Linnpy

G
G1
6h

Acusado de matar ex-mulher a facadas em MT fica livre de júri após laudo declarar insanidade mental

Acusado de matar ex-mulher a facadas em MT fica livre de júri após laudo declarar insanidade mental
Igor Henrique Bernardes Pires foi considerado inimputável pelo assassinato da ex-mulher, em MT.
Reprodução
A Justiça considerou inimputável Igor Henrique Bernardes, de 28 anos, acusado de matar a ex-mulher, em Juscimeira, a 164 km de Cuiabá, em março de 2023. Na época, Alice Ribeiro, de 32 anos, foi morta a facadas dentro de casa, enquanto almoçava com os filhos.
⚖️ Em termos jurídicos, uma pessoa inimputável é aquela que, devido a um transtorno mental ou desenvolvimento mental incompleto, no momento da ação ou omissão, não tinha plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Dessa forma, ela não pode ser responsabilizada criminalmente pelos atos.
Segundo a 2ª Vara Criminal, o laudo pericial concluiu que Igor entendia que o ato era ilícito, mas era incapaz de se autodeterminar conforme esse entendimento devido aos transtornos mentais causados pelo uso de drogas.
O g1 tenta localizar a defesa de Igor.
Conforme o documento, o Ministério Público recorreu, pedindo nova perícia ou que fosse reconhecida a semi-imputabilidade do acusado, quando a pessoa tem a responsabilidade penal atenuada, mas não está isenta de punição.
No entanto, o recurso foi negado. A decisão ainda enfatiza que o laudo foi conclusivo e técnico e, por isso, não há necessidade de uma nova perícia, como pediu o MP.
Com isso, o acusado não será levado a júri popular. Como foi considerado inimputável, ele deve ser submetido a internação para tratamento em uma clínica especializada, como apontado no laudo pericial e no estudo psicossocial feito com a família.
Relembre o caso
Alice Ribeiro foi morta a facadas pelo ex-marido
Reprodução
Em março de 2023, Igor foi preso suspeito de matar Alice Ribeiro, a facadas em Juscimeira, a 164 km de Cuiabá. Na época, a Polícia Militar informou que ao chegar na casa da vítima, ela já estava sem vida.
Segundo a PM, as equipes foram acionadas por vizinhos após suspeitarem de que o homem poderia ter agredido Alice. Chegando na casa, a polícia disse que viu o suspeito virando a esquina e o abordou.
A vítima foi encontrada com vários cortes no pescoço provocado por arma cortante. Uma testemunha relatou aos policiais que Alice e os filhos estavam almoçando quando o suspeito chegou no local.
Segundo a testemunha, a vítima e o suspeito começaram a se desentender e, logo em seguida, ela ouviu Alice gritar por socorro. Ao chegar na sala, viu a mulher coberta de sangue. Assustada, pegou os filhos de Alice e saiu correndo, com medo de que o homem também pudesse agredir as crianças.
☑️ Clique aqui e siga o perfil da TV Centro América no Instagram
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar