Linnpy

G
G1
7h

Médicos Sem Fronteiras debate em Belém sobre crise climática e saúde

Médicos Sem Fronteiras debate em Belém sobre crise climática e saúde
Evento gratuito será nesta sexta-feira, 23, na Casa Balaio, reunindo especialistas nacionais e internacionais. Médicos Sem Fronteiras promove debate sobre crise climática e saúde em Belém
Divulgação
Belém recebe, nesta sexta-feira (23), um debate gratuito que conecta dois dos maiores desafios da atualidade: a crise climática e os impactos diretos na saúde. A roda de conversa, promovida pela organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), ocorre na Casa Balaio, a partir das 9h, com entrada franca.
Com 60 vagas, as inscrições deverão ser feitas em uma página on-line. A proposta do encontro é abrir o debate sobre como as mudanças no clima afetam diretamente a saúde das populações, especialmente as mais vulneráveis.
“Queremos que a saúde tenha uma posição de maior destaque nas discussões da COP-30 e não há lugar mais propício para este debate, neste momento, do que Belém”, afirma Renata Reis, diretora-executiva de MSF-Brasil.
O evento reúne convidados nacionais e internacionais, incluindo a secretária médica internacional do MSF, Maria Guevara. Ela alerta para efeitos menos visíveis da emergência climática, como as secas e inundações, e doenças em regiões que antes não existiam.
“Secas ou inundações afetam a produção de alimentos, o que pode gerar uma crise nutricional e impulsionar movimentos migratórios, por exemplo”, explica.
✅Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Crise global, soluções locais
Presente em mais de 70 países, o Médico Sem Fronteiras acompanha como as populações mais pobres e marginalizadas são as que mais sofrem com os efeitos da crise climática, desde desastres socioambientais, como inundações e deslizamentos, até a disseminação de doenças e agravamento da insegurança alimentar.
Renata reforça que o objetivo do evento em Belém é garantir que as discussões preparatórias para a COP-30, que acontece na cidade em 2025, estejam alinhadas com as necessidades das populações mais afetadas.
“Esperamos que esse diálogo em Belém abra caminho para que as discussões da COP foquem cada vez mais no interesse das populações vulneráveis”, afirma.
Serviço
Roda de Conversa A Crise Climática é uma Crise de Saúde
?️ Data: sexta-feira, 23 de maio 
? Local: Casa Balaio - avenida Nazaré 699 (esquina com a Quintino) 
⏰ Horário: às 9 horas 
? Inscrições: via link, com acesso aqui
?️ Ingresso: Entrada franca 
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar