Linnpy

G
G1
2d

Não deixarei um lunático comunista destruir Nova York, diz Trump após vitória de Mamdani nas prévias democratas

Não deixarei um lunático comunista destruir Nova York, diz Trump após vitória de Mamdani nas prévias democratas
Deputado democrata e socialista, Zohran Mamdani venceu prévias do partido nas eleições para a prefeitura da cidade. Pleito está marcado para 4 de novembro. Deputado Zohran Mamdani (à esquerda), vencedor das prévias democratas para a prefeitura de Nova York, e presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Yuki Iwamura/Carlos Barria/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (2) que "não vai deixar" Zohran Mamdani "destruir" Nova York. Deputado democrata e socialista de 33 anos, Mamdani venceu as prévias do partido nas eleições para a prefeitura da cidade, marcadas para 4 de novembro.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
"Como presidente dos Estados Unidos, não vou deixar esse lunático comunista destruir Nova York. Fiquem tranquilos: eu tenho todos os controles e todas as cartas na mão. Vou salvar a cidade e torná-la 'quente' e 'grandiosa' novamente, exatamente como fiz com os bons e velhos EUA", escreveu Trump na publicação.
A fala de Trump ocorreu após Mamdani vencer as prévias do Partido Democrata na disputa pela prefeitura de Nova York. Sua vitória foi anunciada em 24 de junho, quando seu concorrente, Andrew Cuomo, já não o conseguia alcançar, e confirmada na terça-feira pela Justiça Eleitoral da cidade.
'Não deixarei um lunático comunista destruir Nova York', diz Trump após vitória de Mamdani nas prévias democratas para a prefeitura.
Reprodução/Trump no Truth Social
Se eleito, Mamdani seria o primeiro muçulmano e o primeiro indiano-americano a liderar a maior cidade dos EUA.
Mamdani ascendeu rapidamente no cenário político com uma campanha irreverente e focada para redes sociais, e tem promessas agressivas de campanha como tornar o transporte público grátis, e congelar o preço do aluguel. Sua vitória nas prévias foi considerada surpreendente e "a maior virada da História recente" de pleitos eleitorais em Nova York. Leia mais abaixo.
Agora, Mamdani enfrentará o atual prefeito Eric Adams na eleição geral marcada para o dia 4 de novembro em Nova York. Adams foi eleito em 2021 como democrata, mas disputará o pleito como candidato independente após ter sido indiciado por corrupção e o caso ser arquivado pelo Departamento de Justiça.
Além de Adams, o escolhido pelos democratas enfrentará o candidato republicano Curtis Sliwa, radialista conhecido por fundar a patrulha anticrime Guardian Angels (Anjos guardiões, na tradução em português), e o advogado Jim Walden, que concorre como independente.
O sistema de votação do pleito, adotado pela cidade em 2021, é de escolha ranqueada, em que permite aos eleitores elencarem até cinco candidatos por ordem de preferência. As cédulas são apuradas em uma espécie de “segundo turno instantâneo”: os candidatos com menor votação vão sendo eliminados e seus votos redistribuídos entre os mais bem colocados, até que um deles atinja a maioria simples de 50% mais um votos.
Vitória nas prévias democratas
Deputado Zohran Mamdani, vencedor das prévias democratas para a prefeitura de Nova York, cumprimenta apoiadores durante apuração de primárias em 25 de junho de 2025.
REUTERS/David 'Dee' Delgado/File Photo
A Junta Eleitoral da cidade de Nova York confirmou na terça-feira uma vitória surpreendente do candidato à prefeitura Zohran Mamdani nas primárias do Partido Democrata, abrindo caminho para que o novato político seja o indicado do partido na eleição municipal de novembro.
Os resultados da votação por escolha ranqueada divulgados na terça-feira mostraram que Mamdani, que iniciou sua campanha como um pouco conhecido deputado estadual de Nova York, obteve 56% dos votos na terceira rodada da votação —eram necessários maioria simples de 50% dos votos mais um para vencer.
Em um novo vídeo publicado no X, Mamdani comparou sua vitória nas primárias com a campanha eleitoral de Adams em 2021.
“Sempre achamos que nossa vitória viria após várias rodadas da votação ranqueada. Quando conseguimos mais votos na primeira rodada do que Eric Adams obteve nas sete rodadas da eleição passada, foi impressionante”, disse ele.
A vitória inesperada de Mamdani, um muçulmano nascido em Uganda que se descreve como socialista democrático, sobre o veterano político Andrew Cuomo, um moderado, causou preocupação entre os democratas, temerosos de que suas posições políticas o tornem um alvo fácil para os ataques republicanos.
No dia seguinte à vitória de Mamdani, o presidente Donald Trump o chamou de “100% lunático comunista”, enquanto o braço de campanha do Partido Republicano no Congresso prometeu associá-lo a todos os democratas vulneráveis nas eleições de meio de mandato do próximo ano.
Em um novo vídeo, Mamdani afirmou que seu objetivo agora é "reconquistar as pessoas para o Partido Democrata" e destacou que venceu em alguns bairros de Nova York que votaram em Trump na última eleição presidencial.
Após a confirmação da vitória de Mamdani pela junta eleitoral na terça-feira, Trump foi questionado sobre como lidaria com Mamdani caso ele vença e tente bloquear prisões de imigrantes, e deixou em aberto a possibilidade de o prender.
“Bem, então vamos ter que prendê-lo. Olha, nós não precisamos de um comunista neste país. Mas se tivermos um, vou ficar de olho nele bem de perto em nome da nação”, disse Trump.
Mamdani já havia declarado que as operações de prisão de imigrantes estavam “aterrorizando pessoas” e que os agentes que as executam “não têm interesse em seguir a lei”.
Hamas responde à oferta de cessar-fogo de Trump

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar