Linnpy

G
G1
9h

Lula autoriza emprego das Forças Armadas na segurança da cúpula do Brics no RJ

Lula autoriza emprego das Forças Armadas na segurança da cúpula do Brics no RJ
Decreto de GLO permite emprego de militares de terça (2) a quarta-feira (9). Cúpula do Brics ocorre no domingo (6) e na segunda-feira (7) no Museu de Arte Moderna. Soldado do Exército faz segurança no MAM, no Rio, durante cúpula do G20, em.novembro de 2024
Pilar Olivares/Reuters
O ato define que os militares atuarão em ações de segurança da cúpula e de seus participantes em parceria com os órgãos de segurança pública federais e do estado do Rio de Janeiro.

A cúpula será realizada no domingo (6) e na segunda-feira (7) no Museu de Arte Moderna (MAM), porém o decreto permite a atuação das Forças Armadas desta terça-feira (2) até a quarta (9)
Lula autoriza emprego das Forças Armadas na segurança da cúpula do Brics no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto que autoriza a atuação das Forças Armadas para garantir a segurança da cúpula do Brics, que será realizada no Rio de Janeiro.
O decreto de garantia da lei da ordem (GLO) foi publicado em edição extra do "Diário Oficial" nesta terça-feira (1º). O ato define que os militares atuarão em ações de segurança da cúpula e de seus participantes em parceria com os órgãos de segurança pública federais e do estado do Rio de Janeiro.
A cúpula será realizada no domingo (6) e na segunda-feira (7) no Museu de Arte Moderna (MAM), porém o decreto permite a atuação das Forças Armadas desta terça-feira (2) até a quarta (9) seguinte.
O decreto permite a atuação dos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica em áreas específicas do Rio de Janeiro:
Museu de Arte Moderna;
Marina da Glória;
Monumento Estácio de Sá;
Hotel Fairmont Copacabana;
locais de hospedagem das delegações dos chefes de Estados;
vias de ida e de volta das comitivas entre os locais de hospedagem, o
MAM o Hotel Fairmont Copacabana;
vias de chegada e de saída entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim
e os locais de hospedagem, incluindo as linhas Amarela e Vermelha e vias da Zona Sul;
perímetro externo do Aeroporto Internacional Tom Jobim, incluídos os terminais de embarque e desembarque de passageiros; a Avenida 20 de Janeiro e a Estrada do Galeão, desde o Hospital da Força Aérea do Galeão até o entroncamento com a Linha Vermelha; e Linha Vermelha até o seu cruzamento com a Linha Amarela.
O Brics

O Brasil no momento ocupa a presidência rotativa do Brics, grupo formado por 11 países membros e outros parceiros que funciona como foro de articulação político-diplomática do Sul Global e de cooperação em várias áreas.

Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul eram os integrantes do bloco até a expansão anunciada em 2023, que resultou nas entradas de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. 

O Brasil convidou outros 10 países para participar do encontro.  A cúpula deve discutir temas como cooperação em saúde global, comércio, investimento e finanças, mudança do clima, governança da inteligência artificial, reforma da arquitetura multilateral de paz e segurança, e o desenvolvimento institucional do Brics.

A cúpula deste ano não terá a presença de todos os chefes de Estado e governo. Os presidentes Vladimir Putin (Rússia), Xi Jinping (China) e Abdel Fattah al-Sisi (Egito) não devem comparecer.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar