Linnpy

G
G1
9h

Teresina disponibiliza vacina contra a dengue para adolescentes de 14 anos; menos de 25% do público-alvo buscou postos


Teresina disponibiliza vacina contra a dengue para adolescentes de 14 anos; menos de 25% do público-alvo buscou postos
Público pode receber o imunizante em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e no posto do Teresina Shopping, na Zona Leste da capital, sem necessidade de agendamento. Teresina disponibiliza vacina contra a dengue para adolescentes de 14 anos; menos de 25% do público-alvo buscou postos
Divulgação
Novas doses da vacina contra a dengue estão disponíveis para adolescente de 14 anos a partir desta terça-feira (1º), em Teresina. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a capital recebeu 13 mil novas doses do imunizante para ampliar a cobertura vacinal, pois menos de 25% do público-alvo foi vacinado até 30 de junho.
O público pode receber o imunizante em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e no posto do Teresina Shopping, na Zona Leste da capital, sem necessidade de agendamento. É necessário, no entanto, apresentar documento com CPF ou cartão do SUS. O cartão de vacinação não é obrigatório.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
De acordo com a Sesapi, entre aproximadamente 57 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos aptas a receberem a vacina em Teresina, apenas 14 mil foram vacinadas. A faixa etária é a que concentra o maior número de internações por dengue.
O esquema vacinal é composto por duas doses, a serem administradas por via subcutânea, com intervalo de três meses entre elas - quem teve dengue recentemente, entretanto, deve esperar seis meses para iniciar a imunização.
“A vacinação será em livre demanda, tanto para a primeira dose em adolescentes de 14 anos como para adolescentes que estejam com a segunda dose da vacina em atraso”, informou a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.
Gestantes, lactantes, imunossuprimidos, pessoas com HIV sintomático ou imunodeficiência, além de menores de 4 anos e maiores de 60 possuem contraindicação.
Mais de dois mil casos confirmados
Até 22 de junho, Teresina registrou uma morte e 2.134 casos confirmados de dengue, conforme o Ministério da Saúde. Outros 655 casos são investigados.
Em todo o Piauí, sete óbitos foram confirmados, enquanto dois estão sendo investigados. O estado contabiliza 4.201 casos.
Focos de dengue: ambientes com lixo e água parada são ideais para o mosquito aedes
? Confira as últimas notícias do g1 Piauí
? Acompanhe o g1 Piauí no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar