutirão de exames para os aprovados no cadastro reserva e também para os candidatos excedentes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar