Linnpy

G
G1
5h

UEMG inaugura núcleos de atendimento jurídico gratuito para população de baixa renda em Cláudio

UEMG inaugura núcleos de atendimento jurídico gratuito para população de baixa renda em Cláudio
Projeto une responsabilidade social e formação prática aos estudantes de Direito. Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) unidade Cláudio
Uemg/Divulgação
A Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), unidade Cláudio, inaugurou nesta semana dois espaços voltados à promoção do acesso à justiça: o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o Núcleo de Assistência Judiciária (NAJ).
O objetivo é oferecer atendimento jurídico gratuito à população em situação de vulnerabilidade social. A ação também integra teoria e prática na formação dos estudantes de Direito.
? Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Segundo a coordenadora do curso, professora doutora Ana Paula Santos Diniz, a criação dos núcleos representa um marco no processo pedagógico da instituição.
“Não se trata apenas da inauguração de um espaço físico, mas da materialização de um projeto comprometido com a formação ética, crítica e cidadã dos nossos alunos. Eles terão a oportunidade de lidar com demandas reais, sempre sob a supervisão de professores e advogados experientes, contribuindo para a promoção da justiça entre os menos favorecidos”, afirmou.
A proposta dos núcleos é que os estudantes ampliem os conhecimentos acadêmicos por meio da vivência prática, atuando diretamente na resolução de casos reais que envolvem a comunidade local.
O professor doutor Frederico Cordeiro Martins, coordenador do NPJ e do NAJ, destacou que mais de 7.600 pessoas em Cláudio vivem em situação de vulnerabilidade econômica e poderão ser beneficiadas pelo serviço.
Núcleos de suporte jurídico à população de baixa renda são inaugurados na Uemg em Cláudio
Uemg/Divulgação
“Estamos criando um espaço de acesso à justiça para aqueles que mais necessitam. Esse é o perfil do nosso público-alvo. A atuação será voltada para demandas específicas, previamente definidas pela coordenação do curso, de modo a atender as necessidades mais urgentes da população”, explicou Martins.
O NAJ oferece apenas orientação e consultoria jurídica. Já o NPJ presta advocacia gratuita em meios legais, judiciais, extrajudiciais e administrativos.
Os serviços são destinados a pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos por mês.
Atendimentos dos núcleos de apoio jurídico serão prestados à população em vulnerabilidade social em Cláudio
Uemg/Divulgação
Os espaços também serão campos de estágio obrigatório para os alunos. A atividade será supervisionada por professores da instituição.
A Uemg divulgará em breve por meio dos canais institucionais outros os critérios de acesso e o calendário de atendimentos.
Equipe da Uemg durante inauguração dos núcleos de apoio jurídico em Cláudio
Uemg/Divulgação
VEJA TAMBÉM: Projeto jurídico da faculdade Anhanguera em Divinópolis oferece atendimento gratuito aos mais vulneráveis
Integração na Universidade: projeto jurídico da faculdade Anhanguera em Divinópolis
? Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Equipe da Uemg durante inauguração dos núcleos de apoio jurídico em Cláudio
eumg

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar