Linnpy

G
G1
5h

Alckmin fala 'portunhol' com Leão XIV, entrega convite da COP e se senta atrás de Zelensky em missa inaugural

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Alckmin fala 'portunhol' com Leão XIV, entrega convite da COP e se senta atrás de Zelensky em missa inaugural
Vice-presidente foi enviado oficial do Brasil ao Vaticano, acompanhado da mulher, Lu. Papa não respondeu se virá ao Brasil, mas recebeu convite 'com simpatia', diz Alckmin. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou neste domingo (18) da missa inaugural do pontificado do Papa Leão XVI, no Vaticano.
Alckmin foi o enviado oficial do Brasil para a missa, acompanhado da mulher, Lu Alckmin. Em conversa com jornalistas após a celebração, o vice-presidente contou que acompanhou a missa ao lado de outros chefes de Estado – incluindo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
"Estive no aeroporto com o presidente do Paraguai, uma simpatia, jovem. Na Santa Missa, o primeiro que encontrei foi o presidente de Portugal [Marcelo Rabelo], que aliás é católico. [...] Estavam na minha frente o Zelensky e a esposa. Do meu lado estava o primeiro ministro da Eslovênia, [Robert Golob], vários chefes de Estado", comentou.
Vice-presidente Geraldo Alckmin entrega carta de Lula ao papa Leão XIV.
Reprodução / Vatican News
Zelensky teve uma reunião privada com Leão XIV neste domingo, após a missa de entronização. Segundo a mídia oficial do Vaticano, o presidente ucraniano agradeceu o pontífice por sua fala "sobre a necessidade de uma paz justa".
O ucraniano também defendeu que "toda nação merece viver em paz e segurança", e desejou que as preces de Leão XIV sobre uma paz justa sejam ouvidas.
O Vaticano havia anunciado, na manhã deste domingo, que o encontro ocorreria. Leão XIV chegou mencionar a guerra Ucrânia na parte final da missa. O pontífice chamou o país de “martirizado”, e fez um apelo por uma “paz justa e duradoura”.
Em primeira missa, papa fala contra "ódio e preconceitos"
Convite para a COP 30
Em um rápido momento com o papa Leão XIV após a missa, Geraldo Alckmin entregou ao pontífice um convite oficial para a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), que acontece em Belém (PA) em novembro deste ano.
"Até disse ao Papa que ele, além de estadunidense, é o segundo papa latino-americano, porque toda sua vida sacerdotal foi no Peru, e o primeiro da Amazônia – porque o Peru faz parte da Grande Amazônia. Ele recebeu com toda a sua simpatia", narrou Alckmin.
Questionado por um jornalista, Alckmin admitiu que arriscou um "portunhol" no contato com o papa.
"Falei em português e ele entende bem, né? Porque fala muito bem espanhol, então nós fomos de portunhol. Respondeu em portunhol, uma simpatia. Eu nunca tinha participado ali pertinho, né? É emocionante a a missa. Lembrei do meu tempo de coroinha, porque eu sou do tempo do latim. A missa, quando eu era coroinha, era em latim", brincou.
Ainda segundo Alckmin, o papa Leão XIV não chegou a responder textualmente se aceitará o convite para a COP – mas recebeu o ofício "com muita simpatia", frisou.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar