Linnpy

G
G1
5h

Trabalhadores com carteira assinada que têm empréstimos podem fazer a portabilidade das dívidas; veja como

Esta em busca de aumentar suas vendas?
Esta em busca de aumentar suas vendas?
Serviço completo para gestão de midias sociais, Anuncie no Instagram, Facebook e Linnpy
BID Mídia Patrocinado
Trabalhadores com carteira assinada que têm empréstimos podem fazer a portabilidade das dívidas; veja como
Quem tem empréstimo e quer migrar a dívida para outro banco em busca de condições melhores precisa ir até a instituição financeira e checar quanto ela oferece de juros. Trabalhadores formais com empréstimos podem agora fazer a portabilidade das dívidas
Trabalhadores com carteira assinada que têm empréstimos podem agora fazer a portabilidade das dívidas.
A auxiliar de serviços gerais Ivani Santos paga o aluguel e outras despesas da casa com pouco mais de um salário mínimo. No começo do ano, as contas apertaram e ela fez um empréstimo:
"Quando inicia o ano, tem material escolar, tem outras dívidas e coisas que acumulam e, às vezes, a gente, no momento, não dá conta de pagar e tem que fazer empréstimo para pagar”.
A partir desta sexta-feira (16), quem tem um empréstimo e quer migrar a dívida para outro banco em busca de condições melhores precisa ir até a instituição financeira e checar quanto ela oferece de juros. É a chamada portabilidade. A economista Carla Beni explica que essa pode ser uma boa opção, mas é importante ficar atento ao prazo.
"Não é porque nós temos uma redução de custo do empréstimo, que é importante, que você pode fazer sem planejamento, porque os prazos são muito longos. São empréstimos de 12, 17, 20 meses, e isso compromete muito o orçamento do trabalhador e o orçamento da família, porque esse valor já vai vir descontado”, explica Carla Beni, economista e professora da FGV.
Trabalhadores com carteira assinada que têm empréstimos podem fazer a portabilidade das dívidas
Jornal Nacional/ Reprodução
Essa é mais uma etapa do novo programa de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada, lançado em março de 2025. As parcelas do novo empréstimo - resultado da portabilidade - serão descontadas diretamente na folha de pagamento e só podem comprometer até 35% do salário. O trabalhador poderá usar até 10% do saldo do FGTS como garantia, uma forma de conseguir taxas de juros mais baixas.
Até agora, 70 instituições financeiras estão habilitadas. O valor total de empréstimos já passa de R$ 11 bilhões. A partir do dia 6 de junho, quem tem empréstimo consignado também poderá fazer a portabilidade. Todo o processo estará disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
"Nessa fase de portabilidade, é o cliente que busca a instituição financeira. Então, cuidado com solicitações indevidas, cuidado com golpes, porque não é para nenhuma instituição te procurar. É para você procurar uma outra instituição neste momento”, afirma a economista Carla Beni.
LEIA TAMBÉM
Consignado CLT: trabalhador pode pedir portabilidade da dívida, mas terá de procurar os bancos
Compare o juro do CDC, cheque especial, cartão e das modalidades de crédito consignado em março

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar