Linnpy

G
G1
6h

Após registrar maior lotação do ano, Hospital da PUC-Campinas orienta que pacientes busquem outras instituições

Precisa de um site para sua empresa
Precisa de um site para sua empresa
Tenha um site profissional para sua empresa. Seja institucional ou loja virtual. Chame no Whatsapp
BID Mídia Patrocinado
Após registrar maior lotação do ano, Hospital da PUC-Campinas orienta que pacientes busquem outras instituições
Com 20 leitos no PS Adulto SUS, unidade chegou a 83 pacientes internados na quinta-feira (8). Hospital PUC-Campinas enfrenta superlotação no PS Adulto SUS nesta quinta-feira (25)
Reprodução/EPTV
O Hospital da PUC-Campinas informou nesta sexta-feira (9) que enfrenta superlotação no Pronto-socorro Adulto destinado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Há 76 pacientes internados, todos de alta complexidade.
O cenário crítico ocorre um dia após a unidade registrar recorde de lotação em 2025. Na quinta (8) havia 83 pacientes internados, de acordo com a PUC. A capacidade é de 20 leitos, o que significa que operava 63 estavam instalados em áreas adaptadas.
Orientação a pacientes
Para garantir e preservar a segurança técnica assistencial e a qualidade do atendimento no pronto-socorro, a PUC-Campinas orienta que a população do atendimento SUS procure outras instituições de saúde.
Pede também que as regulamentações da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aguardarem a estabilização da unidade para encaminhamento de novos casos.
O que diz a Prefeitura
A Secretaria de Saúde de Campinas informou que está em constante negociação para a ampliação de leitos na cidade.
Disse também que acompanha a negociação do estado com a Casa de Saúde para a ampliação das estruturas e tem reivindicado, junto ao Governo Estadual, a implantação do Hospital Metropolitano.
A pasta destacou que monitora de forma contínua a ocupação dos leitos e encaminhamentos de pacientes na cidade por meio do Sistema de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp).
"A secretaria solicitou, neste momento, em razão da medida anunciada pelo Hospital da PUC, que a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) de São Paulo reduza os encaminhamentos de pacientes de outras cidades da região para Campinas".
Rede Mário Gatti
A Prefeitura informou ainda que "nenhum paciente que necessita de internação na Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar está desassistido. A ocupação é dinâmica e muda a todo momento, pois a rotatividade de leitos é alta. Em média, 30 pacientes têm alta e outros 30 são internados em cada hospital municipal diariamente. A ocupação está entre 95 e 100%, mas nenhum paciente deixa de ser atendido, uma vez que as unidades trabalham no sistema “porta aberta”. A ocupação é dinâmica e muda a todo momento, pois a rotatividade de leitos é alta".
"Em 2021, Campinas tinha 885 leitos, se forem considerados todos os tipos de estruturas disponíveis por meio de convênios da Saúde com hospitais privados e na Rede Mário Gatti. Atualmente a cidade conta com 938 leitos no SUS Municipal. Há ainda outros 84 nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e o total ultrapassa a marca de 1 mil estruturas se incluídas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além disso, 800 pacientes são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)".
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar