Linnpy

G
G1
18h

'Está sendo bem difícil: primeiro Dia das Mães sem ela', diz Thays Brandão sobre a filha Millena, atriz mirim morta após dores de cabeça

'Está sendo bem difícil: primeiro Dia das Mães sem ela', diz Thays Brandão sobre a filha Millena, atriz mirim morta após dores de cabeça
Atriz de 11 anos morreu dia 2 após desmaiar e passar por três unidades médicas, onde sofreu 13 paradas cardíacas. Menina teve morte cerebral. Exame suspeita de tumor no cérebro como causa da morte. Veja o que se sabe e o que falta saber sobre caso que comoveu fãs. Thays Brandão e a filha Millena. Atriz morreu aos 11 anos de idade após sentir dores de cabeça e passar por três hospitais. Foto acima foi de mãe e filha no Dia das Mães de 2024
Divulgação
"Está sendo bem difícil: primeiro Dia das Mães sem ela", disse ao g1 Thays Brandão sobre a filha Millena, atriz e modelo mirim que morreu há pouco mais de uma semana após sentir fortes dores de cabeça e passar por três unidades médicas em São Paulo. O caso da menina de 11 anos comoveu fãs e quem acompanhou o drama dela pelas redes sociais e na imprensa.
Até a última atualização desta reportagem a causa da morte dela ainda era desconhecida e continuava sendo apuradas pelas autoridades. A principal suspeita é de que possa ter sido provocada por um tumor cerebral. Veja mais abaixo o que se sabe e o que falta saber sobre o caso.
Neste domingo (11), quando é comemorado o Dia das Mães, Thays terá a lembrança dos anos em que a filha sempre aparecia com cartinhas que entregava nessa data.
"Nunca deixou passar em branco!", escreveu a mulher no Instagram de Millena sobre o que a menina fazia. "Se preocupava em eu acordar com um café na cama".
A postagem foi feita no sábado (10), juntamente com uma sequência de fotos do último Dia das Mães em que Thays recebeu os carinhos da filha. "E como você está fazendo falta aqui", postou. "Ainda tentando me acostumar que você não volta mais".
Thays e Millena Brandão
Reprodução
O que se sabe e o que falta saber
Uma semana após o falecimento de Millena Brandão, os pais dela continuam sem saber o que causou a sua morte.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as possíveis causas e eventuais responsabilidades pelo que aconteceu com a atriz. As secretarias municipal e estadual de Saúde também apuram se a equipe médica cometeu que a atendeu cometeu alguma irregularidade.
Desde que começou a sentir fortes dores de cabeça, a paciente passou por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) municipal e dois hospitais estaduais em nove dias. Nesse período, desmaiou e teve 13 paradas cardíacas.
Após suspeita de dengue, descartada posteriormente, exames apontaram infecção urinária e possível tumor no cérebro. A morte encefálica de Millena foi confirmada no dia 2 de maio.
Millena Brandão tinha 11 anos; ao lado foto do exame onde seta do mouse circundada em vermelho mostra mancha suspeita de ser um tumor no cérebro da atriz, segundo a família
Reprodução/Divulgação
Veja abaixo o que se sabe e o que falta saber sobre o caso:
Quem é Millena
Millena Brandão posa na frente do SBT
Reprodução/Arquivo pessoal
Millena fazia parte da Cia Artística En’cena e participou de novelas como "A infância de Romeu e Julieta" e "A Caverna Encantada", do SBT, além da produção da Netflix, "Sintonia".
Com mais de 140 mil seguidores no Instagram antes de sua morte, Millena tinha o desejo de continuar seguindo a carreira de atriz e modelo. Ela postava fotos e vídeos de suas atuações e trabalhos, interagindo com os fãs.
Em outubro de 2023, Millena celebrou o início da sua carreira na emissora de Silvio Santos. "E o sonho se tornou realidade... Quem acredita sempre alcança", escreveu na legenda de uma foto em frente ao logo da emissora.
O que a levou ao Hospital Pedreira
Millena Brandão tinha 11 anos. Na foto acima ela aparece ao lado da irmã caçula e dos pais, Luiz e Thays Brandão
Divulgação/Arquivo pessoal
No dia 24 de abril Millena estava com dor de cabeça quando foi pela primeira vez ao Hospital Geral de Pedreira, na Zona Sul Segundo Thays e Luiz Brandão, pai da menina, o médico que atendeu disse que ela estava com dengue, mesmo sem ter feito exames. E a liberou para ir para casa repousar. Receitou tomar apenas dipirona.
Em 26 de abril, Milena deixou de desfilar num evento por continuar a sentir dores, dessa vez na perna. A família voltou com a menina para o Hospital Pedreira, onde os exames de sangue não apresentaram alterações. Ela foi orientada pela equipe médica a voltar para a residência e descansar.
No dia 27 de abril, a família tentou levá-la à igreja, mas a menina se queixava de dores de cabeça mais fortes, sonolência e falta de apetite. Voltaram para casa.
Por que foi a UPA Antonieta
Millena Brandão tinha 11 anos; exame onde círculo vermelho mostra mancha suspeita de ser um tumor no cérebro da atriz, segundo a família
Reprodução
Na noite de 28 de abril, Millena desmaiou dentro do banheiro da residência. Seus pais a levaram carregada para a UPA Maria Antonieta. Lá, recobrou a consciência. Exames descartaram dengue, Covid e H1N1. Exames detectaram infecção urinária. Ela recebeu antibióticos, dipirona e, diante da dor persistente na cabeça, tramal.
Devido à gravidade do seu estado de saúde, os médicos pediram uma vaga para ela na internação de algum hospital. Na manhã do dia 29 de abril, Millena teve a primeira parada cardiorrespiratória. A equipe médica a reanimou com massagens e choques elétricos. Depois a entubou. Desde então ela ficou em coma e não acordou mais.
Como foi transferida para o Hospital Grajaú
Braço de Milena com pulseira de identificação no pulso durante sua internação no Hospital Geral do Grajaú
Reprodução/Divulgação
No mesmo dia 29 de abril, uma ambulância a transferiu da UPA para o Hospital Geral do Grajaú, onde teve mais 12 paradas cardíacas. Segundo a família, como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava lotada, a filha ficou num quarto comum.
Durante o período em que Millena ficou internada, os médicos conseguiram uma vaga para ela no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP), mas ela não foi transferida por causa do seu estado de saúde debilitado. Qualquer movimentação poderia fazer o coração parar.
Exame suspeita de tumor cerebral?
Millena Brandão tinha 11 anos; exame onde círculo vermelho mostra mancha suspeita de ser um tumor no cérebro da atriz, segundo a família
Reprodução
Um novo exame em Millena, esse de tumografia, detectou uma massa de 5 centímetros no cérebro dela. Segundo a família, os médicos disseram que o diagnóstico do que aquilo era não foi preciso.
"Só que não se sabe se essa massa era um tumor, um cisto, um edema, um coágulo... porque não conseguiram abrir a cabeça dela para ver", falou Thays.
Quando morte encefálica foi confirmada
Millena ficou internada por quatro dias no Hospital do Grajaú
Reprodução/Divulgação
Diante disso, como a menina não acordava e não apresentava melhor, os médicos decidiram dar início ao protocolo para confirma a morte encefálica dela. O que ocorreu no dia 2 de maio. Em seguida, a família autorizou o hospital a desligar os aparelhos.
"Eu falei que se fosse para deixar o coraçãozinho dela parar de bater sozinho, a gente sofreria mais, e ela também. E pedimos para desligarem os aparelhos", disse Thays ao g1.
O que informa a declaração de óbito?
Encaminhamento sobre o corpo de Millena Brandão informa que ela ficou em 'coma' e teve 'choque circulatório'
Reprodução
O g1 teve acesso ainda à declaração de óbito, com informações escritas à mão por um médico do último hospital por onde ela passou, descrevendo que a menina teve "morte súbita, sem causa determinante aparente".
Na declaração de óbito de Millena que foi impressa e entregue à família consta a expressão "morte a esclarecer" e que estão sendo aguardados "exames complementares". “Ficou um ponto de interrogação”, afirmou a mãe.
Declaração de óbito de Millena Brandão informa que a causa da morte ainda tem de ser esclarecida
Reprodução
Já na guia de encaminhamento de cadáver, também com manuscritos de um médico, consta que Millena “faleceu durante internação de 4 dias”, chegou ao hospital com quadro clínico de “coma” e “choque circulatório”.
E que, de acordo com o histórico médico dela, a criança estava com “cefaléia há 6 dias” e “coma há 1 dia”. Ainda teve “processo expansivo” relacionado ao “SNC” (Sistema Nervoso Central), de acordo com a “tomografia” realizada em 29 de abril. Que informou haver “diagnóstico diferencial neoplasiva” (formação de um novo tecido anormal, que pode ser benigno ou maligno, como um tumor) “não definido”.
O que dizem as secretarias de Saúde
A atriz mirim Millena Brandão
Reprodução
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) Sul, lamentou a morte de Millena. E informou, por meio de nota, que seria "aberta sindicância para apuração e esclarecimento detalhado no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dona Maria Antonieta."
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou comunicado para informar que o Hospital Geral de Pedreira lamentou o que ocorreu com a paciente, que está à disposição para dar esclarecimentos do caso. E ainda que a "unidade apurará a conduta médica adotada durante o atendimento."
Porque a polícia investiga o caso
Thays, a filha caçula no colo, Luiz e Millena Brandão
Divulgação
A Polícia Civil decidiu investigar o caso Millena depois que os pais dela fizeram um boletim de ocorrência sobre a morte da menina, no sábado (3). Ele foi registrado na delegacia como "morte suspeita".
O 101º Distrito Policial (DP), Jardim das Imbuias, abriu inquérito para investigar quais foram as possíveis causas e eventuais responsabilidades pela morte de Millena.
Quais órgãos apuram a causa da morte?
A atriz mirim Millena Brandão
Reprodução/Redes sociais
Caberá ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) apontar o que provocou a morte de Millena. O resultado será levado para conhecimento dos pais e da investigação policial. O Instituto Médico Legal (IML) também vai apurar o que pode ter matado a atriz.
"Laudos periciais foram requisitados e estão em andamento para análise da autoridade policial", informa o comunicado da Secretaria da Segurança Pública (SSP) sobre o caso. A expectativa é a de que os exames fiquem prontos num prazo de até 90 dias.
Família suspeita de negligência médica
Milena Brandão, atriz mirim, morre aos 11 anos
Em entrevista ao g1, os pais de Millena informaram que querem que a polícia investigue a UPA e os hospitais e suas equipes médicas por suposta negligência durante o atendimento que prestaram a Millena.
Segundo Thays e Luiz Brandão, teria havido uma série de situações questionáveis, desde diagnósticos imprecisos e falhos até a falta de informação sobre o que de fato causou a morte da filha deles.
“Os médicos ainda não disseram o que realmente minha filha teve e o que a matou”, disse Thays. Ela e Luiz também são pais de uma menina de 2 anos. "Não sabemos o que a matou".
A equipe de reportagem também conversou com o advogado Antonio Carlos Geraldes Neto, que defende os interesses dos pais da atriz.
"Por ora, estamos respeitando o luto da família. Já estamos direcionando os próximos passos. Antes de tomar qualquer decisão, estamos revisitando todos os fatos, levantando todos os documentos. Essa semana irei me reunir com a família para pontuar todo o ocorrido", disse Toninho. "De todo modo, pontuo que tudo será feito conforme o desejo da família."
A criança foi enterrada no dia 4 de maio num cemitério da Zona Sul sob forte comoção popular.
Thays e Millena Brandão em fotos do Dia das Mães de 2024
Divulgação

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar