Linnpy

G
G1
5h

Governo diz que não há casos confirmados de gripe aviária em Minas Gerais

Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas e muito mais
Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas e muito mais
Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas Linha Tesoura Bolsa c/ Zíper Completo C/ 42 Peças
Shopee Patrocinado
Governo diz que não há casos confirmados de gripe aviária em Minas Gerais
Uma amostra analisada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apresentou resultado negativo para Influenza Aviária. Seapa afirmou que não há registro de gripe aviária em MG (ILUSTRATIVA)
Jornal Nacional/ Reprodução
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) divulgou, nesta terça-feira (20), que não há registros de casos confirmados de gripe aviária em Minas Gerais.
No entanto, foi necessário o descarte de 450 toneladas de ovos férteis no Centro-Oeste do estado como medida preventiva contra a gripe aviária.
Os ovos foram enviados por uma granja localizada em Montenegro (RS), município onde o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, no dia 15 de maio, a presença do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade.
A decisão foi tomada após uma reunião emergencial realizada no sábado (17) entre representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Paralelamente, uma amostra analisada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apresentou resultado negativo para Influenza Aviária. De acordo com a Secretaria, essa coleta em Sabará não está relacionada ao foco detectado no Sul do país.
Governo de Minas descarta 450 toneladas de ovos que vieram do Rio Grande do Sul
Sem riscos à saúde
De acordo com a Secretaria de Agricultura, a gripe aviária não representa risco à saúde humana, pois não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos. O vírus, no entanto, pode levar à morte de aves e comprometer a produção agropecuária.
A ação de descarte de ovos integra o conjunto de medidas rotineiras PNSA, executado pelo IMA desde 2022, com foco na vigilância ativa e passiva de doenças aviárias.
Minas Gerais é o segundo maior produtor de ovos do Brasil e ocupa a quinta posição na produção de galináceos.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar