Linnpy

G
G1
3h

Banco de dados de biometria da Interpol ajudou a identificar Tuta, líder do PCC na Bolívia

Artes para redes sociais sem compromisso com mensalidade
Artes para redes sociais sem compromisso com mensalidade
Deixe suas redes sociais por nossa conta. 10 artes para redes sociais apenas R$149,90
BID Midia Patrocinado
Banco de dados de biometria da Interpol ajudou a identificar Tuta, líder do PCC na Bolívia
Foragido há cinco anos, criminoso foi capturado na última sexta-feira na Bolívia com documentos falsos. Banco de dados de biometria da Interpol ajudou a identificar Tuta
O banco de dados de biometria da Interpol, Organização Internacional de Polícia Criminal, foi essencial na identificação de Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, apontado como sucessor de Marcola no PCC.
➡️ Foragido há cinco anos, o criminoso foi capturado na última sexta-feira (16) em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, por falsidade ideológica, após apresentar documentos falsos.
"A Interpol atuou apoiando a PF da Bolívia e do Brasil no intercâmbio de informações de biometria, que foram extremamente necessárias e úteis para a correta identificação desse indivíduo. O centro biométrico da Interpol conta com a participação de vários países do mundo e tem por objetivo realizar esse intercâmbio quase que em tempo real de informações biométricas, o que apoiou na identificação do criminoso", disse o secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza, em coletiva nesta segunda-feira (19).
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que a identificação biométrica foi um dos eixos fundamentais na operação que levou à prisão do criminoso.
"Nós conseguimos, de maneira quase instantânea, a partir da nossa base de dados disponíveis na Interpol, conseguimos confirmar quem era de fato aquela pessoa que estava lá, se apresentando a unidade policial da Bolívia", relatou Andrei.
?Tuta já estava no banco de dados da organização desde 2020, quando passou a fazer parte da Difusão Vermelha - mecanismo internacional para o compartilhamento de informações de foragidos internacionais.
? Atualmente, a Interpol possui 19 bancos de dados à disposição das polícias do mundo, entre eles, de impressões digitais, perfis de DNA, documentos falsificados e obras de arte, por exemplo.
O banco de dados biométrico é utilizado não apenas para as atividades de identificação de criminosos, mas também para temas relacionados a apoio humanitário – identificação de cadáveres, identificação de vítimas de desastres.
Criada há mais de 100 anos, a Interpol é a maior organização policial do mundo, atualmente com 196 membros. Valdecy Urquiza é o primeiro brasileiro à frente da organização.
Muito além do 'alerta vermelho': conheça as outras cores de notificações da Interpol
Em 1930, já haviam sido criados departamentos especializados na Interpol que lidavam com antecedentes criminais, falsificação de moeda e passaportes.
Interpol/Divulgação
Andrei Rodrigues diz que coleta de dados biométricos ajudou na identificação de líder do PCC
Interpol prepara plano de segurança para América do Sul
Urquiza disse ainda que a Interpol prepara um plano de segurança para América do Sul para combater o crime organizado.
"Nós temos uma iniciativa na Interpol que está em curso, uma discussão de um plano de segurança para a região da América do Sul, com o objetivo de se antecipar as ações dessas organizações criminosas".
Na próxima quinta-feira (22), os chefes de polícia de todos os países da América do Sul irão se reunir para debater o combate ao crime transnacional.
"Nós temos visto que o modus operandi dessas organizações de fato é focado na atuação internacional. São organizações que não respeitam fronteiras – seja pra realização de atividades criminosas, seja para ocultação de ativos, seja para atuar no esconderijo de representantes dessas organizações", disse Urquiza.
Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, foi preso na sexta-feira, 16 de maio, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Reprodução

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar