Linnpy

G
G1
3h

Arrastões do Pavulagem 2025 já têm datas marcadas em Belém; confira

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Arrastões do Pavulagem 2025 já têm datas marcadas em Belém; confira
Nos dias de junho e julho as ruas de Belém serão tomadas por um cortejo de festa, cores e cultura popular com mais de 35 mil pessoas. Arraial do Pavulagem pelas ruas de Belém.
Geovane Brito/TV Liberal
O Instituto Arraial do Pavulagem divulgou nesta quinta-feira (8) o calendário dos tradicionais Arrastões do Pavulagem 2025. O evento vai movimentar as ruas do centro de Belém nos dias 15, 22 e 29 de junho e 6 de julho.
A concentração será na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz. De lá, o cortejo segue pela avenida Presidente Vargas, passa pela rua Municipalidade e encerra na praça Waldemar Henrique, onde ocorre um show da banda Arraial do Pavulagem.
Datas dos Arrastões 2025
15 de junho – 1º Arrastão
22 de junho – 2º Arrastão
29 de junho – 3º Arrastão
6 de julho – 4º Arrastão
Arraial do Pavulagem: calendário dos cortejos da quadra junina são divulgados em coletiva
? Tema 2025: “Arraial da Floresta”
Neste ano, o tema dos Arrastões é “Arraial da Floresta”, com o objetivo de valorizar os saberes tradicionais e destacar a importância da sustentabilidade. A proposta é mostrar que o futuro é ancestral e que tradição e sustentabilidade caminham juntas.
? Oficinas e cortejo fluvial estão de volta
As oficinas preparatórias começam em 8 de maio e vão reunir cerca de 400 participantes, acompanhados por 12 instrutores e 20 auxiliares. Em 27 anos, mais de 10 mil pessoas já participaram das oficinas.
Outra tradição que retorna em 2025 é o cortejo fluvial: no dia 12 de junho, os Mastros de São João chegam pelas águas de Belém, em uma travessia de balsa da Ferry Boat Amazonas até a Escadinha da Estação das Docas.
O dia 12 de junho também marca o ensaio geral do Batalhão da Estrela e uma roda de boi especial com a banda Arraial do Pavulagem.
O Batalhão da Estrela, grupo que integra o cortejo, vai crescer: a expectativa é de pelo menos 1.200 brincantes nesta edição.
Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
? Legado e tradição
Para Ronaldo Silva, músico, cofundador e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, o evento reafirma o compromisso com a cultura amazônica.
“São 38 anos de caminhada com os Arrastões, levando música, memória, formação e pertencimento. Nosso papel é fortalecer essa identidade coletiva que pulsa nas ruas de Belém todo mês de junho”, destaca.
A edição 2025 é realizada pelo Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Pará, via Lei de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo do Pará, Secult, Prefeitura de Belém, TV Liberal, Point do Açaí, Ferryboat Amazonas, Sesc (PA) e Concaves.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar