Linnpy

G
G1
16h

Lula chega à Rússia para participar de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória

Lula chega à Rússia para participar de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória
Data é o marco da vitória das tropas da União Soviética e demais países aliados contra a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada a Moscou.
Ricardo Stuckert/ Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pousou nesta quarta-feira (7) em Moscou, capital da Rússia, onde participará das celebrações de 80 anos do Dia da Vitória, organizadas pelo governo russo.
?A data é o marco da vitória das tropas da União Soviética e demais países aliados contra a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Em uma rede social, Lula confirmou a chegada.
"Já estou na Rússia para participar das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra. Esse dia, que define a vitória contra o nazismo. A vinda à Rússia reafirma nosso compromisso com o multilateralismo. Iremos assinar acordos de cooperação em Ciência e Tecnologia e buscar a ampliação das nossas parcerias comerciais", escreveu.
Motta, Alcolumbre e Barroso foram convidados para viajar com Lula e Janja para funeral do papa Francisco
A celebração está marcada para sexta-feira (9). Na noite anterior, Lula e os demais chefes de Estado e de governo presentes devem se reunir para jantar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Lula embarcou na noite de terça-feira (6) comum a comitiva de ministros e convidados, entre os quais, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Alcolumbre publicou uma mensagem em uma rede social dizendo que embarcou a Rússia ao lado do presidente Lula para representar o Congresso na celebração.
E acrescentou que carrega não apenas a "responsabilidade institucional", mas também "um simbolismo profundo e pessoal" por ser o primeiro presidente judeu do Parlamento.
Em Moscou, além dos compromissos do Dia da Vitória, Lula deve ter reuniões com outros líderes. Uma das reuniões será com Putin.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Vice-presidente e ministro da Industria e comercio, Geraldo Alckmin durante partida para Casablanca.
Ricardo Stuckert/ Presidência da República
China
Lula seguirá de Moscou para Pequim, onde terá compromissos na segunda (12) e terça-feira (13).
O presidente participará de encontro do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e terá reunião reservada com o presidente da China, Xi Jinping.
A visita ao país asiático, principal parceiro comercial do Brasil, ocorre em um contexto de guerra tarifária entre China e Estados Unidos.
A China é o principal alvo das taxas impostas pelo presidente americano, Donald Trump. Os dois países anunciarão que iniciarão negociações para rever as tarifas.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar