Linnpy

G
G1
3h

Água 'preta' saindo das torneiras preocupa moradores de Torreões, em Juiz de Fora

Você sabia que pode ganhar dinheiro com a Linnpy?
Você sabia que pode ganhar dinheiro com a Linnpy?
Conheça nossa parceria com publisher. Você cadastra seu site em nossa plataforma, exibe nossos anúncios em seu sit...
Linnpy Oficial Patrocinado
Água 'preta' saindo das torneiras preocupa moradores de Torreões, em Juiz de Fora
Cesama disse que fez descargas na rede de abastecimento nesta terça (6) para tentar resolver o problema. Água 'preta' saindo das torneiras preocupa moradores de Torreões, em Juiz de Fora
Moradores do distrito de Torrões, em Juiz de Fora, relataram problemas na água fornecida pela Cesama, que tem saído das torneiras com uma cor escura e turva.
? Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
A esteticista Vanessa Nunes mora na região há mais de 20 anos. Segundo ela, a água costumava clarear após alguns minutos, mas na segunda-feira (5), permaneceu suja o dia inteiro.
“Temos criança pequena e usamos água o tempo todo. No meu caso, uso a água direto da rua em toda a casa. Isso afeta banheiros, cozinha, tudo. Tenho medo de contaminação, apesar de dizerem que a água coletada não apresentou problemas”, disse a moradora.
Moradores afirmam que acionaram a Cesama, mas ainda não houve solução. Em nota, a companhia informou que realizou, nesta terça-feira (6), descargas controladas em pontos estratégicos do sistema de Torreões para resolver a água escura.
Água escura e turva preocupa moradores de Torreões
Vanessa Nunes
O que diz a Cesama
“Cabe explicar que há partículas que aderem às paredes das tubulações em redes de distribuição de água e que ocasionalmente alteram a turbidez e a cor da água, chamadas de sedimentos ou incrustações, e fazem parte do que se conhece como biofilme ou depósitos internos das redes. As descargas ajudam a remover, de forma mais eficiente, esses materiais acumulados e a minimizar os impactos ao usuário”, diz em nota.
A Cesama também informou que enviou um caminhão-pipa para abastecimento da escola que funciona no distrito até a normalização do abastecimento.
Na nota divulgada para a imprensa, a Cesama afirmou que alterações bruscas de temperatura podem ter contribuído para o problema, pois provocam desestabilização físico-química de compostos como ferro e manganês solúveis.
A desestabilização pode causar reações químicas que tornam os metais insolúveis. Isso facilita o acúmulo ou desprendimento de partículas. O resultado é água turva, com tons amarelados, alaranjados ou amarronzados, indicando ferro e manganês.
O g1 questionou a Cesama sobre o risco à saúde dos moradores, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
? Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar