Linnpy

G
G1
2h

Professores mantém greve em Salvador após impasse com prefeitura sobre reajuste salarial

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado

Professores mantém greve em Salvador após impasse com prefeitura sobre reajuste salarial
Categoria realizou uma nova assembleia nesta quinta-feira (15) e decidiu pela manutenção da greve, que já dura 10 dias. Greve dos professores municipais de Salvador entra no décimo dia
Professores da rede municipal de educação de Salvador decidiram manter a greve após não chegarem a um acordo com a prefeitura da capital baiana. A categoria realizou uma nova assembleia nesta quinta-feira (15) e vive um impasse com a gestão municipal sobre o pagamento do piso salarial. Os trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pela gestão municipal, que previa um reajuste de 6,27% no salário. A greve dos professores já dura 10 dias e afeta mais de 131 mil alunos da rede municipal de ensino.
Por meio de nota, a APLB-Sindicato exige que o piso salarial do magistério, previso para R$ 4.867,77, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC), seja pago pela prefeitura. Eles alegam que gestão paga pouco mais de R$ 3.070 e enfatizam que essa defasagem já dura mais de 10 anos.
Professores da rede municipal de Salvador realizaram um protesto nesta terça-feira (6), na Praça Campo Grande
APLB-Sindicato
Após negarem a proposta, os professores afirmam que não houve novas rodadas de negociação com a prefeitura. Segundo a apuração da TV Bahia, os trabalhadores mantiveram a greve mesmo após uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), divulgada no dia 7 maio, que determinou o retorno imediato dos profissionais às atividades, no prazo de 24 horas. A categoria decidiu manter a paralisação até a próxima terça-feira (20), quando acontecerá uma nova assembleia.
A prefeitura afirmou, em nota, que segue aberta ao diálogo com representantes da rede pública municipal. Além disso, a gestão ressaltou que nos últimos anos promoveu investimentos robustos para melhorar a qualidade da educação municipal, como a requalificação da infraestrutura das unidades de ensino, bem como investimentos em formação e tecnologia.
Entenda exigências das categoria
Além dos salários, os professores pedem mais concursos públicos e melhores condições de trabalho nas salas de aula. Os profissionais declararam o estado de greve no dia 6 de maio e chegaram a realizar um protesto na Praça Campo Grande para marcar o início das reivindicações.
Protesto dos professores nesta quarta-feira (7)
APLB
A primeira proposta da prefeitura recebida pelo sindicato dos professores, no dia 29 de abril, previa um reajuste linear de 4% no salário da categoria, divido em duas parcelas: 2% a partir de maio e 2% a partir de outubro. A categoria rejeitou essa proposta, assim como a seguinte, que previa um reajuste de 6,27%.
Os trabalhadores consideraram as opções insuficientes para garantir o piso nacional do magistério, conforme a Lei do Piso do Magistério, que prevê o reajuste anual do salário mínimo para professores, com carga horária de 40 horas semanais.
A cidade de Salvador possui 415 escolas municipais, incluindo creches, pré-escolas e ensino fundamental I e II. Ao todo, mais de 131 mil estudantes são atendidos na rede municipal de educação. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) da capital baiana informou que nem todos os professores aderiram ao movimento.
Conforme a Smed, algumas escolas tiveram funcionamento normal após declaração da greve e outras funcionaram apenas com algumas turmas. A secretaria ressaltou que os setores administrativos de todas as unidades funcionam normalmente.
LEIA MAIS
Professores da rede municipal de Salvador aprovam greve por tempo indeterminado
Limite de velocidade em trechos das BR-324 e BR-116 na Bahia é reduzido após suspensão da cobrança de pedágio
Salvador oferece inserção gratuita de DIU em unidades de saúde; saiba como acessar
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia ?

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar