Vc viu? Morre segunda vítima que comeu ovo de Páscoa suspostamente envenenado, José Sarney celebra 95 anos em SL e outras notícias da semana no g1 MA

Transforme suas redes sociais em uma máquina de vendas!
Com nossa gestão de redes sociais, você terá conteúdos profissionais e aumento de engajamento.
BID Mídia Patrocinado

Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana do dia 20 de abril a 26 de abril.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (20)
Jordélia Pereira Barbosa, de 35 anos, foi presa por suspeita de envenenar ovo de Páscoa no Maranhão
Reprodução/Redes Sociais
A mulher presa por suspeita de envenenar um ovo de Páscoa e enviar para uma família de Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, foi transferida no último domingo (20), para a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís (UPFEM).
A prisão preventiva de Jordélia Pereira Barbosa, de 35 anos, foi decretada durante a audiência de custódia realizada na sexta-feira (18). Ela estava presa em Santa Inês (MA) e, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), ela deve permanecer no presídio à disposição da Justiça durante o curso das investigações.
A prisão preventiva de Jordélia Pereira Barbosa, de 35 anos, foi decretada durante a audiência de custódia realizada na sexta-feira (18). Ela estava presa em Santa Inês (MA) e, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), ela deve permanecer no presídio à disposição da Justiça durante o curso das investigações.
Segunda-feira (21)
Há suspeita de que o ovo recebido pela família estava envenenado.
Reprodução/TV Mirante
Na segunda-feira (21), o g1 divulgou que uma das vítimas de envenenamento em Imperatriz Mirian Lira, de 32 anos, foi extubada.
A mulher, que estava em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal de Imperatriz, desde o dia 17 de abril, após comer um ovo de Páscoa, já consegue se comunicar e apresenta boa evolução, embora ainda esteja sem movimentar o corpo.
De acordo com a família, Mirian saiu da UTI e foi para a enfermaria, na segunda-feira (21), onde foi informada sobre a morte do filho Luís Fernando, de 7 anos, e sobre o estado de saúde da filha Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, que está entubada na UTI, após consumir o mesmo chocolate.
Mirian chegou a passar mal após receber a notícia, mas está tendo suporte psicológico para lidar com a perda do filho e com a situação grave da filha.
Segundo o último boletim médico, divulgado na manhã desta segunda, Evelyn Fernanda segue internada na UTI II e apresentou piora clínica, neurológica e hemodinâmica, considerável nas últimas 24h.
O Hospital Municipal de Imperatriz informou, ainda, que a adolescente está mantendo-se hipotensa (com pressão baixa), mesmo com medicações otimizadas para manter a pressão arterial minimamente estável.
A equipe médica afirmou que segue acompanhando o caso de forma contínua, adotando todas as medidas necessárias para estabilização do quadro clínico.
Terça-feira (22)
Evely Fernanda também comeu o ovo de Páscoa que matou o irmão, Luís Fernando, de sete anos
Divulgação/Redes Sociais
O g1 também divulgou a morte da adolescente Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos. Ela, o menino Luís Fernando, de 7 anos, e a mãe dos dois, Mirian Lira, passaram mal após comer um ovo de Páscoa supostamente envenenado em Imperatriz, no Maranhão. A mãe continua internada com quadro estável.
A adolescente morreu devido a um choque vascular, associado com a falência de vários órgãos, informou o Hospital Municipal de Imperatriz, onde ela estava internada desde 16 de abril.
"Infelizmente o quadro clínico apresentou grave e rápida deterioração, sem resposta ao tratamento".
A principal suspeita de envenenar o ovo de Páscoa é Jordélia Pereira, ex do atual companheiro de Mirian Lira, mãe das crianças. A Polícia Civil do Maranhão aponta que ciúme e vingança motivaram Jordélia, que estaria inconformada com o fim do casamento.
A suspeita está presa e foi transferida, no último domingo (20), para a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís (UPFEM), onde deve ficar durante as investigações.
O velório da menina deve acontecer a partir das 19h, na Igreja Assembleia de Deus Mensageiro da Paz, em Imperatriz. O enterro está previsto para acontecer na quarta-feira (23) e ainda não há horário definido.
Quarta-feira (23)
Morre adolescente por suposto envenenamento
Na quarta-feira (23), o g1 divulgou a entrevista completa da TV Mirante com a operadora de caixa Mirian Lira, que perdeu os dois filhos após comerem um ovo de Páscoa supostamente envenenado, deixou o hospital.
Em entrevista à TV Mirante, em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, ela diz não saber como vai ser a própria vida daqui para frente.
A filha de Mirian, Evely Fernanda, de 13 anos, morreu nesta terça-feira (22), cinco dias após o irmão, Luís Fernando, de 7 anos. Os três passaram mal após comerem o chocolate. A suspeita de ter enviado o ovo à família, Jordélia Pereira Barbosa, foi presa. Ela nega o envenenamento.
Após ficar internada em uma UTI e ser entubada, Mirian foi, aos poucos, se recuperando no hospital. Ela foi liberada para ir ao velório e ao enterro da filha no mesmo dia.
"Só Deus mesmo. Daqui para frente não tenho nem um pouco de noção como que vai ser. Só quero que seja feita justiça porque foram meus dois filhos que eu não vou ter mais de volta. Então é só o que eu peço: justiça", disse Mirian.
Na conversa com a repórter Leiliane de Araújo, Miriam afirmou também que nunca imaginaria que o ovo de Páscoa enviado para sua casa pudesse ter algum veneno. Esta é a principal suspeita da polícia até o momento.
"Quando chegou a embalagem, me ligaram, né? Me perguntaram se eu tinha recebido. Só que na minha cabeça, eu achei que fosse o povo da Cacau Show confirmando se eu tinha recebido a embalagem. Eu apenas falei que tinha recebido e não procurei investigar de onde vinha", afirmou.
Sobre a ordem de quem comeu primeiro o ovo, a operadora de caixa relatou que só lembra de todos estarem na cozinha e provarem o chocolate praticamente juntos.
"Nunca imaginei [que poderia estar envenenado]. Só passando por isso. (...) Estou tentando digerir aos poucos, ainda. É muita informação ainda. Estou tentando digerir devagarzinho", disse.
Mirian Lira, em entrevista à TV Mirante
Reprodução/TV Mirante
Quinta-feira (24)
Polícia Federal investiga fraudes em benefícios sociais no Maranhão
Divulgação/Polícia Federal
Na quinta-feira (24), a Polícia Federal realizou a 'Operação Mortos Vivos' após descobrir um esquema que estaria fraudando a concessão de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, Bolsa Família, Auxílio Gás, dentre outros, no Maranhão.
Segundo as investigações, servidores públicos municipais de São Luís e São José de Ribamar estavam cadastrando no CadÚnico pessoas residentes no Estado do Pará - algumas já mortas - , e com isso parte do grupo criminoso estava recebendo os benefícios sociais em nome dos falecidos.
Após descobrir o esquema, a Polícia Federal pediu à Justiça, que autorizou cinco mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e três medidas cautelares de afastamento das funções públicas.
Os investigados poderão responder por crimes como estelionato majorado, inserção de dados falsos em sistema de informações, associação criminosa, entre outros.
José Sarney celebra 95 anos com homenagens que marcam os 40 anos da redemocratização do Brasil
Rafaelle Fróes/g1 MA
O g1 também mostrou o aniversário do ex-presidente da República, José Sarney, na quinta-feira (24), seu aniversário de 95 anos em uma cerimônia marcada por homenagens. O evento, realizado no Convento das Mercês, em São Luís, reuniu políticos, autoridades, personalidades, amigos e familiares.
A celebração também marcou os 40 anos da redemocratização do país. O maranhense José Sarney foi o primeiro civil a assumir a presidência do Brasil após o regime militar (1964–1985), simbolizando o início da retomada democrática.
Durante a solenidade, o ex-presidente foi homenageado pelo Ministério das Comunicações e pelos Correios com o lançamento de um selo comemorativo, que celebra os 40 anos da democracia.
A imagem do selo, fotografada por Sônia Rêgo e cedida pelo acervo da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), mostra José Sarney ao lado de Tancredo Neves, líder político eleito presidente em 1985, mas que faleceu antes de tomar posse. A homenagem valoriza a preservação da memória nacional e a luta pela consolidação da democracia brasileira.
Ao fim da cerimônia, José Sarney inaugurou a exposição "Ecos da Democracia: Fios de Memória e Resistência", no Convento das Mercês, que reúne centenas de fotografias, artefatos e documentos históricos do período da redemocratização, durante o qual esteve à frente da presidência do país. A mostra é mantida pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).
Estiveram presentes na solenidade o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB); a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino; o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB); a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB); o ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil); o superintendente estadual dos Correios no Maranhão, Thiago Serra; e o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Kécio Rebelo.
Sexta-feira (25)
Acidente em Matões deixa três vítimas em estado grave e seis em observação no hospital
Divulgação/ PRF
O estado de saúde das vítimas do acidente que aconteceu na quinta-feira (24), no cruzamento da BR-226 com a MA-034, na cidade de Matões, no leste do Maranhão, continua preocupante. As vítimas permanecem internadas no Hospital Gentil Filho, em Caxias. Três delas estão na UTI em estado grave, enquanto seis se encontram em observação em uma enfermaria.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu uma van e uma caminhonete que invadiu a preferencial.
Entre os feridos, a TV Mirante conversou com uma das vítimas, Edmilson, de 78 anos, que sofreu ferimentos nos braços e nas pernas. Ele expressou sua gratidão por estar vivo, apesar das lembranças difíceis do momento do acidente. “Eu só vi a batida, Ave Maria. É um susto grande demais”, comentou.
Imagens de câmeras de monitoramento mostram a van contornando uma rotatória na MA-034 quando foi atingida pela caminhonete, que seguia em alta velocidade na BR-226. A colisão fez com que a van capotasse na margem da pista e pessoas que passavam pelo local ajudaram a desvirar o veículo e retirar os passageiros que estavam presos.
Sábado (27)
Motorista sai da pista e carro fica entre árvores, em São Luís
Na madrugada do sábado (26), um motorista perdeu o controle do carro enquanto trafegava pela Avenida Jerônimo de Albuquerque, entre os bairros Cohama e Vinhais, em São Luís.
O veículo acabou saindo da pista e parou dentro de um conjunto de árvores localizado às margens da avenida. Apesar do susto, segundo testemunhas que estavam no local, o motorista não sofreu ferimentos graves e conseguiu sair do carro sem grandes dificuldades.
As circunstâncias do acidente ainda não foram esclarecidas. O trânsito no trecho ficou parcialmente comprometido até a retirada do veículo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (20)
Jordélia Pereira Barbosa, de 35 anos, foi presa por suspeita de envenenar ovo de Páscoa no Maranhão
Reprodução/Redes Sociais
A mulher presa por suspeita de envenenar um ovo de Páscoa e enviar para uma família de Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, foi transferida no último domingo (20), para a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís (UPFEM).
A prisão preventiva de Jordélia Pereira Barbosa, de 35 anos, foi decretada durante a audiência de custódia realizada na sexta-feira (18). Ela estava presa em Santa Inês (MA) e, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), ela deve permanecer no presídio à disposição da Justiça durante o curso das investigações.
A prisão preventiva de Jordélia Pereira Barbosa, de 35 anos, foi decretada durante a audiência de custódia realizada na sexta-feira (18). Ela estava presa em Santa Inês (MA) e, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), ela deve permanecer no presídio à disposição da Justiça durante o curso das investigações.
Segunda-feira (21)
Há suspeita de que o ovo recebido pela família estava envenenado.
Reprodução/TV Mirante
Na segunda-feira (21), o g1 divulgou que uma das vítimas de envenenamento em Imperatriz Mirian Lira, de 32 anos, foi extubada.
A mulher, que estava em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal de Imperatriz, desde o dia 17 de abril, após comer um ovo de Páscoa, já consegue se comunicar e apresenta boa evolução, embora ainda esteja sem movimentar o corpo.
De acordo com a família, Mirian saiu da UTI e foi para a enfermaria, na segunda-feira (21), onde foi informada sobre a morte do filho Luís Fernando, de 7 anos, e sobre o estado de saúde da filha Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, que está entubada na UTI, após consumir o mesmo chocolate.
Mirian chegou a passar mal após receber a notícia, mas está tendo suporte psicológico para lidar com a perda do filho e com a situação grave da filha.
Segundo o último boletim médico, divulgado na manhã desta segunda, Evelyn Fernanda segue internada na UTI II e apresentou piora clínica, neurológica e hemodinâmica, considerável nas últimas 24h.
O Hospital Municipal de Imperatriz informou, ainda, que a adolescente está mantendo-se hipotensa (com pressão baixa), mesmo com medicações otimizadas para manter a pressão arterial minimamente estável.
A equipe médica afirmou que segue acompanhando o caso de forma contínua, adotando todas as medidas necessárias para estabilização do quadro clínico.
Terça-feira (22)
Evely Fernanda também comeu o ovo de Páscoa que matou o irmão, Luís Fernando, de sete anos
Divulgação/Redes Sociais
O g1 também divulgou a morte da adolescente Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos. Ela, o menino Luís Fernando, de 7 anos, e a mãe dos dois, Mirian Lira, passaram mal após comer um ovo de Páscoa supostamente envenenado em Imperatriz, no Maranhão. A mãe continua internada com quadro estável.
A adolescente morreu devido a um choque vascular, associado com a falência de vários órgãos, informou o Hospital Municipal de Imperatriz, onde ela estava internada desde 16 de abril.
"Infelizmente o quadro clínico apresentou grave e rápida deterioração, sem resposta ao tratamento".
A principal suspeita de envenenar o ovo de Páscoa é Jordélia Pereira, ex do atual companheiro de Mirian Lira, mãe das crianças. A Polícia Civil do Maranhão aponta que ciúme e vingança motivaram Jordélia, que estaria inconformada com o fim do casamento.
A suspeita está presa e foi transferida, no último domingo (20), para a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís (UPFEM), onde deve ficar durante as investigações.
O velório da menina deve acontecer a partir das 19h, na Igreja Assembleia de Deus Mensageiro da Paz, em Imperatriz. O enterro está previsto para acontecer na quarta-feira (23) e ainda não há horário definido.
Quarta-feira (23)
Morre adolescente por suposto envenenamento
Na quarta-feira (23), o g1 divulgou a entrevista completa da TV Mirante com a operadora de caixa Mirian Lira, que perdeu os dois filhos após comerem um ovo de Páscoa supostamente envenenado, deixou o hospital.
Em entrevista à TV Mirante, em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, ela diz não saber como vai ser a própria vida daqui para frente.
A filha de Mirian, Evely Fernanda, de 13 anos, morreu nesta terça-feira (22), cinco dias após o irmão, Luís Fernando, de 7 anos. Os três passaram mal após comerem o chocolate. A suspeita de ter enviado o ovo à família, Jordélia Pereira Barbosa, foi presa. Ela nega o envenenamento.
Após ficar internada em uma UTI e ser entubada, Mirian foi, aos poucos, se recuperando no hospital. Ela foi liberada para ir ao velório e ao enterro da filha no mesmo dia.
"Só Deus mesmo. Daqui para frente não tenho nem um pouco de noção como que vai ser. Só quero que seja feita justiça porque foram meus dois filhos que eu não vou ter mais de volta. Então é só o que eu peço: justiça", disse Mirian.
Na conversa com a repórter Leiliane de Araújo, Miriam afirmou também que nunca imaginaria que o ovo de Páscoa enviado para sua casa pudesse ter algum veneno. Esta é a principal suspeita da polícia até o momento.
"Quando chegou a embalagem, me ligaram, né? Me perguntaram se eu tinha recebido. Só que na minha cabeça, eu achei que fosse o povo da Cacau Show confirmando se eu tinha recebido a embalagem. Eu apenas falei que tinha recebido e não procurei investigar de onde vinha", afirmou.
Sobre a ordem de quem comeu primeiro o ovo, a operadora de caixa relatou que só lembra de todos estarem na cozinha e provarem o chocolate praticamente juntos.
"Nunca imaginei [que poderia estar envenenado]. Só passando por isso. (...) Estou tentando digerir aos poucos, ainda. É muita informação ainda. Estou tentando digerir devagarzinho", disse.
Mirian Lira, em entrevista à TV Mirante
Reprodução/TV Mirante
Quinta-feira (24)
Polícia Federal investiga fraudes em benefícios sociais no Maranhão
Divulgação/Polícia Federal
Na quinta-feira (24), a Polícia Federal realizou a 'Operação Mortos Vivos' após descobrir um esquema que estaria fraudando a concessão de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, Bolsa Família, Auxílio Gás, dentre outros, no Maranhão.
Segundo as investigações, servidores públicos municipais de São Luís e São José de Ribamar estavam cadastrando no CadÚnico pessoas residentes no Estado do Pará - algumas já mortas - , e com isso parte do grupo criminoso estava recebendo os benefícios sociais em nome dos falecidos.
Após descobrir o esquema, a Polícia Federal pediu à Justiça, que autorizou cinco mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e três medidas cautelares de afastamento das funções públicas.
Os investigados poderão responder por crimes como estelionato majorado, inserção de dados falsos em sistema de informações, associação criminosa, entre outros.
José Sarney celebra 95 anos com homenagens que marcam os 40 anos da redemocratização do Brasil
Rafaelle Fróes/g1 MA
O g1 também mostrou o aniversário do ex-presidente da República, José Sarney, na quinta-feira (24), seu aniversário de 95 anos em uma cerimônia marcada por homenagens. O evento, realizado no Convento das Mercês, em São Luís, reuniu políticos, autoridades, personalidades, amigos e familiares.
A celebração também marcou os 40 anos da redemocratização do país. O maranhense José Sarney foi o primeiro civil a assumir a presidência do Brasil após o regime militar (1964–1985), simbolizando o início da retomada democrática.
Durante a solenidade, o ex-presidente foi homenageado pelo Ministério das Comunicações e pelos Correios com o lançamento de um selo comemorativo, que celebra os 40 anos da democracia.
A imagem do selo, fotografada por Sônia Rêgo e cedida pelo acervo da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), mostra José Sarney ao lado de Tancredo Neves, líder político eleito presidente em 1985, mas que faleceu antes de tomar posse. A homenagem valoriza a preservação da memória nacional e a luta pela consolidação da democracia brasileira.
Ao fim da cerimônia, José Sarney inaugurou a exposição "Ecos da Democracia: Fios de Memória e Resistência", no Convento das Mercês, que reúne centenas de fotografias, artefatos e documentos históricos do período da redemocratização, durante o qual esteve à frente da presidência do país. A mostra é mantida pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).
Estiveram presentes na solenidade o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB); a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino; o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB); a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB); o ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil); o superintendente estadual dos Correios no Maranhão, Thiago Serra; e o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Kécio Rebelo.
Sexta-feira (25)
Acidente em Matões deixa três vítimas em estado grave e seis em observação no hospital
Divulgação/ PRF
O estado de saúde das vítimas do acidente que aconteceu na quinta-feira (24), no cruzamento da BR-226 com a MA-034, na cidade de Matões, no leste do Maranhão, continua preocupante. As vítimas permanecem internadas no Hospital Gentil Filho, em Caxias. Três delas estão na UTI em estado grave, enquanto seis se encontram em observação em uma enfermaria.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu uma van e uma caminhonete que invadiu a preferencial.
Entre os feridos, a TV Mirante conversou com uma das vítimas, Edmilson, de 78 anos, que sofreu ferimentos nos braços e nas pernas. Ele expressou sua gratidão por estar vivo, apesar das lembranças difíceis do momento do acidente. “Eu só vi a batida, Ave Maria. É um susto grande demais”, comentou.
Imagens de câmeras de monitoramento mostram a van contornando uma rotatória na MA-034 quando foi atingida pela caminhonete, que seguia em alta velocidade na BR-226. A colisão fez com que a van capotasse na margem da pista e pessoas que passavam pelo local ajudaram a desvirar o veículo e retirar os passageiros que estavam presos.
Sábado (27)
Motorista sai da pista e carro fica entre árvores, em São Luís
Na madrugada do sábado (26), um motorista perdeu o controle do carro enquanto trafegava pela Avenida Jerônimo de Albuquerque, entre os bairros Cohama e Vinhais, em São Luís.
O veículo acabou saindo da pista e parou dentro de um conjunto de árvores localizado às margens da avenida. Apesar do susto, segundo testemunhas que estavam no local, o motorista não sofreu ferimentos graves e conseguiu sair do carro sem grandes dificuldades.
As circunstâncias do acidente ainda não foram esclarecidas. O trânsito no trecho ficou parcialmente comprometido até a retirada do veículo.
Para ler a notícia completa, acesse o link original:
0 curtidas
Notícias Relacionadas
Não há mais notícias para carregar
Comentários 0