Linnpy

G
G1
8h

Sem acordo na Alepe, Raquel nomeia Virgílio Oliveira como administrador adjunto de Fernando de Noronha

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Sem acordo na Alepe, Raquel nomeia Virgílio Oliveira como administrador adjunto de Fernando de Noronha
Advogado deve ocupar o cargo de forma interina até o governo resolver impasse com os deputados estaduais sobre a liberação de emendas parlamentares. Advogado Virgílio de Oliveira é nomeado administrador adjunto de Fernando de Noronha
Felipe Fagundes/Divulgação
Em mais um capítulo da quebra de braço com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a governadora Raquel Lyra (PSDB) nomeou Virgílio de Almeida Ignácio de Oliveira como administrador adjunto de Fernando de Noronha. O advogado deve ocupar o cargo enquanto o governo não chegar a um acordo com os deputados estaduais.
O impasse envolve a liberação das emendas impositivas de 2024, mecanismo do orçamento que obriga o Executivo a transferir recursos para projetos e ações apresentadas pelo Legislativo.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A indicação de Virgílio de Oliveira para a Administração da ilha foi encaminhada à Alepe, em regime de urgência, no dia 28 de março.
No entanto, sem acordo sobre o repasse das emendas, os parlamentares se negaram a fazer a sabatina necessária para efetivá-lo no cargo e deixaram de analisar matérias do Executivo, incluindo um pedido de empréstimo no valor de R$ 1,5 bilhão.
A falta de entendimento sobre o assunto fez a pauta do Legislativo estadual travar, paralisando as votações na Alepe (veja vídeo abaixo).
Impasse entre governo e deputados trava pautas na Alepe
Com a nomeação de Virgílio, José Aglailson Queralvares Neto, que estava na função de administrador adjunto como interino, foi nomeado superintendente geral da Administração de Fernando de Noronha.
A indefinição sobre o comando da ilha se arrasta desde janeiro. Relembre, abaixo, os episódios envolvendo esse impasse:
28 de janeiro: a então administradora da ilha, Thallyta Figueirôa, foi exonerada e a governadora anunciou o nome do biólogo Walber Santana como substituto;
19 de fevereiro: a indicação de Walber Santana chegou à Comissão de Justiça da Alepe;
10 de março: na véspera da sabatina, a governadora desistiu da indicação de Walber Santana;
27 de março: o governo do estado publicou no Diário Oficial as exonerações e nomeações de 29 profissionais em cargos de gestão da Administração de Fernando de Noronha, relativas à nova equipe do governo local e à saída de gestores que estavam em atividade;
28 de março: foi encaminhada à Alepe a indicação do advogado Virgílio de Almeida Ignácio de Oliveira como nome para administrador de Fernando de Noronha;
8 de abril: a nomeação do novo administrador adjunto de Fernando de Noronha, José Aglailson Queralvares Neto, foi publicada no Diário Oficial.
13 de maio: o presidente do Conselho Distrital de Noronha solicitou à Alepe a realização da sabatina de Virgílio Oliveira, indicado para administrador-geral da ilha.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
o

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar