Linnpy

G
G1
3h

Botânico, da Plaenge: paisagismo à altura do legado mantido pelo Escritório Burle Marx

Transforme suas redes sociais em uma máquina de vendas!
Transforme suas redes sociais em uma máquina de vendas!
Com nossa gestão de redes sociais, você terá conteúdos profissionais e aumento de engajamento.
BID Mídia Patrocinado
Botânico, da Plaenge: paisagismo à altura do legado mantido pelo Escritório Burle Marx
Do traço de um mestre à visão de seus herdeiros, o paisagismo autoral de Botânico é um ponto de virada para a arquitetura de Londrina. O maior paisagista do século 20 finalmente terá uma obra à altura de sua genialidade em Londrina. No Botânico, novo empreendimento da Plaenge e o maior da marca na cidade, o paisagismo leva a assinatura do renomado Escritório Burle Marx - fundado por Roberto Burle Marx em 1955 e hoje conduzido pela terceira geração de paisagistas que mantém viva a essência criativa do mestre.
O NOME POR TRÁS DA HERANÇA
Burle Marx dispensa apresentações. Reconhecido internacionalmente por ter criado o jardim tropical moderno, foi um artista visionário que sempre interpretou o paisagismo como expressão artística. Seu trabalho costurava arte, botânica, arquitetura, ecologia e design com sensibilidade e ousadia, marcado pelo uso de formas orgânicas, cores vibrantes e a valorização da flora nativa brasileira.
Muito embora seja celebrado mundialmente pela contribuição inconfundível ao paisagismo, Burle Marx não trabalhava sozinho: seu sócio e herdeiro criativo, Haruyoshi Ono, manteve o legado do mestre e esteve à frente de projetos emblemáticos ao longo de três décadas.

Divulgação
Filho de imigrantes japoneses, Haruyoshi iniciou sua história com o escritório em 1965, ainda como estudante de arquitetura. Com talento nato para o desenho e profunda sensibilidade artística, Haruyoshi deu continuidade ao legado com projetos de impacto mundial.
Hoje, essa herança criativa é preservada e atualizada por Isabela Ono, Julio Ono e Gustavo Leivas, sócios no Escritório Burle Marx e nomes por trás do projeto paisagístico do Botânico.

Divulgação
PROJETOS ICÔNICOS DO ESCRITÓRIO BURLE MARX NO BRASIL E NO MUNDO
● Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro (RJ)
Projeto paisagístico de grande escala, que conciliou lazer, cultura e natureza em um espaço urbano inovador.

Divulgação
Calçadão de Copacabana – Rio de Janeiro (RJ)
O famoso desenho em ondas pretas e brancas virou símbolo da cidade.
Jardins do Palácio da Alvorada e Palácio do Itamaraty – Brasília (DF)
Criados para os edifícios projetados por Oscar Niemeyer, integram arquitetura e natureza com perfeição.
Parque da Cidade Sarah Kubitschek – Brasília (DF)
Um dos maiores parques urbanos do mundo, com áreas verdes projetadas com identidade própria.
Kuala Lumpur City Centre Park – Kuala Lumpur (Malásia)
Um dos maiores e mais reconhecidos parques urbanos da Ásia, com assinatura do escritório e de Haruyoshi Ono.
Tropical Islands Resort – Berlim (Alemanha)
Projeto de paisagismo interno que recria um ambiente tropical em uma das maiores estruturas cobertas do mundo.
DIGITAL INCONFUNDÍVEL DO MESTRE NO BOTÂNICO, DA PLAENGE
O mesmo olhar sensível e criativo do Escritório Burle Marx transforma Botânico em um marco para Londrina. Ao convidar os profissionais para desenvolverem o paisagismo do empreendimento, a Plaenge oferece a oportunidade de vivenciar, em escala residencial, o paisagismo como arte, como poesia e como um tributo à biodiversidade brasileira.
“Nosso objetivo é sempre surpreender o mercado. Em um terreno de 12 mil metros quadrados queríamos fazer algo grandioso, por isso trouxemos os herdeiros da genialidade de Burle Marx para o empreendimento”, revelou o superintendente da Plaenge em Londrina, Rodolfo Sugeta.
O olhar do Escritório resgata e reinventa elementos consagrados por Burle Marx. Confira algumas características presentes no Botânico:
1. Integração entre arquitetura e paisagem
Inspirado na visão genial de Roberto, o projeto do Escritório Burle Marx busca uma conexão fluida entre o ambiente construído e a natureza.

Divulgação
2. Valorização da vegetação tropical e do "cromatismo"
A escolha da vegetação segue o conceito de cromatismo, com espécies que florescem em diferentes épocas do ano, garantindo um jardim sempre vivo e mutável.
3. Presença marcante da água
Elementos aquáticos se destacam no projeto, como os espelhos d’água e piscinas. A água, em suas diferentes manifestações, sempre teve papel central nas criações de Burle Marx e, no Botânico, foi reinterpretada pelo Escritório.

Divulgação
4. Espaços de vivência com múltiplas atmosferas
O paisagismo contempla áreas com finalidades diversas: lazer ativo, convivência e espaços contemplativos. Essa variedade proposta pelo Escritório resgata a preocupação percebida por Burle Marx de projetar ambientes funcionais, agradáveis e inclusivos.

Divulgação
5. Cuidado com a visibilidade da paisagem de diferentes ângulos
As curvas sinuosas da arquitetura, as cores da vegetação, o desenho das piscinas e a cobertura ajardinada da marquise foram pensados também para quem observa de cima, valorizando a chamada "quinta fachada". Esse olhar sensível para a paisagem como arte, visível de todos os ângulos, é uma assinatura de Burle Marx que o Escritório carrega até os dias atuais.

Divulgação
CONHEÇA BOTÂNICO
No Botânico, o paisagismo vai além do que captamos à primeira vista. Assinado pelo Escritório Burle Marx, o projeto traz para Londrina a visão de um dos maiores paisagistas do século 20, interpretada por seus sucessores.
Conheça o projeto e vivencie o legado de Burle Marx. Acesse plaenge.com.br/botanico ou entre em contato pelo (43) 3294 1500.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar