Linnpy

G
G1
6h

Fiscalização ambiental apreende e destrói 272 redes de pesca no Rio Branco, em Roraima

Fiscalização ambiental apreende e destrói 272 redes de pesca no Rio Branco, em Roraima
Fiscalizações da Femarh e da Cipa foram intensificadas para coibir a pesca ilegal durante o período defeso, que se encerra nesta segunda-feira (30). Ação foi coordenada pela Divisão de Fiscalização Ambiental da Femarh
Femarh/Divulgação
Uma fiscalização ambiental apreendeu e destruiu 272 redes de pesca no rio Branco, no interior de Roraima. A ação ocorreu em razão do período de defeso, que se encerra nesta segunda-feira (30), e foi realizada por servidores da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e da Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipa).
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
As redes apreendidas, conhecidas como malhadeiras, eram utilizadas de forma ilegal em áreas de igapó e descaídas ao longo do rio. O período de defeso é o intervalo em que a pesca é proibida para proteger os peixes durante a piracema, época em que sobem os rios, contra a correnteza, para se reproduzir nas áreas de desova.
As equipes da Femarh e da Cipa atuaram em trechos da Corredeira do Bem Querer, no município de Iracema, e em áreas próximas à comunidade de Vista Alegre, na região Sul do estado.
Redes de pesca foram queimadas pelos servidores da Femarh
Femarh/Divulgação
Este ano, a Divisão de Fiscalização da Femarh utilizou um drone para sobrevoar áreas de lagos e igapós, onde pescadores escondem malhadeiras para capturar peixes que entram nos espaços alagados.
O material apreendido foi queimado. "Estamos quase no fim da piracema e obtendo bons resultados, com a apreensão de várias malhadeiras. O trabalho tem sido satisfatório, pois percebemos que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a importância de respeitar as leis ambientais", destacou o analista ambiental da Femarh, Pedro Milton.
O trabalho de fiscalização de intensificou desde o dia 16 de junho, em razão dos últimos dias do período de defeso.
Servidores da Femarh e da Cipa que atuaram na fiscalização ambiental contra pesca ilegal no período do seguro defeso
Femarh/Divulgação
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar